A PRODUÇÃO DO OLHAR SOBRE INFÂNCIA E PROTAGONISMO INFANTIL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ARTES CÊNICAS
Keywords:
formação de professores/as, arte-educação, infância, protagonismo infantilAbstract
Este artigo propõe, a partir da análise de experiências realizadas em cursos de Licenciatura em Artes Cênicas de duas universidades brasileiras, que a produção de um olhar para a criança como ser completo, que age criticamente na sociedade, esteja presente na formação de professores/as de arte. Cotejadas com o debate contemporâneo dos estudos da infância na educação, na sociologia e na antropologia, as experiências descritas permitem demonstrar concretamente a importância do desenvolvimento de metodologias que sensibilizem os/as futuros/as professores/as de arte para o lugar de protagonismo que pode e deve ser ocupado pelas crianças nos processos educacionais.References
AGUIAR, Francisco de Assis Soares; MACHADO, Marina Marcondes. Ensinar e aprender como estado de procura: diálogos aluno-professor na Licenciatura em Teatro da UFMG. Contrapontos (Online), v. 16, p. 351-359, 2016.
BOAL, A. Jogos para atores e não-atores. 5ª. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.
FARIA, A. L. G. de, BARREIRO, A.; MACEDO, E. de, SANTIAGO, F.; SANTOS, S. E. dos. (orgs) Infâncias e pós-colonialismo: pesquisas em busca de pedagogias descolonizadoras. Campinas, SP: Leitura Crítica/ALB, 2015.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. 53ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.
FRIEDMANN, A. Protagonismo Infantil. In: LOVATO, A; YRULA, C. P.; FRANZIM, R. (orgs.). Protagonismo Infantil – a potência de ação da comunidade escolar. São Paulo: Ashoka/Alana, 2017.
GIRARDELLO, G. Imaginação: arte e ciência na infância. Pro-Posições. Campinas, v.22, n.2 (65), p.75-92, 2011.
GREEN, B.; BIGUM, C. Alienígenas na sala de aula. In: SILVA, T. T. da. (Org). Alienígenas na Sala de Aula. Petrópolis: Vozes, 1995.
HARTMANN, Luciana. Interfaces entre a Pedagogia do Teatro e os Estudos da Performance. Revista Educação - UFSM, v. 3, n. 31, p. 515-528, 2014.
HOLM, A. A energia criativa natural. Pro-Posições. Campinas, v.15, n.1 (43), p.83-94, 2004.
LIMA, Denise Munhoz. A Performance na Creche: Poéticas para bebês e crianças pequenas. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas). PPGCEN, Universidade de Brasília, 2019.
OSTROWER, F. Universos da Arte. Campinas: Editora da Unicamp, 2013.
SARMENTO, M. Crianças: educação, culturas e cidadania activa - refletindo em torno de uma proposta de trabalho. Perspectiva, Florianópolis, v. 23, n. 01, p. 17-40, 2005.
SARMENTO, M. Retrato em Positivo In: Friedmann, A.;Romeu, G. Souza, L. Quem está na escuta? Diálogos, reflexões e trocas de especialistas que dão vez e voz às crianças. São Paulo: Blucher, 2018. Disponível em: http://primeirainfancia.org.br/wp-content/uploads/2016/11/T300000001836-0-Mapa_infancia-000.pdf
SILVA, Emily Wanzeller da. Entrelaçando-N(ó)S: A Performance e a Ecologia de Saberes como possibilidades no ensino de arte. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Cênicas). Universidade de Brasília, 2019.
SINGER, Helena. Pelo protagonismo de estudantes, educadores e escolas. In: LOVATO, A; YRULA, C. P.; FRANZIM, R. (orgs.). Protagonismo Infantil – a potência de ação da comunidade escolar. São Paulo: Ashoka/Alana, 2017, p. 14-21.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.