Musicalização em projetos sociais no vale do Paranhana, Rio Grande do Sul

Autores/as

  • Patrícia Fernanda Carmem Kebach Faculdades Integradas de Taquara/RS – FACCAT
  • Alexandre Herzog Faculdades Integradas de Taquara/RS – FACCAT

Palabras clave:

musicalização, projetos sociais, processo pedagógico-musical.

Resumen

Este estudo procurou verificar os objetivos da educação musical no contexto de projetos sociais e como a musicalização vem sendo trabalhada no Vale do Paranhana. Realizaram-se observações sobre as condutas pedagógico-musicais e entrevistas com proponentes e participantes de um projeto de cada cidade investigada. Os dados foram analisados a partir da psicologia social piagetiana, das teorias do cotidiano de Souza e Penna e dos estudos de Hikiji e Kleber. Analisando os dados, percebeu-se que apesar de alguns projetos apresentarem dificuldades, eles são eficazes no combate à violência e proporcionam um ambiente de interação social saudável, diminuindo os riscos que crianças e jovens enfrentam ao ficarem nas ruas das cidades.

Publicado

03/01/2014

Cómo citar

Kebach, P. F. C., & Herzog, A. (2014). Musicalização em projetos sociais no vale do Paranhana, Rio Grande do Sul. Revista Da FUNDARTE, (26), P. 104–121. Recuperado a partir de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/21

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.