PARA UMA EDUCAÇÃO QUE CAMINHE JUNTO COM AS CULTURAS JUVENIS
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v60i60.1416Palavras-chave:
Ensino de arte. Culturas juvenis. Cultura visual.Resumo
Nesta escrita problematizo, a partir de minha experiência como professora de arte do contexto escolar, pautada nos aportes da Cultura Visual, de que modo a pretendida valorização das referências culturais e estéticas dos estudantes têm sido contemplada no ensino de arte. Discorro sobre alguns entraves que se apresentam neste processo, tal como uma concepção sobre arte, cultura e estética ainda fortemente arraigada a ensinamentos oriundos de currículos pautados sobre a ótica de uma pedagogia tradicional. Com isso discuto como tal perspectiva pedagógica diante da cultura juvenil que invade as salas de aula, acaba também por reprimir aquilo que é fruto de uma produção cultural comum e que poderia promover uma educação com vistas à valorização dos saberes dos educandos.
Referências
CHARRÉU, Leonardo; OLIVEIRA, Marilda de. Sobre ensinar e aprender e sobre aprender e ensinar no campo das visualidades contemporâneas. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (Orgs). Educação da cultura visual: aprender...pesquisar...ensinar... Santa Maria: Ed. da UFSM, 2015.
HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. Tradução: Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Editora Martins Fontes. 2013.
SILVEIRA, Juzelia de Moraes. Por que não? Para desestabilizar algumas certezas sobre espaços educativos e seus sujeitos. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 8, n. 1, p. 074–085, 2022. DOI: 10.5965/24471267812022074. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/21727. Acesso em: 12 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.5965/24471267812022074
RICHTER, Ivone Mendes. Interculturalidade e estética do cotidiano no ensino das artes visuais. São Paulo: Mercado de Letras, 2003.
VICTORIO FILHO, A., & CASTRO DA SILVA, B. de M. (2019). Corpo, cotidiano, imagem e criação: pesquisa e escolas. Revista Digital Do LAV, 12(2), 146–163. https://doi.org/10.5902/1983734837847
VICTORIO FILHO, A., DA SILVA, P. S., DO NASCIMENTO, R. T., & SILVEIRA, V. J. (2017). Alunos ensinam professores a ser professores na escola que não é mais escola. Educação, 42(3), 597–614. https://doi.org/10.5902/1984644429956 DOI: https://doi.org/10.5902/1984644429956
PAIS, José Machado. Culturas juvenis. 2. ed. Lisboa, 2003.
RAPOSO, O., SEDANO, L. J., & WILSON LIMA, R. (2020). Introdução ao Dossiê: Juventudes, Decolonialidades e Estéticas Insurgentes. Revista TOMO, (37), 9–16. https://doi.org/10.21669/tomo.vi37.14034 DOI: https://doi.org/10.21669/tomo.vi37.14034
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Juzélia de Morais Silveira
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.