A PRÁTICA PROFISSIONAL E O DESEMPENHO DOCENTE

Authors

  • André Luís Wagner FUNDARTE

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v54i54.1243

Keywords:

Prática docente; ensino superior; professor artista.

Abstract

A formação docente, em qualquer nível de ensino, deve estar pautada na busca de capacitação, na reflexão sobre a concepção de educação e de seu papel na sociedade, ao mesmo tempo em que contemple o saber científico, o saber pedagógico e o saber político-social como parte integrante desta formação. Temos observado que o professor que também atua como profissional da área em que leciona alcança algum diferencial no seu desempenho docente. Diferencia-se daqueles que nunca tiveram práticas profissionais além das docentes (neste caso no ensino superior), em que sua trajetória profissional está alicerçada apenas nos modelos de professores que tiveram e suas experiências não ultrapassam a vivência que tiveram enquanto alunos. Este trabalho busca refletir em qual dos dois polos reside o elemento necessário para a atuação dos docentes do ensino superior: prática? Ou teoria? O debate é antigo e amplo. A prática e a teoria irmanam-se em importância no processo de formação docente.

 

Author Biography

André Luís Wagner, FUNDARTE

Coordenador de Projetos e Relações Institucionais da FUNDARTE. Pós graduado em Metodologia do Ensino na Educação Superior pela UNINTER(2015). Graduado em Gestão Pública pela Universidade de Caxias do Sul (2008). Pós-graduando em Direito Público com Ênfase em Gestão pela Faculdade Damásio. Graduando em Direito pela Universidade de Caxias do Sul. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em gestão pública. Diretor da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montenegro/Pareci Novo, Gestão 2013/2014 e 2015/2017.Atua na Fundação Municipal de Artes de Montenegro desde 1984 e exerceu de 2008 a 2016 o cargo de Vice-Diretor Executivo da Instituição e de 2016 a 2020 atuou como Diretor Executivo da FUNDARTE.

References

AFONSO, Manoela dos Anjos. O lugar da arte na escola. Revista da FUNDARTE. Montenegro, ano 14, n. 28, p. 01-14, 2014. Disponível em: ˂seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/147/239˃ Acesso em 07 jan. 2015.

BEHRENS, Marilda Aparecida. A formação pedagógica e os desafios do mundo moderno. In: MASETTO, M. (Org). Docência na universidade. 4. ed. Campinas: Papirus, 2002.

CUNHA, Maria Isabel da. Diferentes Olhares Sobre as Práticas Pedagógicas no Ensino Superior: a docência e sua formação. Revista Educação. Porto Alegre – RS, ano XXVII, n. 3 (54), p. 525 – 536, Set./Dez. 2004.

CUNHA, Maria Isabel da.; LEITE, D. Estruturas de poder e decisões pedagógicas na universidade. Campinas: Papirus, 1996.

DAL BELLO, Márcia Moura Cordeiro Pessoa. Performances docentes: um estudo a partir da prática de professores de teatro. 2013. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2013.

GHILARDI, Reginaldo. Formação Profissional em Educação Física: a relação teoria e prática. 1998. Disponível em: ˂http://www.rc.unesp.br/ib/efisica/motriz/04n1/ 4n1_ART01.pdf.˃ Acesso em 08 jan. 2015.

HAGE, Maria do Socorro C. 2011. Disponível em: <http://faculdadefundetec.com.br /img/revista_academica/pdf/artigo_socorro.pdf.> Acesso em 08 jan. 2015.

MENEZES, Kathe R. A. A docência no ensino superior. 2013. Disponível em: ˂http://www.facefaculdade.com.br/arquivos/revistas/A_Docncia_no_Ensino_Superior.pdf.˃ Acesso em 07 jan. 2015.

NOGUEIRA, Makeliny Oliveira Gomes. Aprendizado do aluno adulto: implicações para a prática docente no ensino superior. Curitiba: Ibpex, 2009.

SOUSA, Marta Cilene de. Sobre Limites e Possibilidades da Docência no Curso de Bacharelado em Direito. In: Mostra acadêmica UNIMEP, 5., 2007. Disponível em:˂http://www.unimep.br/phpg/mostraacademica/anais/5mostra/5/225.pdf.˃ Acesso em 07 jan. 2015.

SOUZA, Carolina B. O. de.; LOBATO, José F. P. A Relação Teoria e Prática no Ensino Superior. 2008. Disponível em: ˂http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/63034˃. Acesso em 02 fev. 2015.

SUHR, Inge Renate Fröse. Teorias do conhecimento pedagógico. Curitiba: Ibpex, 2011.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

VASCONCELOS, M. I. M. C. Contribuindo para a formação de professores universitários: relato de experiências. In: MASETTO, M. (Org.). Docência na universidade. 4. ed. Campinas: Papirus, 2002.

Published

07/06/2023

How to Cite

Wagner, A. L. (2023). A PRÁTICA PROFISSIONAL E O DESEMPENHO DOCENTE. Revista Da FUNDARTE, 54(54). https://doi.org/10.19179/rdf.v54i54.1243

Similar Articles

<< < 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.