APRENDIZAGENS AO FAZER MÚSICA EM CONJUNTO

Autores/as

  • Fernanda Anders Zamin FUNDARTE e UERGS

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v54i54.1231

Palabras clave:

Educação Musical. Pesquisa (Auto)biográfica. Prática Musical em Grupo.

Resumen

Este artigo é um recorte da pesquisa intitulada “Fazendo Música Juntos: narrativas de integrantes do Conjunto de Flautas Doces da Uergs”´, e busca apresentar alguns dos resultados obtidos a respeito de aprendizagens sociais e musicais experienciadas por integrantes do grupo através da prática musical coletiva. Como questão de pesquisa, este trabalho buscou compreender de que modo as histórias de vida afetam e são afetadas pela experiência de fazer música juntos e, a tese principal desta pesquisa é de que a experiência de tocar juntos pode promover sentimentos que asseguram o desenvolvimento e a formação profissional dos músicos licenciandos ou recentemente licenciados. A pesquisa teve como linha metodológica a Pesquisa (Auto)biográfica e traz como referência autores como NÓVOA (1992; 2017); JOSSO (2012); e, no que diz respeito ao aprendizado social de fazer música em conjunto, traz SCHÜTZ (1951; 1979) como referência central. Nos resultados desta pesquisa foi possível compreender o significado singular-plural da experiência de tocar juntos. Esta tese mostrou de que modo as experiências em grupo promovem sentimentos, modificam
impressões sobre si mesmos e asseguram o desenvolvimento e a formação profissional dos músicos licenciandos ou recentemente licenciados.

Biografía del autor/a

Fernanda Anders Zamin, FUNDARTE e UERGS

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria-UFSM, Mestre em Educação pelo PPGEDU/FACED/UFRGS. Especialista em Psicomotricidade  Relacional pelo Instituto La Salle, Licenciada em Educação Artística, Habilitação: Música/UFRGS, tendo como instrumento principal a Flauta Doce. É professora auxiliar de flauta doce, na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul/UERGS; professora de Educação Musical no Ensino Fundamental I do Colégio Espírito Santo- Canoas e Regente da Orquestra Infanto-Juvenil. Atua como professora de Flauta Doce do Centro Inclusivo de Artes Legato – Canoas.
É professora de Flauta Doce na Fundação Municipal de Artes de Montenegro/FUNDARTE

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Publicado

07/06/2023

Cómo citar

Anders Zamin, F. (2023). APRENDIZAGENS AO FAZER MÚSICA EM CONJUNTO. Revista Da FUNDARTE, 54(54). https://doi.org/10.19179/rdf.v54i54.1231

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