A MÚSICA COMO INSPIRAÇÃO POÉTICA PARA A CRIAÇÃO: RELATOS SOBRE A MONTAGEM DO ESPETÁCULO “DANÇAR AS COISAS DO PAGO”
DOI:
https://doi.org/10.19179/2319-0868/766Palavras-chave:
Música e Dança, Processo de Criação, Inclusão.Resumo
Neste relato enfatizamos o papel da Música na montagem da obra “Dançar as coisas do pago”, projeto de extensão realizado em 2018, na Universidade Federal de Santa Maria. Partimos da utilização de canções como inspirações/perguntas condutoras dos procedimentos de criação. Em torno de 28 artistas com diversos corpos (com e sem deficiências, faixas etárias diversas e experiências distintas em/com Dança) integraram o elenco. Destacamos a importância que a experiência teve na formação dos futuros professores e professoras envolvidas. Também ressaltamos o quanto o repertório musical escolhido trouxe elementos para acessar memórias e o imaginário de cada um, favorecendo a criação e sobretudo a expressividade e a autoria dos bailarinos.Referências
BAUSCH, Pina. Dance senão estamos perdidos. Folha de São Paulo, São Paulo, 27/08/2000, p. 12.
BELLOCHIO, Cláudia Ribeiro. A formação profissional do educador musical: algumas apostas. Porto Alegre: Revista da ABEM, v.8., 17-24, mar. 2003.
BERTÉ, Odailso. Dança Contempop. Corpos, afetos e imagens (mo)vendo-se. Santa Maria: Ed. Da UFSM, 2015.
CROCO, Tonho; Trovadores. Intérprete: Ultramen. Peleia. In: Olelê. Gravadora Rockit!, 2000. 1 CD. Faixa 12.
DOMÍNIO PÚBLICO. Intérprete: Renato Borguetti. Prenda Minha. In: Gauderiando. Gravadora Atração Fonográfica, 1998. 1 CD. Faixa 2.
FERREIRA, Clarissa. Intérprete: Clarissa Ferreira. Manifesto Líquido. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=H17vxkapfHI. Acesso em: 10 de fevereiro de 2019.
GIBA, Giba; MESTRE, Xyco. Intérprete: Giba Giba. Outro Um. Quero Quero Produções e Gravações, 1992. 1 LP. Faixa A1.
GOMEZ, Leonel; Gomez, Evair. La Campana. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Vm86LcjFAys. Acesso em: 10 de fevereiro de 2019.
GRECCO, Pirisca; TEIXEIRA, Gujo. Intérprete: Pirisca Grecco. Muchas Gracias. In: Muchas Gracias. 2018 SangSongs, 2013. 1 CD. Faixa 14.
GRECCO, Pirisca. Intérprete: Comparsa Elétrica. Mandinga. In: Comparsa Elétrica. Gravadora USA RECORDS, 2013. 1 cd. Faixa 7.
_____. Intérprete: Pirisca Grecco. Zambita Nueva. In: Compasso Taipeiro. Gravadora Gadea, 2003. 1 CD. Faixa 13.
_____. Intérprete: Comparsa Elétrica. Canta Maria. In: Comparsa Elétrica. Gravadora USA RECORDS, 2013. 1 cd. Faixa 11.
LESSA, Barbosa. Intérprete: Renato Borguetti. Negrinho do pastoreio. In: Gauderiando. Gravadora Atração Fonográfica, 1998. 1 CD. Faixa 3.
PASSOS, Juliana Cunha. Processo de criação em Dança: improvisação, sons e imagens. ANAIS DO IV ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM DANÇA. 2015.
RAMIL, Vitor. Intérprete: Vitor Ramil. Estrela, estrela. In: Foi no mês que vem. Gravadora Satolep Music, 2013. 1 CD. Faixa 3.
_____. Intérprete: Vitor Ramil. Chimarrão. In: Délibáb. Gravadora Satolep Music, 2010. 1 CD. Faixa 2.
_____. Intérprete: Vitor Ramil. Querência. In: Longes. Gravadora Satolep Music. 1 CD. Faixa 9.
ROCHA, Tereza. O que é Dança Contemporânea? A narrativa de uma possibilidade. Revista ENSAIO GERAL, Belém, v3, n.5, jan-jul, 2011.
SILVEIRA, Juliana Carvalho Franco da; MUNIZ, Mariana Lima. PINA BAUSCH E TANZTHEATER WUPPERTAL: processos de criação e dispositivos de composição. João Pessoa: Revista Moringa, v. 4. N.2, jul-dez, 2013.
TEIXEIRA, Ana Carolina Bezerra. Deficiência em cena: o corpo deficiente entre criações e subversões. Belém: Revista ENSAIO GERAL, Edição Especial, v.1, n.1, 2010.
VIEIRA, Alba Pedreira; AVELINO, Dienifer Ribeiro. DANÇA, MÚSICA E PROCESSOS CRIATIVOS: posssíveis interfaces. João Pessoa: Revista Moringa, v. 5, n.2, julh-dez, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.