CARMEN GROUP EM ODETE INVENTA O MAR – UM EXPERIMENTO: REFLEXÕES A PARTIR DE UM PROCESSO TEATRAL ON-LINE

Autores

  • Michelle Bocchi Gonçalves Universidade Federal do Paraná
  • Shéurily Santos da Costa Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868.819/855

Palavras-chave:

Processo Criativo, Teatro on-line, Corpo, Discurso.

Resumo

O presente texto busca refletir sobre o processo criativo para Odete inventa o mar – Um experimento, espetáculo do Carmen Group, realizado em meio a pandemia de Covid-19. O trabalho, que parte do texto homônimo, de autoria de Sônia Machado de Azevedo, foi selecionado para o Das Janelas Festival de Teatro On-Line, promovido pelo curso de Teatro da FURB – Universidade Regional de Blumenau, que aconteceu em novembro de 2020. Entre os aspectos abordados no artigo, destaca-se a busca pela compreensão do que é fazer teatro no universo on-line, especialmente no que se refere ao funcionamento discursivo de processos cênicos que implicam corpo e presença na esfera virtual.

Biografia do Autor

Michelle Bocchi Gonçalves, Universidade Federal do Paraná

Professora da Universidade Federal do Paraná - Departamento de Teoria e Prática de Ensino - Setor de Educação (Curitiba/PR). É professora permanente dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPR - Linha de Pesquisa LICORES: Linguagem, Corpo e Estética na Educação) e Educação: Teoria e Prática de Ensino (PPGE: TPEn/UFPR). É líder do Laboratório de estudos em Educação performativa, Linguagem e Teatralidades (ELiTe/UFPR/CNPq).

Shéurily Santos da Costa, Universidade Federal do Paraná

Produtora Cultural, Cênica e Audiovisual, mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação - PPGE/UFPR na linha LICORES - Linguagem, Corpo e Estética. Integrante do grupo de estudos ELiTE (Educação Performativa, Linguagens e Teatralidades na Educação), graduada em Tecnologia em Produção Cênica pela Universidade Federal do Paraná (2017)

Referências

AZEVEDO, S. M. Pele, poro, pó ou rios de sangue desaguando em doces corações em meio à ventania. somos. O começo de tudo ou o viver como poesia. In: GONÇALVES, J. C.; AZEVEDO, S. M.; FERRACINI, R. Corpos e(n)cena: ensaios urgentes. - 1. ed. - São Paulo: Hucitec, 2020. p. 15-54.

AZEVEDO, S. M. O Papel do Corpo no Corpo do Ator. 2. Ed. – São Paulo: Perspectiva, 2017.

AZEVEDO, S. M. Odete Inventa o Mar. São Paulo: Perspectiva, 2007.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 59.ed. - Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019.

GONÇALVES, J.C. O corpo que pesquisa corpo (Além do Rio Azul). Um posfácio. In: GONÇALVES, J. C.; AZEVEDO, S. M.; FERRACINI, R. Corpos e(n)cena: ensaios urgentes. - 1. ed. - São Paulo: Hucitec, 2020. p.215-226.

GONÇALVES, M. B.; GABARDO JR, J. M. Educação Performativa: travessias. In. GONÇALVES, J. C.; GARANHANI, M. C.; GONÇALVES, M. B. Linguagem, Corpo e Estética na Educação. - 1. ed. - São Paulo: Hucitec, 2020. p. 97-108.

GONÇALVES, J.C. Teatro e universidade: cena, pedagogia [dialogismo] - 1. ed. - São Paulo: Hucitec, 2019a.

GONÇALVES, J. C. Laboratório, espetáculo, desmontagem: experimentos teatro[dia]lógicos do Carmen Group em A serpente, de Nelson Rodrigues. Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso, São Paulo. v.14, n. 3, p. 15-34. jul./set. 2019b. DOI: https://doi.org/10.1590/2176-457338334

GONÇALVES, M. B. Performance, discurso e educação: (re)construindo sentidos de escola com professores em formação na Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza. 2016. 135 f. Tese (Doutorado em Educação) - Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2016.

GLEISER, M. Um encontro entre Marcelo Gleiser e Gianfranco Ravasi. In. INCERTI, F. A escuta do infinito: estamos mais perto de Deus? Trad. Natan Marinho Junior. - Curitiba: PUCPRESS, 2018. p. 15-24.

ORLANDI, E. P. Discurso em Análise: Sujeito, Sentido e Ideologia. 3. ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2017.

ORLANDI, E. P. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. 6. ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2007. DOI: https://doi.org/10.7476/9788526814707

ORLANDI, E. P. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. Campinas, SP: Pontes Editores, 2001.

PÊCHEUX, M. Papel da Memória. In. ACHARD, P. et al. Papel da Memória. Trad. José Horta Nunes. 5. Ed. – Campinas, SP: Pontes Editores, 2020.

PÊCHEUX, M. Semântica e Discurso: Uma crítica à afirmação do óbvio. Tradução: Eni Orlandi Puccinelli et al. 5.ed. - Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2014.

SANTAELLA, L. Figurações do corpo biológico ao virtual. Revista Interin. Curitiba, PR: v.4, n.2, jun. 2016.

Downloads

Publicado

30.03.2021

Como Citar

Gonçalves, M. B., & Costa, S. S. da. (2021). CARMEN GROUP EM ODETE INVENTA O MAR – UM EXPERIMENTO: REFLEXÕES A PARTIR DE UM PROCESSO TEATRAL ON-LINE. Revista Da FUNDARTE, 44(44), 1–17. https://doi.org/10.19179/2319-0868.819/855

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.