A FOTOGRAFIA E SEU POTENCIAL ARTÍSTICO
UM SABER ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v59i59.1345Palavras-chave:
Fotografia, Pedagogia Histórico-crítica, Escola, arteResumo
O presente artigo tem como principal objetivo entender a condição do olhar fotográfico atual e como ele se relaciona com o ambiente que nos cerca e cerceia a sociedade e por consequência a escola, de forma crítica e estética fundamentada na pedagogia histórico-crítica. A principal questão deste texto é: como o ensino de artes visuais, por meio da fotografia, pode ampliar a visão estética dos estudantes e do ser social, a partir do seu entorno? Para respondê-la, fundamentei-me na pedagogia histórico-crítica de Demerval Saviani.
Referências
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica. Porto Alegre: Zouk, 2019.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios literatura e história da cultura. 8. ed. São Paulo: Brasiliense, 2012.
GALVÃO, Ana Carolina; LAVOURA, Tiago Nicola; MARTINS, Lígia Márcia. Fundamentos da didática histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2019.
KOSSOY, Boris. Fotografia e história. 5. ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2014.
KOSSOY, Boris. Os tempos da fotografia: o efêmero e o perpétuo. 3. ed. Cotia: Ateliê Editorial, 2014.
KOSSOY, Boris. Série Cartões Antipostais. 1972. Disponível em: http://boriskossoy.com/projeto/cartoes-antipostais. Acesso em: 30 out. 2019.
KOSSOY, Boris. Realidade e ficções na trama fotográfica. 5. ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2016.
KRACAUER, Siegfried. A fotografia. Tradução de Nélio Conceição. 2016. [Publicado originalmente no jornal Frankfurter Zeitung de 28 out. 1927]. Disponível em: academia.edu/37700389/Siegfried_Kracauer_A_fotografia_trad._N%C3%A9lio_Concei%C3%A7%C3%A3o_. Acesso em: 30 out. 2019.
MARX, Karl. Cultura, arte e literatura: textos escolhidos. Tradução de José Paulo Netto e Miguel Makoto Cavalcanti Yoshida. São Paulo: Expressão Popular, 2010.
MORSS, Susan Buck. Estética e anestética: o ensaio sobre a obra de arte de Walter Benjamin reconsiderado. Revista Literatura, Florianópolis, n. 33, p. 11-41, ago./dez. 1996.
SAVIANI, Demerval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 19. ed. Campinas: Autores Associados, 2013.
SAVIANI, Demerval. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. 20. ed. Campinas: Autores Associados, 1988.
SAVIANI, Demerval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. ed. Campinas: Autores Associados, 2013.
VAZQUEZ, Adolfo Sanchez. As ideias estéticas de Marx. São Paulo: Expressão Popular, 2011.
VAZQUEZ, Adolfo Sanchez. As idéias estéticas de Marx. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. 2. ed. Rio de Janeiro, 1978.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Thalita Emanuelle de Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.