Corpos COM(part)ilhados

Autores

  • Katia Salib Deffaci UERGS
  • Cibele Sastre UFRGS
  • Aline da Silva Pinto UERGS
  • Sílvia da Silva Lopes UERGS

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868/898

Palavras-chave:

Dança, Isolamento Social, Processos de Criação, Pesquisa em Arte

Resumo

Neste artigo, abordamos alguns processos em dança de um grupo de pesquisa durante o distanciamento social provocado pela pandemia da Covid-19, no ano de 2020. Inicialmente, relatamos a formação e as características que definem o grupo através da arte e universidade. Em seguida, apresentamos três pontos de atenção sobre esses corpos com(part)ilhados, reunindo relatos e reflexões, no campo da poética, do corpo e da dança. Por fim, apontamos vestígios de uma poética do cotidiano como pesquisa em meio ao isolamento doméstico.


Biografia do Autor

Katia Salib Deffaci, UERGS

É professora assistente na Graduação em Dança: Licenciatura (UERGS), na área de criação em dança e análise do movimento. Doutoranda em Educação (UNICAMP), é mestra em Artes Cênicas (UFRGS), e bacharel e licenciada em Dança (UNICAMP). Pesquisa dança, educação somática, educação infantil e processos de criação.

Cibele Sastre, UFRGS

Doutora em Educação pelo PPGEDU- UFRGS, Mestre e Bacharel em Artes Cênicas pelo PPGAC e DAD Departamento de Arte Dramática do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É especialista em Laban Análise em Movimento (LMA/BF) pelo Laban/Bartenieff Institute of Movement Studies LIMS - em NY, curso que realizou com bolsa do Ministério da Cultura obtendo o título de CMA (Certified Movement Analyst). É também especialista em Consciência Corporal - Dança pela FAP- PR. Professora adjunta do Curso de Dança da UFRGS, atua no ensino da dança moderna e contemporânea, análise de movimento, estágio em projetos, e educação somática. Desenvolve uma pesquisa sobre a Prática como Pesquisa em Dança e investiga relação entre Dança, Educação Somática e Criação.

Aline da Silva Pinto, UERGS

Formação em Licenciatura Plena em Educação Física/ lPA-RS, Especialista em Educação Psicomotora/ FAPA-RS, Mestre em Educação/ Unilasalle-RS, Doutoranda em Diversidade Cultural e Inclusão Social / Universidade Feevale. Atualmente atua como docente do curso de Educação Física da Universidade Feevale e do Curso de Graduação em Dança: Licenciatura, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Pesquisadora da área de Corpo e Envelhecimento.

Sílvia da Silva Lopes, UERGS

É graduada em Educação Física pelo Centro Universitário Metodista-Instituto Porto Alegre (POA-1991), especialista em Fisiologia do Exercício pela Universidade Veiga de Almeida (RJ-2004) e mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (POA-2009), sempre realizando suas pesquisas na área da Dança. Atualmente é professora assistente do Curso de Graduação em Dança: Licenciatura da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs); coordenadora de Área do Subprojeto Dança e Música do PIBID/UERGS/CAPES e professora e coordenadora adjunta do Curso de Especialização em Educação Musical. 

Referências

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Publicado

30.03.2021

Como Citar

Salib Deffaci, K., Sastre, C., Pinto, A. da S., & Lopes, S. da S. (2021). Corpos COM(part)ilhados. Revista Da FUNDARTE, 44(44), 1–12. https://doi.org/10.19179/2319-0868/898

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