VOZ E IMAGEM
INSTRUMENTO DE AFIRMAÇÃO E PODER
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v52i52.1131Palabras clave:
Artes Visuais., Linguagem, Texto, Semiótica, Teoria da RecepçãoResumen
O artigo contextualiza uma análise semiótica dos signos apresentados no painel Cantos de Esquina (2019) do artista plástico contemporâneo Maxwell Alexandre. O artista em questão aborda temáticas de repreentação da população negra. O painel é entendido como um texto não verbal exposto para ser lido pelo observador, cuja leitura pode ser analisada em três níveis: compreensiva, analítica e interpretativa. Durante o processo de recepção, o interpretante constrói significados condicionados pelas representações mentais que possui, bem como pela performance no ato interpretativo.
Citas
BOSI, Alfredo. Reflexões sobre a arte. São Paulo: Ática, 1986.
HALL, Stuart. Cultura e representação. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio/Apicuri, 2016.
INDURSKY, Freda. O texto nos estudos da linguagem: especificidades e limites. In: ORLANDI, Eni P. LAGAZZI-RODRIGUES, Suzy (orgs.) Introdução às ciências da linguagem: discurso e textualidade. Campinas: Pontes Editores, 2006. p. 10-15.
ISER, W. O jogo do texto. In: JAUSS, H. R. et. al. A literatura e o leitor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
SANTAELLA, Lúcia. Semiótica aplicada. São Paulo: Cengage Learning, 2005.
SARAIVA, Juracy A. A indissociabilidade entre língua e literatura no ensino fundamental: uma metodologia integradora. In: SARAIVA, Juracy A.; MÜGGE, Ernani [et al.]. Literatura na escola: propostas para o ensino fundamental. Porto Alegre, Artmed, 2006.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Maria Azevedo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.