Musicalização em projetos sociais no vale do Paranhana, Rio Grande do Sul
Palavras-chave:
musicalização, projetos sociais, processo pedagógico-musical.Resumo
Este estudo procurou verificar os objetivos da educação musical no contexto de projetos sociais e como a musicalização vem sendo trabalhada no Vale do Paranhana. Realizaram-se observações sobre as condutas pedagógico-musicais e entrevistas com proponentes e participantes de um projeto de cada cidade investigada. Os dados foram analisados a partir da psicologia social piagetiana, das teorias do cotidiano de Souza e Penna e dos estudos de Hikiji e Kleber. Analisando os dados, percebeu-se que apesar de alguns projetos apresentarem dificuldades, eles são eficazes no combate à violência e proporcionam um ambiente de interação social saudável, diminuindo os riscos que crianças e jovens enfrentam ao ficarem nas ruas das cidades.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.