A REINVENÇÃO DA DOCÊNCIA E A POÉTICA ARTÍSTICA NOS TEMPOS DE PANDEMIA ATRAVÉS DA ARTE POSTAL
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v48i48.1079Palavras-chave:
Docência em Artes Visuais, Poética Artística, Arte PostalResumo
Este texto ensaia a poética artística na docência e pensa os modos pelos quais o professor se reinventa e se repropõe para despertar um olhar contemporâneo e crítico com alunos. Compondo prática artística, experiências docentes e quadro teórico, buscamos propor algumas premissas acerca da docência no ensino da arte contemporânea. Dentre o referencial teórico, destacam-se Zordan (2007), Loponte (2013), Pillar (2001), entre outras. O estudo apresenta uma perspectiva de proposição e exercício de alternativas para trabalhar a poética artística neste momento em que se deu o isolamento social e a pandemia como um todo, do novo coronavírus. Entrelaçar as poéticas visuais com a docência, reinventando-a e, ao mesmo tempo, convocando o aluno a reflexionar sobre si mesmo, desde suas origens, sua história e expressando-se através do corpo. Como meio de produção para elaboração poética resgatamos a Arte postal, levando em consideração as atuais circunstâncias e em todo o contexto histórico atual permite aos envolvidos dialogarem sobre reflexões em torno da arte e seu entrelaçamento ao cotidiano.
Referências
CANCLINI, Néstor Garcia. A socialização da arte: teoria e prática na América Latina. São Paulo: Editora Cultrix Ltda., 1984.
DIAS, Belidilson. Prefácio. IN: DIAS, Belidilson; IRWIN, Rita. Pesquisa Educacional Baseada em Arte: A/R/Tografia. Santa Maria: ED.UFSM, 2013.
IRWIN, Rita. A/R/Tografia. IN: DIAS, Belidilson; IRWIN, Rita. Pesquisa Educacional Baseada em Arte: A/R/Tografia. Santa Maria: ED.UFSM, 2013.
LOPONTE, Luciana Gruppelli. Arte para a Docência: estética e criação na formação docente. Arquivos analíticos de políticas educativas, v. 21, n. 25, p. 1-22, 2013. DOI: https://doi.org/10.14507/epaa.v21n25.2013
NUNES, Andréa Paiva. Todo Lugar é Possível: A Rede de Arte Postal anos 70 e 80. 207f. 2004. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004.
OLIVEIRA, Ana Cristina Barbosa de; SANTOS, Carlos Alberto Batista dos; FLORÊNCIO, Roberto Remígio. Métodos e técnicas de pesquisa em educação. Revista Científica da FASETE, p. 36-50, 2019. Disponível em: https://www.unirios.edu.br/revistarios/media/revistas/2019/21/metodos_%20e_tecnicas_de_pesquisa_em_educacao.pdf. Acesso em: 19 jun. 2021.
PILLAR, Analice Dutra (Org.). A educação do olhar no ensino das artes. Porto Alegre: Mediação, 1999.
PROETTI, Sidney. As pesquisas qualitativa e quantitativa como métodos de investigação científica: um estudo comparativo e objetivo. Revista Lumen, v. 2, n. 4, p. 1-23, 2017. DOI: https://doi.org/10.32459/revistalumen.v2i4.60
SARDELICH, Maria Emilia; NASCIMENTO, Erinaldo A. do; PAIVA, Camylla R. M. Projetos de cultura visual na educação básica: Outros modos de ver a cultura escolar. Palíndromo, n 14, p. 147-162, ago./dez. 2015. DOI: https://doi.org/10.5965/2175234607142015147
TOLEDO, Renata Ferraz de; JACOBI, Pedro Roberto. Pesquisa-ação e educação: compartilhando princípios na construção de conhecimentos e no fortalecimento comunitário para o enfrentamento de problemas. Educação & Sociedade, Campinas, v. 34, n. 122, p. 155-173, jan./mar. 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302013000100009
ZORDAN, Paola. Aula de artes, espaços problemáticos. In: Reunião Anual da ANPED, 30., 2007, Caxambu, RS. Anais [...] Caxambu, 2007: ANPEd, p. 1-13. 1 CD-ROM.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 GRAZIELA CECÍLIA DA SILVA CANEZ BRODA, Gustavo de Oliveira Andrade, DANIELA SCHNEIDER
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.