VIDA OU MORTE PARA O TEATRO INFANTIL? CONTRAPONTOS

Autores/as

  • Marina Marcondes Machado Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868.783

Palabras clave:

culturas da infância, teatro infantil, teatro para todas as idades.

Resumen

Neste texto me pergunto como e por que produtores adultos de culturas da infância seguem fazendo um teatro infantil congelado no tempo, tal qual a situação da personagem Bela Adormecida. O que despertaria a comunidade adulta para outros modos de fazer teatro, incluindo o teatro feito por crianças, rico em expressividade e conversa? Haveria chance de existir, hoje, um “teatro para todas as idades”? A resposta é delicada e complexa, pelo momento mundial: estamos política e culturalmente definidos por dicotomias que revelam posições inconciliáveis, seja acerca da produção cultural para crianças, seja acerca do papel dos adultos diante delas.

Biografía del autor/a

Marina Marcondes Machado, Universidade Federal de Minas Gerais

Marina Marcondes Machado é professora adjunta no curso de Teatro e na pós-graduação
em Artes da cena da Escola de Belas Artes / UFMG. Psicóloga clínica, mestre em Artes e
doutora em Psicologia da Educação, com pós-doutorado em Pedagogia do Teatro, é autora de
cinco livros sobre infância, arte e cotidiano.
website: http://www.agachamento.com

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Publicado

30/09/2020

Cómo citar

Machado, M. M. (2020). VIDA OU MORTE PARA O TEATRO INFANTIL? CONTRAPONTOS. Revista Da FUNDARTE, 42(42), 01–20. https://doi.org/10.19179/2319-0868.783

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