AS ANIMAÇÕES QUE EU ASSISTO, OS DESENHOS QUE EU FAÇO
INFLUÊNCIAS AUDIOVISUAIS NA CRIATIVIDADE GRÁFICA DA CRIANÇA
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v53i53.1192Palavras-chave:
Desenho. Criança. Animação.Resumo
Em relações estritamente sensíveis e singulares, crianças nutridas pelo entorno e pelo que lhes apraz, criam mundos a partir de seus desenhos; saltam, brincam, voam, são heróis e vilões. Acreditando-se ser o momento áureo na relação da criança com as produções audiovisuais na atualidade, produções que dialogam com toda sua rede neuronal, com essas experiências, memórias e imaginários em constante devir, o texto objetiva por salientar a premência para também se estabelecer esse lugar na educação. Como metodologia, utilizou-se dados teóricos e de campo, com coletas de desenhos de crianças do Fundamental I. Os resultados alcançados se basearam nas produções do acervo do autor, que de maneira mais concreta e palpável manifestam essas interconexões entre produções audiovisuais e criatividade infantil enquanto relações inerentes entre elas. Nisso, considera-se que determinadas obras com imagem e sons que causam experiências significativas para as crianças lhes convidam a agir, incitando seus corpos a saírem da passividade do assistir por assistir, para tão logo criarem dentro do campo da Arte.
Referências
BACCEGA, Maria Aparecida. Comunicação/educação e a construção de nova variável histórica. In CITELLI, Adílson Odair; COSTA, Maria Cristina Castilho. Educomunicação: construindo uma nova área de conhecimento. São Paulo: Paulinas, 2011.
____________________. Televisão e educação: a escola e o Livro. São Paulo. Revista Comunicação e educação, do departamento de Comunicações e Artes da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, p. 7 a 14, maio/Ago, 2002.
BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da Arte: anos 1980 e novos tempos. 9ºed. São Paulo: perspectiva, 2014.
_______________. Dilemas da Arte/educação como mediação cultural em namoro com as tecnologias contemporâneas. In BARBOSA, Ana Mae (org). Arte/educação contemporânea: consonâncias internacionais. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
IAVELBERG, Rosa. O desenho cultivado da criança: prática e formação de educadores. 2. ed. ver. 2º. Reimpr. Porto Alegre, RS: Zouk, 2017.
______________. Desenho na educação infantil. São Paulo: Editora melhoramentos, 2013.
IZQUIERDO, Iván. Memória. 2º. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.
GARDNER, Esther P.; JOHNSON, Kenneth O. Percepção. In: KANDEL, Eric R. [et al.] (2014). Princípios de neurociências. Tradução: Ana Lúcia Severo Rodrigues [et al.]. 5º. Ed. Porto Alegre: AMGH, 2014.
HUERGO, Jorge. Comunicación/Educación: Itinerarios transversales. 2000
LEANDRO, Anita. Da imagem pedagógica à pedagogia da imagem. Comunicação e Educação, São Paulo, v. 21, 2001, PP.29-36. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i21p29-36
MORIN, Edgard. Da necessidade de um pensamento complexo. In MARTINS, Francisco Menezes; SILVA, Juremir Machado (Orgs). Para navegar no século XXI: Tecnologias do imaginário e cibercultura. 3ºEd. Porto Alegre: Sulina/Edipucrs, 2003.
_______________. Cabeça Bem Feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.
_____________. Por uma reforma do pensamento. In PENA-VEGA: ALMEIDA, Elimar Pinheiro (Orgs). O pensar complexo: Edgard Morin e a crise da modernidade. Rio de Janeiro: Garamond, 1999.
OROZCO-GOMEZ, Guilherme. El reto de conocer para transformar: Medios, audiencias y mediaciones. Revista Comunicar Nº8, 1997. DOI: https://doi.org/10.3916/C08-1997-06
(Autor do artigo), & Magno, Maria Ignês Carlos. Naruto, um artista ou um intruso na aula de arte? Interferências de memórias audiovisuais no discurso criativo da criança ao desenhar. Comunicação & Educação, 27 (2), 105-124, 2022. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v27i2p105-124
PILLAR, Analice Dutra. Contágios entre arte e mídia no ensino da Arte. Bahia; 19º Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas “entre territórios”. Anpap. p. 1927 a 1940, 2010.
WILSON, Brent; WILSON, Marjorie. Uma visão iconoclasta das fontes de imagem nos desenhos de criança.1982. In: BARBOSA, A. M. Arte-educação: leitura no subsolo. São Paulo: Editora Cortez, 1999.
WECHSLER, Solange Muglia. Criatividade: descobrindo e encorajando. 3.ed. Campinas: livro, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Isac PEREIRA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.