CORPOS CONSTRANGIDOS EM POTÊNCIA DE SENTIDOS: Rastros criativos do espetáculo Cacos para um vitral – Grupo Oitão Cênico - Cariri/CE
DOI:
https://doi.org/10.19179/2319-0868.666Keywords:
Poética de Grupo, Pesquisa Continuada, Processo de Criação.Abstract
Esta escrita trata-se da extensão criativa doESPETÁCULO CACOS PARA UM VITRAL – GRUPO OITÃO CÊNICO - CARIRI/CEgrupo fundado em fevereiro de 2009 na região do Cariri cearense e, desde sua gênese, desenvolve uma linha de pesquisa e criação em continuidade a partir do questionamento: é possível criarmos uma obra cênica em que a circulação afetiva entre o(a) artista da cena e o público seja potencializada durante uma apresentação? O resultado dessa pesquisa foi o espetáculo Cacos para um vitral, encenação em aberto, construída de forma colaborativa, com a intenção de compartilhar com o público um espelhamento das contingentes sensibilidades de corpos em estado de constrangimentos pessoais e sociais. Os documentos de criação foram revisados pela Crítica de Processos de Cecília Salles.
References
DELEUZE, Gilles. Bergsonismo. Trad. Luiz B. L. Orlandi. São Paulo: 34, 1999.
_______________. Les cours de Gilles Deleuze: Deleuze/Spinoza. [on-line]. 1978, http://www.webdeleuze.com/php/texte.php cle=194&groupe=Spinoza&langue=5
FÉRAL, Josette. Por uma poética da performatividade: o teatro performativo. Sala Preta, São Paulo, v.8, n.1, 2008. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v8i0p197-210
FERNANDES, Silvia. Teatralidades contemporâneas. S. Paulo: Perspectiva, 2010.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário da língua portuguesa. 5. ed. Curitiba: Positivo, 2010. 2222 p.
GOUVEIA, Valdiney Veloso; SINGELIS, Theodore; GUERRA, Valeschka Martins; RIVERA, Giovani Amado; VASCONCELOS, Tatiana Cristina. O sentimento de constrangimento: evidências acerca do contágio emocional e do gênero. Estud. psicol. (Campinas); 23(4): 329-337, out.-dez. 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-166X2006000400002
HOUAISS, A. Villar, M. de S.; Franco, F. M. M. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.
LEPECKI, André. O corpo colonizado. GESTO: Revista do Centro Coreográfico do Rio, vol. 3, n. 2. Rio de Janeiro: RioArte, p. 7-11, jul. 2003.
MEDEIROS, Mônica. Corpo, afeto e cognição na rítmica corporal de Ione de Medeiros: entrelaçamento entre ensino de arte e ciências cognitivas. 2012. 324 f. Tese (Doutorado) – Escola de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. 2012.
MORENO, J. L. O Teatro da Espontaneidade. São Paulo: Summus, 1973.
_____________. Psicodrama. São Paulo: Editora Cultrix, 1975.
PAIS, Ana. Comoção: os ritmos afectivos do acontecimento teatral. 2014. 290 f. Tese (Doutorado) – Universidade de Lisboa, Lisboa. 2014
PELBART, Peter Pál. Vida capital: ensaios de biopolítica. São Paulo: Iluminuras, 2003.
PRADO, Adélia. O poder humanizador da poesia. Trans. Bruno Costa Magalhães. Disponível em: http://expedicoesliterarias.blogspot.com.br/2012/03/o-poder-humanizador-d poesia.html
SALLES, Cecília Almeida. Gesto Inacabado: processo de criação artística – 2ª edição. São Paulo: FAPESP: Annablume, 2004.
____________________. Redes da criação: construção da obra de arte. São Paulo: Horizonte, 2008.
SPINOZA, Baruch. Ética. Trad. de Tomaz Tadeu. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.