O APRENDIZADO INFORMAL DA DANÇA K-POP: JUVENTUDE, TRANSCULTURALIDADE E PERFORMANCES DE GÊNERO

Autores

  • Giuliano Souza Andreoli Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Braçi Fernandes

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868.814

Palavras-chave:

danças midiáticas, K-pop, juventude, gênero

Resumo

O objetivo deste artigo, apoiado em pesquisa de campo de inspiração etnográfica, é investigar o perfil dos grupos de Covers de dança K-pop na cidade de Porto Alegre. Buscou-se compreender como os produtos da Indústria Cultural afetam os processos de aprendizagem e criação em dança. Os dispositivos metodológicos construídos foram observações participantes, acompanhando ensaios e eventos de grupos e coletivos culturais. O estudo tomou como base teórica autores como Martín-Barbero, Mafessoli e Butler, para discutir temas como cultura pop, juventude, identidade, neotribos e performances de gênero. Concluímos que os produtos da indústria K-pop potencializam processos informais de aprendizagem e a sociabilidade entre jovens em suas diferenças de gênero, à margem da cultura hegemônica de dança.

Biografia do Autor

Giuliano Souza Andreoli, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Educação Física (UFRGS), Especialização em Pedagogias do Corpo (UFRGS), e Mestrado em Educação (UFRGS). Atua na área de Teoria da Dança, com ênfase na relação entre Dança e Educação, Dança e Ciências Humanas (Antropologia, Sociologia, História, Estudos Culturais, Estudos de Gênero). É professor do Curso de Graduação em Dança: Licenciatura da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Atua principalmente nas disciplinas: Teoria da Dança, Dança e Cultura I e II, Historia da Dança I e II, Educação e Pluralidade Cultural e Técnicas corporais Circenses.

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Publicado

30.06.2021

Como Citar

Andreoli, G. S., & Fernandes, B. (2021). O APRENDIZADO INFORMAL DA DANÇA K-POP: JUVENTUDE, TRANSCULTURALIDADE E PERFORMANCES DE GÊNERO. Revista Da FUNDARTE, 45(45), 1–21. https://doi.org/10.19179/2319-0868.814

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