CAMINHOS HISTÓRICOS DA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA EM ARTE E MÚSICA
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v58i58.1310Palabras clave:
Educação, Legislação, Arte, Música, HistoricidadeResumen
Ao realizar uma análise histórica e minuciosa, acerca da inclusão do ensino de Arte e Música no contexto educacional brasileiro, tomando como ponto de partida as legislações vigentes desde sua primeira aparição na Constituição brasileira no século XIX até os dias atuais, tornando-se possível adquirir um entendimento mais profundo em relação às suas particularidades inerentes às concepções educacionais de cada período, mediante a análise criteriosa dos documentos oficiais. Este ensaio tem por objetivo abordar uma breve narrativa dos períodos históricos vivenciados pelo país e sua conexão intrínseca com a Educação, considerando, a partir desta abordagem, a apresentação de um panorama abrangente acerca da Educação Artística e Musical no Brasil.
Citas
BRASIL, Constituição (1824). Octaciano Nogueira. – 3. Ed. – Brasília: Senado Federal, Subsecretaria de Edições Técnicas, 2012.
BRASIL. Lei 11.769 de 18 de agosto de 2008. (2008) Presidência da República. Diário Oficial da União. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato20072010/2008/lei/L11769.htm.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB: Lei 9394/96. Brasília: disponível em: L9394 (planalto.gov.br).
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB: Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1º a 2º graus, e dá outras providências. Brasília, 1971. disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1970-1979/lei-5692-11-agosto-1971-357752-publicacaooriginal-1-pl.html
BRASIL. Lei n.º 13.278, de 02 de maio de 2016. (2016a). Presidência da República. Diário Oficial da União. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato20152018/2016/Lei/L13278.htm
BRASIL. Lei n.º 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. (2017). Presidência da República. Diário Oficial da União: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato20152018/2017/Lei/L13415.htm DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v11i20.773
BRASIL. Resolução n.º 2, de 10 de maio de 2016. (2016b). Presidência da República. Diário Oficial da União. http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=40721-rceb002-16-pdf&category_slug=maio-2016-pdf&Itemid=30192
BRASIL, Conselho Federal de Educação. Parecer n.º 1.284, de 9 de agosto de 1973. Fixa conteúdos mínimos e duração do curso de Educação Artística. Brasília. DF, Secretaria de Ensino de Primeiro e Segundo Graus, 1973.
BRAUN, Christian Miquéias; ALMEIDA, Bruno Felix da Costa; WOLFFENBÜTTEL, Cristina Rolim; Concurso Públicos para Professores de Música do Rio Grande do sul: uma análise político-edecacional de 2008 a 2017. In XXIII Congresso Nacional da ABEM. Manaus. 2017.
CURY, Carlos Roberto Jamil. Legislação educacional brasileira. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002
FIGUEIREDO, Sérgio Luiz Ferreira. A Legislação Brasileira para a Educação Musical nos Anos Iniciais da Escola. In. Congresso, 17. Anais, ANPPOM, São Paulo, 2007.
GREZELI, Estevão; WOLFFENBÜTTEL, Cristina Rolim. Legislação do ensino da Música no Brasil: Um Mapeamento Histórico. Revista Brazilian Journal of Development, Curitiba, V.7, n.4, 2021. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n4-140
PIRES, José César de Araújo; PILLOTTO, Silvia Sell Duarte; SCHREIBER, Ana Cristina Quintanilha. Políticas públicas na educação musical brasileira. In. Reunião Nacional, 38. Anais ANPEd, São Luiz, 2017.
PENTEADO. Cléa. A arte e a educação na escola: Os caminhos da apreciação estética de jovens e adultos. Programa de pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2001.
RICCIARDI, Matteo. Implementação do ensino da Música na educação básica brasileira. Comunicação, ISME. Ago.2017.
QUEIROZ, Luís Ricardo Silva. Música na Escola: aspectos históricos da legislação nacional e perspectivas atuais a partir da Lei 11.769/2008. Revista da ABEM, V20, n 29, 2012.
ALVARENGA, Claudia Helena Azevedo, MAZZOTTI, Tarso Bonilha. Educação musical e legislação: reflexões acerca do veto à formação específica na Lei 11.769/2008. Opus. Porto Alegre, v.17, n.1, p. 51-72, jun. 2011.
WOLFFENBÜTTEL, Cristina Rolim; ERTEL, Daniele Isabel; SOUZA, Jusamara Vieira; SCHERFFER, Ronielly Boff. O Ensino da Música em Escolas Públicas Municipais do Rio Grande do Sul: uma investigação a partir da organização dos COREDES. In XXII Congresso Nacional da ABEM. Natal. 2015.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Cleyson Rodrigues Ataide, Cristina Rolim Wolffenbüttel
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.