AS ANIMAÇÕES QUE EU ASSISTO, OS DESENHOS QUE EU FAÇO

INFLUÊNCIAS AUDIOVISUAIS NA CRIATIVIDADE GRÁFICA DA CRIANÇA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v53i53.1192

Palavras-chave:

Desenho. Criança. Animação.

Resumo

Em relações estritamente sensíveis e singulares, crianças nutridas pelo entorno e pelo que lhes apraz, criam mundos a partir de seus desenhos; saltam, brincam, voam, são heróis e vilões. Acreditando-se ser o momento áureo na relação da criança com as produções audiovisuais na atualidade, produções que dialogam com toda sua rede neuronal, com essas experiências, memórias e imaginários em constante devir, o texto objetiva por salientar a premência para também se estabelecer esse lugar na educação. Como metodologia, utilizou-se dados teóricos e de campo, com coletas de desenhos de crianças do Fundamental I. Os resultados alcançados se basearam nas produções do acervo do autor, que de maneira mais concreta e palpável manifestam essas interconexões entre produções audiovisuais e criatividade infantil enquanto relações inerentes entre elas. Nisso, considera-se que determinadas obras com imagem e sons que causam experiências significativas para as crianças lhes convidam a agir, incitando seus corpos a saírem da passividade do assistir por assistir, para tão logo criarem dentro do campo da Arte.

Biografia do Autor

Isac Chateauneuf, Universidade Anhembi Morumbi

Doutorando em Comunicação Audiovisual pela Universidade Anhembi Morumbi, com Bolsa Institucional por Mérito Acadêmico e com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-Brasil (CAPES). Possui Mestrado (2020) em Comunicação Audiovisual com pesquisa sobre a animação Naruto na sala de aula e especialização em Neurociências aplicada a Educação (2018) pela Universidade Anhembi Morumbi. Especialização em Arte/Educação: teoria e prática (2015) pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e graduação em Artes Visuais pela Faculdade Paulista de Artes (2013). Arte/Educador na Prefeitura do município de São Paulo, trabalhando com crianças e jovens do Fundamental I e II desde 2014. Conhecimentos básicos em órgão eletrônico, teclado e Violino. Atua no componente Arte com ênfase em pesquisa nos temas História da Arte/Educação Modernista e Pós-modernista e sua interlocução com a comunicação audiovisual, Arte na Educação Escolar, Animações, desenhos e pintura infanto-juvenis feitas nas aulas de Arte. Atualmente, também participa do grupo de estudos de professores ativos na educação paulista, com reflexões e publicações de livros sobre Arte/educação e Educação em geral no sistema escolar contemporâneo. Direciona e organiza os livros pela Editora Livro Alternativo. Criador e autor principal dos textos da Coluna Catalog Art: Naveg Ações de Estudantes da revista Primeira Evolução, onde publica desenhos e pinturas de estudantes do fundamental I com reflexões teóricas diversas.

Referências

BACCEGA, Maria Aparecida. Comunicação/educação e a construção de nova variável histórica. In CITELLI, Adílson Odair; COSTA, Maria Cristina Castilho. Educomunicação: construindo uma nova área de conhecimento. São Paulo: Paulinas, 2011.

____________________. Televisão e educação: a escola e o Livro. São Paulo. Revista Comunicação e educação, do departamento de Comunicações e Artes da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, p. 7 a 14, maio/Ago, 2002.

BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da Arte: anos 1980 e novos tempos. 9ºed. São Paulo: perspectiva, 2014.

_______________. Dilemas da Arte/educação como mediação cultural em namoro com as tecnologias contemporâneas. In BARBOSA, Ana Mae (org). Arte/educação contemporânea: consonâncias internacionais. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

IAVELBERG, Rosa. O desenho cultivado da criança: prática e formação de educadores. 2. ed. ver. 2º. Reimpr. Porto Alegre, RS: Zouk, 2017.

______________. Desenho na educação infantil. São Paulo: Editora melhoramentos, 2013.

IZQUIERDO, Iván. Memória. 2º. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.

GARDNER, Esther P.; JOHNSON, Kenneth O. Percepção. In: KANDEL, Eric R. [et al.] (2014). Princípios de neurociências. Tradução: Ana Lúcia Severo Rodrigues [et al.]. 5º. Ed. Porto Alegre: AMGH, 2014.

HUERGO, Jorge. Comunicación/Educación: Itinerarios transversales. 2000

LEANDRO, Anita. Da imagem pedagógica à pedagogia da imagem. Comunicação e Educação, São Paulo, v. 21, 2001, PP.29-36. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i21p29-36

MORIN, Edgard. Da necessidade de um pensamento complexo. In MARTINS, Francisco Menezes; SILVA, Juremir Machado (Orgs). Para navegar no século XXI: Tecnologias do imaginário e cibercultura. 3ºEd. Porto Alegre: Sulina/Edipucrs, 2003.

_______________. Cabeça Bem Feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

_____________. Por uma reforma do pensamento. In PENA-VEGA: ALMEIDA, Elimar Pinheiro (Orgs). O pensar complexo: Edgard Morin e a crise da modernidade. Rio de Janeiro: Garamond, 1999.

OROZCO-GOMEZ, Guilherme. El reto de conocer para transformar: Medios, audiencias y mediaciones. Revista Comunicar Nº8, 1997. DOI: https://doi.org/10.3916/C08-1997-06

(Autor do artigo), & Magno, Maria Ignês Carlos. Naruto, um artista ou um intruso na aula de arte? Interferências de memórias audiovisuais no discurso criativo da criança ao desenhar. Comunicação & Educação, 27 (2), 105-124, 2022. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v27i2p105-124

PILLAR, Analice Dutra. Contágios entre arte e mídia no ensino da Arte. Bahia; 19º Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas “entre territórios”. Anpap. p. 1927 a 1940, 2010.

WILSON, Brent; WILSON, Marjorie. Uma visão iconoclasta das fontes de imagem nos desenhos de criança.1982. In: BARBOSA, A. M. Arte-educação: leitura no subsolo. São Paulo: Editora Cortez, 1999.

WECHSLER, Solange Muglia. Criatividade: descobrindo e encorajando. 3.ed. Campinas: livro, 2002.

Downloads

Publicado

27.03.2023

Como Citar

Chateauneuf, I. (2023). AS ANIMAÇÕES QUE EU ASSISTO, OS DESENHOS QUE EU FAÇO: INFLUÊNCIAS AUDIOVISUAIS NA CRIATIVIDADE GRÁFICA DA CRIANÇA. Revista Da FUNDARTE, 53(53). https://doi.org/10.19179/rdf.v53i53.1192

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.