Os “KAGE BUNSHIN NO JUTSU” DE NARUTO E OUTRAS POÉTICAS AUDIOVISUAIS NA ESCOLA

EXPERIÊNCIAS, MEMÓRIAS E CRIATIVIDADE NA RELAÇÃO COM OS DESENHOS ANIMADOS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v59i59.1305

Palabras clave:

Naruto; Animación; Creatividad; Dibujo; Niño; Arte/Educación.

Resumen

Más que nunca, las propuestas de enseñanza de Arte en las aulas de hoy en día deben establecer una estrecha relación con diversas producciones audiovisuales, no solo en el acto de creación, sino también en su interpretación, contextualización y apropiación visual tanto por parte del Arte/Educador como de sus estudiantes. Por lo tanto, este artículo, basado en producciones gráficas y pictóricas de un estudiante del investigador (que en ocasiones pueden parecer un ensayo poético o un ensayo visual), tiene como objetivo realizar un recorrido a través del texto y las imágenes presentadas, acompañado de una reflexión extendida que enfatiza un enfoque en las producciones audiovisuales, específicamente y principalmente en animaciones como Naruto. Estas sirven como un marco creativo que amplía las experiencias de sus espectadores más allá de sus vidas cotidianas, dando forma a recuerdos e inspirando acciones creativas. Este enfoque se basa en investigación bibliográfica, exploración audiovisual y trabajo de campo, con una colección de dibujos recopilados por el investigador durante un período de poco más de dos años.

Biografía del autor/a

Isac Chateauneuf, Faculdade de Educação da USP - SP/Brasil

Conhecido artisticamente como Isac Chateauneuf, Isac dos Santos Pereira é Doutorando em Educação pela USP, na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e em Comunicação Audiovisual e Mestre pela Universidade Anhembi Morumbi – UAM, com pesquisa sobre Naruto na sala de aula. Pesquisador no grupo de pesquisa GPARTEDU: Grupo de Pesquisa Arte na educação, na formação de professores e no currículo escolar, coordenado pela professora doutora Rosa Iavelberg. Especialista em Arte/Educação: teoria e prática, pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP. Especialista em Neurociências Aplicada à Educação pela Universidade Anhembi Morumbi -UAM. Licenciado em Artes visuais pela Faculdade Paulista de Arte -FPA. Professor atuante de Arte no Ensino Fundamental I da rede Municipal de São Paulo, na Emef Paulo Setúbal. E-mail: isacsantos02@hotmail.com.  Conhecimentos básicos em órgão eletrônico, teclado e Violino. Atua no componente Arte com ênfase em pesquisa nos temas História da Arte/Educação Modernista,Pós-modernista/contemporânea e sua interlocução com a comunicação audiovisual, Arte na Educação Escolar, Animações, desenhos e pintura infanto-juvenis feitas nas aulas de Arte. Atualmente, também participa do grupo de estudos de professores ativos na educação paulista, com reflexões e publicações de livros sobre Arte/educação e Educação em geral no sistema escolar contemporâneo. Direciona e organiza os livros pela Editora Livro Alternativo. Criador e autor principal dos textos da Coluna Catalog Art: Naveg'Ações de Estudantes, da revista Primeira Evolução, onde publica desenhos e pinturas de estudantes do fundamental I com reflexões prático-teóricas diversas.

 

 

Citas

BACCEGA, Maria Aparecida. Comunicação/educação e a construção de nova variável histórica. In CITELLI, Adílson Odair; COSTA, Maria Cristina Castilho. Educomunicação: construindo uma nova área de conhecimento. São Paulo: Paulinas, 2011.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação?19.ed. Tradução Rosiska Darcy de Oliveira. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2018.

___________________ (2011). Pedagogia do oprimido. 50. ed. São Paulo: Paz e Terra.

IAVELBERG, Rosa. Desenho na educação infantil. São Paulo: Editora melhoramentos, 2013.

KAPLÚN, Mario. Processo e canais de comunicação. In CITELLI, Adílson Odair; COSTA, Maria Cristina Castilho. Educomunicação: construindo uma nova área de conhecimento. São Paulo: Paulinas, 2011.

LEANDRO, Anita. Da imagem pedagógica à pedagogia da imagem. Comunicação e Educação, São Paulo, v. 21, 2001, PP.29-36. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i21p29-36

MACHADO, Arlindo. A televisão levada a sério. São Paulo: Editora Senac, 2000.

MONTE, Sandra. A presença do Animê na TV brasileira.São Paulo: Editora Laços, 2010.

MORIN, Edgard. ____________. O cinema ou o homem imaginário: ensaios de antropologia sociológica. Tradução de Luciano Loprete. São Paulo: Editora É Realizações, 2014.

PACHECO, Elza Dias Pacheco. A linguagem televisiva e o imaginário infantil. São Paulo: Revista Comunicação e educação, do departamento de Comunicações e Artes da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, p. 43/48, jan/abr. 1995.

PRADO, Ana Lucia Penteado Brandão; MUNGIOLI, Maria Cristina Palma. Educomunicação e mediação escolar: um projeto educomunicativo para a relação criança, desenho animado e consumo. São Paulo; Revista Comunicação e educação, do departamento de Comunicações e Artes da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, nº2, jul/dez, p. 87 a 96, 2016. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v21i2p87-96

PEREIRA, Isac dos Santos; MAGNO, Maria Ignes Carlos. Naruto, um artista ou um intruso na aula de arte? Interferências de memórias audiovisuais no discurso criativo da criança ao desenhar. Comunicação & Educação, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 105-124, 2022. DOI: 10.11606/issn.2316-9125.v27i2p105-124. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v27i2p105-124

PEREIRA, Isac dos Santos; MAGNO, Maria Ignes Carlos. A animação Naruto e a poética visual da criança nas aulas de Arte; novas representações ao desenhar. Revista Primeira Evolução, Ano II - Nº 14 - Março de 2021, p.72.

PEREIRA, Isac dos Santos. A incursão do audiovisual na Arte/Educação contemporânea; (Um intruso na sala de aula?) Naruto e a discursividade poética da criança ao desenhar. São Paulo; Universidade Anhembi Morumbi. Dissertação de mestrado, 2020.

PEREIRA, Isac dos Santos. Cérebros criativos no mundo das produções audiovisuais de massa? Entretenimento, fãs de animações e possibilidades criativas em artes visuais. 40 Revista GEARTE, Porto Alegre, v. 6, n. 1, p. 40-66, jan./abr. 2019. http://dx.doi.org/10.22456/2357-9854.89909 DOI: https://doi.org/10.22456/2357-9854.89909

SARLO, Beatriz (2006). Cenas da vida pós-moderna: intelectuais, arte e videocultura na argentina. Tradução, Sérgio Alcides. 4º ed. Rio de Janeiro: editora UFRJ.

SOARES, Ismar de Oliveira (2014). Caminhos da educomunicação: utopias, confrontações, reconhecimentos. In APARICI, Roberto. Educomunicação; para além do 2.0. São Paulo; Paulinas.

WECHSLER, Solange Muglia (2002). Criatividade: descobrindo e encorajando. 3.ed. Campinas: livro.

Publicado

19/06/2024

Cómo citar

Chateauneuf, I. (2024). Os “KAGE BUNSHIN NO JUTSU” DE NARUTO E OUTRAS POÉTICAS AUDIOVISUAIS NA ESCOLA: EXPERIÊNCIAS, MEMÓRIAS E CRIATIVIDADE NA RELAÇÃO COM OS DESENHOS ANIMADOS. Revista Da FUNDARTE, 59(59), e1305. https://doi.org/10.19179/rdf.v59i59.1305

Artículos similares

<< < 40 41 42 43 44 45 46 47 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.