SOBRE A PROPOSIÇÃO DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO SUJEITO NOMEADO COMO ARTISTA-PROFESSOR
DOI:
https://doi.org/10.19179/2319-0868.777Palavras-chave:
artista-professor, prática pedagógica, corpo.Resumo
O presente artigo compõe-se em uma escritura narrativo-reflexiva. O artista-professor, sujeito que protagoniza a história, observa o universo escolar e propõe uma prática pedagógica para o Ensino da Arte. A proposição de ordem reflexiva e voltada para a sala de aula escolar advém de certa experiência do artista-professor com sua poética. Dessa experiência, a categoria “corpo” norteia a proposta pedagógica. Autores como Félix Guattari (2012), Gilles Deleuze (1992), Jorge Larrosa (2015), John Dewey (2010) e Katia Canton (2001; 2004; 2012) fundamentam o pensamento do artista-professor.Referências
BARTHES, Roland. A preparação do romance. vol. I. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
BAUMAN, Zygmunt. Confiança e medo na cidade. Tradução Eliana Aguiar. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.
BOURRIAUD, Nicolas. Estética relacional. São Paulo: Martins, 2009.
CANTON, Katia. Beijo de artista. São Paulo: Cosac & Naify, 2012.
______. Corpo, identidade e erotismo. Coleção: Temas da Arte Contemporânea. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009.
______. Espelho de artista. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.
CAPRA, Carmen Lúcia. Sobre imagens e contato com imagens. Revista da Fundarte, Montenegro, ano 15, n. 30, p. 73-84, jul./dez. 2015.
DELEUZE, Gilles. Post-Scriptum sobre as sociedades de controle. DELEUZE, Gilles. In Conversações. Tradução de Peter Pál Pelbart. Rio de Janeiro: Editora 24, 1992.
______; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol 3. São Paulo: Editora 34, 2012.
DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
GUATTARI, Félix. Caosmose: Um novo paradigma estético. Tradução de Ana Lúcia de Oliveira e Lúcia Cláudia Leão. São Paulo: Editora 34, 2012.
LARROSA, Jorge. Tremores: Escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
MERLEAU-PONTY, Maurice. O primado da percepção e suas consequências filosóficas. Tradução de Constança Marcondes Cesar. São Paulo: Papirus, 1990.
PACHECO, Eduardo Guedes. Arte, diferença e educação – um manifesto sobre formação de professores de arte. Revista da Fundarte, Montenegro, ano 15, n. 30, p. 126-140, jul./dez. 2015.
SIMÕES, Igor Moraes. Sobre luzes, escuros e museologia radical em um breve apontamento acerca do MACRS. Revista da Fundarte, Montenegro, ano 15, n. 30, p. 28-47, jul./dez. 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.