PARA UMA EDUCAÇÃO QUE CAMINHE JUNTO COM AS CULTURAS JUVENIS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v60i60.1416

Palabras clave:

Ensino de arte. Culturas juvenis. Cultura visual.

Resumen

Nesta escrita problematizo, a partir de minha experiência como professora de arte do contexto escolar, pautada nos aportes da Cultura Visual, de que modo a pretendida valorização das referências culturais e estéticas dos estudantes têm sido contemplada no ensino de arte. Discorro sobre alguns entraves que se apresentam neste processo, tal como uma concepção sobre arte, cultura e estética ainda fortemente arraigada a ensinamentos oriundos de currículos pautados sobre a ótica de uma pedagogia tradicional. Com isso discuto como tal perspectiva pedagógica diante da cultura juvenil que invade as salas de aula, acaba também por reprimir aquilo que é fruto de uma produção cultural comum e que poderia promover uma educação com vistas à valorização dos saberes dos educandos.

Biografía del autor/a

Juzélia de Morais Silveira, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS, Montenegro/Porto Alegre, RS/Brasil

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual - FAV/UFG.
Bolsista REUNI - CAPES (2011-2015). Mestre em Artes Visuais pela UFSM/RS.
Possui Graduação em Desenho e Plástica - Artes Visuais - Bacharelado (2004) e
Graduação em Artes Visuais - Licenciatura Plena (2006), ambas pela UFSM/RS.
Bolsista PDSE - CAPES (Programa Institucional de Bolsas de Doutorado Sanduíche no
Exterior), com estágio no programa de Doctorado en Artes y Educación, da Universidad
de Barcelona/ES (2013-2014). Professora substituta do curso de Artes Visuais -
Licenciatura Plena, da UERGS/RS - Montenegro.

Citas

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BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

Publicado

08/08/2024

Cómo citar

Silveira, J. de M. (2024). PARA UMA EDUCAÇÃO QUE CAMINHE JUNTO COM AS CULTURAS JUVENIS. Revista Da FUNDARTE, 60(60), e1416. https://doi.org/10.19179/rdf.v60i60.1416

Número

Sección

Dossiê Artes, Comunidades e Educação- ARTIGO

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