n. 26 (13): Ensino e Pesquisa em Arte

					Visualizar n. 26 (13): Ensino e Pesquisa em Arte

Editorial

É com muita satisfação que apresento o 26º exemplar da REVISTA DA FUNDARTE, cujos textos abordam uma grande diversidade de temas relevantes, trazendo discussões sobre educação e arte.

O primeiro texto intitulado Musicalidade na formação do ator: a produção de alguns pesquisadores brasileiros da última década, apresenta reflexões sobre a musicalidade presente no trabalho do ator, a partir dos resultados de investigações já realizadas por pesquisadores brasileiros ao longo da última década.

Artes Visuais, docência e cultura, compreende aspectos referentes à docência em artes visuais, iniciando com indagações que refletem questões relativas as escolhas profissionais e o ofício de professor e professora. Aborda a arte como prática social, e o ensino da arte como um fator de fomento à construção da consciência cultural.

Possibilidades para a música na escola: revisitando categorias de Allan Merriam, faz uma reflexão sobre a fundamentação teórica da dissertação de mestrado da autora (HUMMES, 2004), que trata das funções do ensino de música nas escolas de Ensino Fundamental e Médio. A relevância da pesquisa  é sustentada pela recente implantação da Lei 11.769 de 2008, que torna o ensino de música obrigatório em toda a Educação Básica.

Imprevisibilidades e transgressões na improvisação em dança traz o tema  da improvisação, a partir pressuposto de que há  acordos temporários estabelecidos entre as informações já consolidadas no corpo e as que surgem em decorrência do momento em que ela acontece. A partir dessa ideia, o autor defende que o fazer em improvisação pode se configurar como um ato reflexivo sobre o papel do improvisador como aquele que tenta romper padrões através de uma reflexão sobre sua condição antecipatória.

Em Reflexões de professoras supervisoras de estágios supervisionados de música no ambiente hospitalar: desafios e aprendizagens, as autoras apresentam um relato de experiência como professoras supervisoras de estágio com dois grupos de alunos de um Curso de Licenciatura em Música, durante os dois semestres de 2011. No percurso do trabalho, os grupos foram delineando seus perfis no planejamento das atividades.

O texto As performances da Presença trata do “Estado de Presença”, como sendo uma das características responsáveis pela singularidade das práticas docentes de um grupo de dez professores de teatro, os quais parecem conduzir seu fazer pedagógico como uma performance. A presença foi um tema recorrente nas falas dos professores pesquisados, os quais consideram que a “presença artística” os acompanha na atividade docente, entretanto, revelam que não é a mesma presença que apresentam na cena, segundo eles, na docência ela é equalizada de outra forma.

Acordeom na educação musical: perspectivas para uma formação inicial no ensino superior, investiga o desenvolvimento de habilidades pedagógicas e musicais na formação do educador musical no contexto do curso de Licenciatura em Música, que tem como instrumento específico o acordeom.

O funk nos grupos de dança na cidade de Montenegro, investigou a presença do estilo de dança Funk nas escolas/grupos específicos de dança da cidade de Montenegro/RS e analisa a aceitação e utilização dessa modalidade pelos professores(as) de dança.

O texto Musicalização em projetos sociais no Vale do Paranhana, no Rio Grande do Sul, procurou verificar os objetivos da educação musical no contexto de projetos sociais e como a musicalização vem sendo trabalhada no Vale do Paranhana.

O artigo O mercado de trabalho e a Dança: um olhar sobre os relatos de professores/bailarinos homossexuais, teve como objetivo verificar a percepção dos professores de dança homossexuais sobre o mercado de trabalho da dança.

E finalmente, Caminhos formativos de professores de acordeom: aportes teóricos a partir de narrativas, contém uma explanação teórica do trabalho realizado na monografia de conclusão de curso do autor, cuja pesquisa teve como objetivo estudar sobre a formação e atuação de professores de acordeom de uma cidade de porte médio do estado do Rio Grande do Sul.

Márcia Pessoa Dal Bello

Editora da Revista da FUNDARTE

Publicado: 03.01.2014

Edição completa

Artigos