A DANÇA ENQUANTO ARMA SOCIAL MEDIANTE O ATIVISMO ESTÉTICO COREOGRÁFICO DE PEARL PRIMUS
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v49i49.1086Palavras-chave:
Afro-estética; Dança; CorporalidadeResumo
Este trabalho apresenta os primeiros dados da pesquisa a respeito da importância da obra de Pearl Primus, uma bailarina-coreógrafa vanguardista que difundiu o uso de temas do campo áfrico na dança moderna. Os objetivos referem-se à obtenção e apresentação de informações biográficas, análise de obras mais representativas, assim como verificar a ressonância de suas produções no espaço da dança e, inclusive, na contemporaneidade. A metodologia é de âmbito qualitativo e sustentada por fontes bibliográficas e documentais. Temáticas como corporalidade e dança, ativismo-estético, dança como arma social são algumas categorias identificadas em suas coreografias afro-estéticas.
Referências
CSORDAS, Thomas J. Embodiment as a Paradigm for Anthropology. Ethos, American Anthropological Association, Virginia, vol. 18, n.1, pp.5-47, 1990. DOI: https://doi.org/10.1525/eth.1990.18.1.02a00010
_________. Corpo/Significado/Cura. Porto Alegre: UFRGS Editora, 2008.
DANIEL, Yvonne. O Poder do corpo dançante na performance afrodescendente. Rebento, São Paulo, n. 6, p. 17-50, maio 2017.
DOKOSI, Michael Eli. From backstage to choreographer, U.S audience got enthralled by Pearl Eileen Primus’ African and Caribbean dance. In: Face2face Africa, Nova Iorque, 2020. Disponível em: https://tinyurl.com/48s4ej26 - Acesso em: 4.jul.2021.
DUNNING, Jennifer. Pearl Primus is dead at 74: a pioneer of modern dance. Nova Iorque, The New York Times, 1994. Disponível em: https://tinyurl.com/243n56nk.Acessp. Acesso em: 10. maio.2021.
ELLIS, Erin. Pearl Primus: Omowale “The child returned home”. In: Sutori, Philadelphia, [s/d]. Disponível em: https://tinyurl.com/fkcr4jr4 - Acesso em: 6. maio. 2021
ERICAGREIL. Langston Hughes: “The Negro Speaks of Rivers”. In: BLOG@BBF, North Lawndale, 2011. Disponível em: https://tinyurl.com/2h6p8fmy - Acesso em: 25. maio. 2021.
ESTELLER, Sara. El legado de Pearl Primus. In: El Hype, Valencia (Es), 2019. Disponível em: https://tinyurl.com/nywyfz9p - Acesso em: 2.jun.2021.
GERE, David. Dances of Sorrow, Dances of Hope: The work of Pearl Primus finds a natural place in a special program of historic modern dances for women. Primus’ 1943 work ‘Strange Fruit’ leaped over the boundaries of what was then considered ‘black dance’. Los Angeles, Los Angeles Times, 24. abr.1994. Disponível em: https://tinyurl.com/2esjbbhf - Acesso em: 3 mar.2021.
GÓMEZ, Luis. Un espacio para la investigación documental. Rev Vang. Psicol., Bogotá, vol.1, n.2, oct-mar, p. 226 – 233, 2011.
JACKSON, Michael. Knowledge of the Body. Man, Londres, vol. 18, n. 2, p. 327- 345, 1983. DOI: https://doi.org/10.2307/2801438
LLOYD, Margaret. The borzoi book of modern dance. 2ª ed. New York: Dance Horizon, 1974.
MCPHERSON, Elizabeth. Dance History: Pearl Primus. Nova Iorque, DanceTeacher, 2009. Disponível em: https://dance-teacher.com/pearl-primus/. Acesso em: 26. maio. 2021.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1999. SCHWARTZ
MEEROPOL, Abel. Strange Fruit. In: Genius. [S.l], 2021. Disponível em: https://genius.com/Billie-holiday-strange-fruit-lyrics - Acesso em: 25.set.2021.
OLIVEIRA, Victor Hugo N. de; LAURENTINO, Thiago. “O que é que a dança tem a ver com isso?”: considerações sobre perspectivas descentralizadoras antirracistas em dança. Rev Arte da Cena, Goiânia, v. 6, n. 2, ago-dez, 2020. DOI: https://doi.org/10.5216/ac.v6i2.65613
PRIMUS, Pearl. Strange Fruit by Pearl Primus. Performance de WATSON, Dawn Marie. YouTube, [S.l], 2020. 1 vídeo (3.47min). Disponível em: https://tinyurl.com/5xyp7crz - Acesso em: 2. mar. 2021.
RUFINO, Luiz. Performances afro-diaspóricas e decolonialidade: o saber corporal a partir de Exu e suas encruzilhadas. Antropolítica, Niterói, n.40, 1 sem, 2016. DOI: https://doi.org/10.22409/antropolitica2016.1i40.a451
SCHWARTZ, Peggy; SCHWARTZ, Murray. The dance claimed me: a biography of Pearl Primus. New Haven/London: Yale University Press, 2011.
SHAPIRO, Sherry Badger. Dance as activism: the power to envision, move and change. Dance Res Aot, Auckland, Nova Zelândia, n.4, 2016. DOI: https://doi.org/10.15663/dra.v4i1.53
SANTOS, Inaicyra F. dos. Corpo e Ancestralidade: Tradição e Criação nas Artes Cênicas. Rebento, São Paulo, n. 6, p. 99-113, maio 2017.
TYSON, Danielle. Pionner to Black Voices: Pearl Primus and Strange Fruit. Exhibits in the Library – UNC Cnarlotte. Charlotte, North Carolina, [s/d]. Disponível em: https://exhibits.uncc.edu/s/libraryexhibits/item/3685. Acesso em: 10 abr.2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Maria Consuelo Oliveira Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.