DANÇA NO CONTEXTO ESCOLAR: ANTIGAS E NOVAS QUESTÕES

Autores

  • Gustavo De Oliveira Duarte Curso de Dança - CEFD/UFSM/RS.
  • Daniela Llopart Castro Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
  • Daniela Grieco Nascimento e Silva Royale Escola de Dança e Integração Social.

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868.782

Palavras-chave:

Educação, Artes, Dança.

Resumo

O texto aborda o ensino de Dança na Escola a partir do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) realizados na Universidade Federal de Pelotas (UFPel/RS) e na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS). Problematizamos experiências didático-metodológicas a partir de um trabalho de intervenção na área de Artes das escolas envolvidas. Os resultados apontaram significativa relevância tanto na formação inicial dos pibidianos quanto na formação continuada dos professores das Escolas. Temáticas transversais articularam os conteúdos trabalhados com a prática social. A Dança como área de conhecimento na Escola pode contribuir na formação estética da comunidade escolar e no desenvolvimento estético-crítico do educador.

Biografia do Autor

Gustavo De Oliveira Duarte, Curso de Dança - CEFD/UFSM/RS.

Curso de Dança, Licenciatura, do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria, RS.

Daniela Llopart Castro, Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Profa Dda. Adjunta do Curso de Dança do Centro de Artes da UFPel/RS.

Daniela Grieco Nascimento e Silva, Royale Escola de Dança e Integração Social.

Dra. em Educação, Pós-Doutoranda no Centro de Educação Física e Desportos da UFSM/RS. Bailarina e Professora de Ballet.

Referências

BARBOSA, Ane Mae. Abordagem triangular no ensino das artes e cultura visual. São Paulo: Cortez, 2010.

BARRETO, Debora. Dança... Ensino, sentidos e possibilidades na escola. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.

CORRÊA, Josiane Franken. Dança na educação básica: apropriações de práticas contemporâneas no ensino de dança. IN: Revista brasileira de estudos da presença, Porto Alegre, vol.4, n.3, p. 509-526, set/dez 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/2237-266041528

DUARTE, Gustavo de Oliveira. “Escola-palco”: por uma Educação Estética do Movimento Humano. IN: Arte na Escola: diálogos interdisciplinares – Ursula Rosa da Silva (org.). Pelotas: Editora Cidade Universitária, 2011.

________________________. O Dançar na Educação Física Escolar: a experiência Estética no Movimento Humano. IN: Revista Educação, v.32 – N.1, p.241-254. Universidade Federal de Santa Maria/RS, 2003.

FEIJÓ, Marcia Gonzales. A Dança como conteúdo integrante da Educação Física enquanto corporificação do mundo sensível. 1996. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria/RS.

HASELBACH, Barbara. Dança, improvisação e movimento. Ed. Ao Livro Técnico, 1998.

HARVEY, David. A condição pós moderna. São Paulo: Loyola, 2008.

ICLE, Gilberto. Três tecnologias de subjetivação para pensar o ensino de dança na escola. IN: Educação Temática Digital, Campinas, vol.18, n.3, p. 628-650, jul/set2016 DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v18i3.8642170

MARQUES, Isabel. Linguagem da Dança: Arte e Ensino. São Paulo: Digitexto, 2010.

MIRANDA, M. L. A dança como conteúdo específico nos cursos de educação física e como área de estudo no ensino superior. IN: Revista Paulista De Educação Física, 8(2), 3-13. 1994.

PACHECO, A. J. Educação Física e Dança: uma análise bibliográfica. IN: Pensar a Prática, n. 2, p. 156-171, 2006. DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v2i0.148

RENGEL, Lenira. Os Temas de Movimento de Rudolf Laban (I-II-III-IV-V-VI-VII-VIII): modos de aplicação e referências. São Paulo: Annablume, 2008.

STRAZZACAPPA. Marcia. Entre a Arte e a Docência: a Formação do Artista da Dança. Campinas, SP: Papirus, 2006.

Downloads

Publicado

30.06.2021

Como Citar

Duarte, G. D. O., Castro, D. L., & Silva, D. G. N. e. (2021). DANÇA NO CONTEXTO ESCOLAR: ANTIGAS E NOVAS QUESTÕES. Revista Da FUNDARTE, 45(45), 1–13. https://doi.org/10.19179/2319-0868.782

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.