MINHA TRAJETÓRIA COMO DOCENTE EM MÚSICA NO ENSINO BÁSICO: DESAFIOS E CONQUISTAS

Autores

  • Fernanda Anders Zamin FUNDARTE e UERGS

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v54i54.1244

Palavras-chave:

Educação Musical; escola básica; método autobiográfico.

Resumo

O presente artigo busca refletir sobre as minhas primeiras experiências com a docência em música no ensino escolar. Através das narrativas, procurarei significar as transformações que foram acontecendo na escolha e realização das atividades diárias em sala de aula e suas repercussões no que diz respeito à valorização da música como área de conhecimento através da participação dos alunos, dos pais e da direção escolar. No que se refere aos fundamentos metodológicos, este trabalho se insere no campo do método autobiográfico, em que a produção das narrativas constitui o material empírico. Apoia-se teoricamente nos autores Finger e Nóvoa (2010) e Clandinin e Connelly (1995) como orientação metodológica e Garcia (2010), Pereira (2007), Tardif (2002) e Cancherine (2010) por tratarem sobre a iniciação ao trabalho docente.

 

Biografia do Autor

Fernanda Anders Zamin, FUNDARTE e UERGS

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria-UFSM, Mestre em Educação pelo PPGEDU/FACED/UFRGS. Especialista em Psicomotricidade  Relacional pelo Instituto La Salle, Licenciada em Educação Artística, Habilitação: Música/UFRGS, tendo como instrumento principal a Flauta Doce. É professora auxiliar de flauta doce, na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul/UERGS; professora de Educação Musical no Ensino Fundamental I do Colégio Espírito Santo- Canoas e Regente da Orquestra Infanto-Juvenil. Atua como professora de Flauta Doce do Centro Inclusivo de Artes Legato – Canoas.
É professora de Flauta Doce na Fundação Municipal de Artes de Montenegro/FUNDARTE

Referências

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Publicado

07.06.2023

Como Citar

Anders Zamin, F. (2023). MINHA TRAJETÓRIA COMO DOCENTE EM MÚSICA NO ENSINO BÁSICO: DESAFIOS E CONQUISTAS. Revista Da FUNDARTE, 54(54). https://doi.org/10.19179/rdf.v54i54.1244

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