A PRESENÇA DA BIBLIOTECA NA FUNDARTE E SUA IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA LITERATURA INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v54i54.1223Keywords:
Texto Performativo Acadêmico. Biblioteca. Literatura infantil.Abstract
O presente texto tem como tema principal a importância da biblioteca e a sua ligação com o desenvolvimento da literatura infantil na Fundarte. Investiga as suas principais características e alguns métodos de incentivo à leitura, situando o significado da linguagem no mundo e narrando brevemente o seu contexto histórico. Por meio da pesquisa bibliográfica, reúne as ideias de diversos autores, fazendo uma análise sobre a leitura; os livros infantis; os espaços de interação e mediação; as atividades e as possibilidades de envolvimento das crianças com a literatura na biblioteca, na escola em casa ou lugares propícios. Destaca a importância da poesia e dos jogos de palavras na formação do leitor.
References
BAPTISTA, Ana Maria Haddad Educação, linguagens e livros. São Paulo: BT Acadêmica, 2015.136p.
______. Educação, ensino & literatura: propostas para reflexão. 2 ed. São Paulo: Arte-Livros, 2012.
BRASIL. Livros infantis: acervos, espaços e mediações. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. 1 ed. Brasília: MEC/SEB, 2016. Disponível em: https://docplayer.com.br/72485227-Livros-infantis-acervos-espacos-e-mediacoes.html. Acesso em: 25 abr. 2022.
COELHO, Betty Contar histórias uma arte sem idade. São Paulo: Ática, 1995. 78p.
COSTA, Marta Morais Da Metodologia do ensino da literatura infantil. Curitiba: IBPEX, 2007.171p.
CRAIDY, Carmem; KAERCHER, Gládis E. (Org.). Educação infantil: pra que te quero? Porto Alegre: Artmed, 2001.164p.
FABIÃO, Eleonora. Programa performativo: o corpo-em-experiência. Ilinx - Revista do LUME, n. 4, 2013. Disponível em: https://orion.nics.unicamp.br/index.php/lume/article/view/276. Acesso em: 28 set. 2022.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 42. ed. São Paulo: Cortez, 2001. 87 p.
GOZZI, Rose Mara. Espaços de leitura articulados: a escola, a casa, a comunidade. In: Salto para o Futuro, Rio de Janeiro, p. 47-62, 18 out. 2004. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/nucleos/colabori/documentos/gozzi01.pdf. Acesso em: 23 abr. 2022.
MARCHI, Diana Maria. A literatura e o leitor. In: NEVES, Iara Conceição Bitencourt et al (Orgs.). Ler e escrever: compromissos de todas as áreas. 5. ed. Porto Alegre: UFRGS, 2001. Cap.8. 229 p.
NUNES, M. R.; GOMES, P. S.. A importância das ilustrações na literatura infantil e a necessidade de formação de leitores de imagens. In: V Encontro nacional de literatura infanto-juvenil e ensino. Campina Grande/PB, 2014. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/5802. Acesso em: 23 abr. 2022.
OLIVEIRA, Patricia Sueli Teles de. A contribuição dos contos de fadas no processo de aprendizagem das crianças. 2010. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Salvador, 2010.
SILVA, Ezequiel Teodoro Da O ato de ler: fundamentos psicológicos para uma nova pedagogia da leitura. São Paulo: Cortez, 1981.104p.
ZILBERMAN, Regina A literatura infantil na escola. São Paulo: Global, 1985. 104p.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Marco Túlio Schmitt Coutinho
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.