INFÂNCIAS, CORPOREIDADES E SEXUALIDADES EM TOMBOY

Autores

  • Vanessa Paula Ponte Doutoranda em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868.797

Palavras-chave:

Infância, Gênero, Tomboy.

Resumo

Neste ensaio, busco refletir sobre gênero, sexualidade e a construção social de corporeidades na
infância, a partir do estudo do filme francês Tomboy (2011), dirigido por Céline Sciamma. Por
meio da análise das cenas, ofereço uma interpretação acerca das representações de gênero e
sexualidade presentes na trama e o modo como estas ressoam nas trajetórias das personagens
infantis, nas produções de seus corpos e, especialmente, em suas subjetividades. No curso do texto,
problematizo as seguintes questões: o filme desafia ou rompe com discursos normativos pautados
na dicotomia homem\masculino x mulher\feminino? Quais as implicações físicas, emocionais e
sociais geradas nas personagens fruto dessa dicotomia? Ao elucidar tais questões, o ensaio aponta
os posicionamentos e as negociações das crianças em relação à representação binária de gênero e,
além disso, destaca a contribuição de seus pontos de vista para pensar corpo e sexualidade em seu
constante movimento de construção, criatividade e transitoriedade.

Biografia do Autor

Vanessa Paula Ponte, Doutoranda em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutoranda em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), mestre em
Sociologia e Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Realizou
pesquisas com abordagem antropológica, na Secretaria de Educação continuada, diversidade e
inclusão (SECADI), numa parceria do Ministério da Educação e da UNESCO.

Referências

BESSA, Karla. Os festivais GLBT de cinema e as mudanças estético-políticas na constituição da subjetividade. Cadernos Pagu. Campinas, v. 28, p. 257-83, jan./jun., 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-83332007000100012

BESSA, Karla. “Um teto por si mesma”: multidimensões da imagem-som sob uma perspectiva feminista-queer. ArtCultura. v. 17, n. 30, p. 67-85, jan-jun., 2015.

BESSA, Karla. Posições de sujeito, atuações de gênero. Revista Estudos Feministas. Rio de Janeiro, v. 6, n.1, p. 34-46, 1998.

BRAH, Avtar. Diferença, Diversidade, Diferenciação. Cadernos Pagu. Campinas, n.26,

jan./jun. 2006, p. 329-376.

BUTLER, Judith. Corpos que pesam: sobre os limites discursivos do sexo. In: LOURO, Guacira Lopes (Org). O corpo Educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. p. 151-172.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

COHN, Clarice. Antropologia da criança. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

CORSARO, Willliam A. Sociologia da infância. Porto Alegre: Artmed, 2011.

DE LAURETIS, Theresa. As tecnologias do gênero. In: HOLLANDA, Heloísa Buarque de (Org.). Tendências e impasses: O feminismo como crítica da cultura. Rio de Janeiro: Rocco, 1994. p. 206-42.

DUARTE, Rosalia. Cinema e Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

ELLSWORTH, E. Modos de endereçamento: uma coisa de cinema; uma coisa de educação também. In: SILVA, T. T. Nunca fomos humanos. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Bahia: Editora Edufba, 2008. DOI: https://doi.org/10.7476/9788523212148

FREITAS, Marcos Cezar de (Org.). História social da infância no Brasil. São Paulo: Cortez, 2003.

LE BRETON, David. As Paixões Ordinárias: Antropologia das Emoções. Petrópolis: Vozes, 2009.

MULVEY, Laura. Prazer visual e cinema narrativo. In: XAVIER, Ismail (Org.) A experiência do cinema: antologia. Rio de Janeiro: Edições Graal/ Embrafilme,1983. p. 437-53.

MISKOLCI, R. ; PELÚCIO, L. Gêneros, sexualidade e mídias contemporâneas: do pessoal ao político. Estudos Feministas. Florianópolis, 25(1): 422, jan-abr 2017: 263-268. Disponível em:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104026X2017000100263&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 22 mai. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1806-9584.2017v25n1p263

PEREIRA, Mariangela Rosa. Gênero, sexualidade e infância: nas telas do cinema, a criança como sujeito do amor romântico. Anais da 33 reunião da ANPED, 2010. Disponível em:http://33reuniao.anped.org.br/33encontro/app/webroot/files/file/Trabalhos%20em%20PDF/GT23-6270--Int.pdf

SANT’ANNA, Denise. As infinitas descobertas do corpo. Cadernos Pagu. São Paulo, v. 14, p. 235-49, 2000.

SARMENTO, M.J. Imaginário e culturas da infância. Cadernos de Educação. Pelotas, v. 12, n. 21, p. 51-69, 2011.

SARMENTO, M.J. Visibilidade social e estudo da infância. In: VASCONCELLOS, V. M. R. de; SARMENTO, M.J.; CERISARA, A.B. Crianças e miúdos: perspectivas sociopedagógicas da infância e educação. Porto: Asa, 2004.

SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil para análise histórica. Recife: SOS Corpo, 1995.

SOUSA, Emilene. Corpo, pessoa e identidade Capuxu através da infância. Florianópolis: Editora UFSC, 2017.

XAVIER FILHA, Constantina (Org). Sexualidades, gênero e infâncias no cinema. Campo Grande: EdUFMS, 2014.

XAVIER FILHA, Constantina. Gênero, resistência em filmes de animação. Pro-posições. UNICAMP ONLINE, v.27, p. 19-36, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/0103-7307201607902

XAVIER FILHA, Constantina. Brincar de fazer cinema: gênero, sexualidades e violência na produção de filmes de animação com crianças. Revista Educação e Políticas em Debate – v. 4, n.2 – ago./dez. 2015

XAVIER FILHA, C.; Bacarin, T. I. O mundo da Barbie em “Escolas de Princesas” e em “As três Mosqueteiras”. In: XAVIER FILHA, Constantina. (Org.). Sexualidades, gênero e infâncias no cinema. Campo Grande: EdUFMS, 2014.

XAVIER, Ismael. Um cinema que “educa” é um cinema que [nos] faz pensar: Entrevista com Ismail Xavier. Educação e Realidade. Porto Alegre, nº 33, v. 1, jan/jun, p. 13-20, 2008.

Downloads

Publicado

30.09.2020

Como Citar

Ponte, V. P. (2020). INFÂNCIAS, CORPOREIDADES E SEXUALIDADES EM TOMBOY. Revista Da FUNDARTE, 42(42), 01–16. https://doi.org/10.19179/2319-0868.797

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.