PARTILHA COMO MODO DE APRENDIZAGEM SENSÍVEL NA MIMESE COMPANHIA DE DANÇA COISA

Authors

  • Jeferson Cabral Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre, RS/Brasil https://orcid.org/0000-0002-5700-5879
  • Vera Lúcia Bertoni dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre, RS/Brasil

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v60i60.1370

Keywords:

Dança; Oralidade; Partilha Sensível.

Abstract

The purpose of the text is to understand how dancers from Mimese Companhia de Dança Coisa (Mimese) understand the production of sensitive sharing (Rancière, 2005) within the dance creation process they experience, as participants in the group. The methodology will use books, articles and the interpretation of statements from three members of the company. In this way, there is an understanding, through interviews with the cast, that sensitive sharing occurs due to the fact that different people have access to the way dances are produced when they come into contact with the work developed by director Luciana Paludo.

Author Biographies

Jeferson Cabral, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre, RS/Brasil

Jeferson de Oliveira Cabral é dançarino, ator e professor. Ademais, é doutor em Artes Cênicas  pela UFRGS.

 

Vera Lúcia Bertoni dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre, RS/Brasil

Doutora, atriz e professora vinculado ao Instituto de Artes e PPGAC da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

References

BARBOZA. Entrevista (dados de pesquisa). Porto Alegre. Setembro de 2018.

BONILLA, Noel. A composição coreográfica: estratégias de fabulação, 2007. Disponível

em: https://docdanca.files.wordpress.com; Acesso em: 20 de outubro de 2023.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido. 21 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2014.

HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2017.

KLEINUBING, Neusa Dendena. Quais saberes construímos no processo de ensinar e aprender dança? Revisitando bases epistemológicas. Conexões (Campinas. Online), v. 9, p. 199-218, 2011. DOI: https://doi.org/10.20396/conex.v9i2.8637703

LOUPPE, Laurence. Poética da dança contemporânea. Lisboa: Orfeu Negro,

PALUDO, Luciana. O lugar da coreografia nos cursos de graduação em dança do Rio Grande do Sul, Brasil. Tese (Doutorado em Educação), UFRGS, Porto Alegre, 2015.

______. Mimese cia. De dança coisa expande seus experimentos, 2016. Disponível em http://lupaludomimese.blogspot.com. Acesso em 20 de outubro de 2023.

PLEIN. Entrevista (dados de pesquisa). Porto Alegre. Agosto de 2018.

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: 34, 2005.

SCHONS. Entrevista (dados de pesquisa). Porto Alegre. Setembro de 2018.

Published

08/08/2024

How to Cite

Cabral, J., & Bertoni dos Santos, V. L. (2024). PARTILHA COMO MODO DE APRENDIZAGEM SENSÍVEL NA MIMESE COMPANHIA DE DANÇA COISA. Revista Da FUNDARTE, 60(60), e1370. https://doi.org/10.19179/rdf.v60i60.1370

Issue

Section

Dossiê Artes, Comunidades e Educação- ARTIGO

Similar Articles

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.

Most read articles by the same author(s)