O CONCEITO DE SOCIALIDADE E AS PRAÇAS

PROBLEMATIZANDO AS RELAÇÕES COM A NATUREZA NO CONTEMPORÂNEO PARA PENSAR EM EDUCAÇÕES AMBIENTAIS OUTRAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v60i60.1382

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Praças. Socialidade.

Resumo

A praça, um pedaço de natureza domesticado na urbanidade de nosso cotidiano, é o cenário onde é tramada essa escrita. A partir do método cartográfico (DELEUZE; GUATTARI, 1995) e na companhia de Maffesoli (1998), Tsing (2019) e filósofos da Diferença, o objetivo principal foi problematizar o conceito de socialidade para pensar as relações com a natureza humana e não humana nas praças, a fim de provocar pensamentos rizomáticos no campo da Educação Ambiental. Quem sabe esse estudo possibilite encontrar nesses espaços das praças, socialidades outras que nos ajudem a compor modos inventivos de (com)viver e a experimentar potências de vida em tempos de crise ambiental.

Biografia do Autor

Cíntia Gruppelli da Silva, Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Rio Grande/RS, Brasil

Possui curso técnico profissionalizante em Desenho Industrial (1995), pela antiga ETFPel (agora IFSul - Pelotas/RS). Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Católica de Pelotas (1999). Especialização em Gráfica Digital pela Universidade Federal de Pelotas (2008). Mestrado em Educação pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação e Tecnologia - IFSul Pelotas-RS (2016). Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da FURG (2024). Possui Curso de Formação Pedagógica de Docentes para as disciplinas do Currículo da Educação Profissional de Nível Técnico. Trabalhou em Agências de Publicidade e Propaganda e na Josapar S/A, como supervisora de marketing e endomarketing. Ministrou aulas como professora contratada para o curso de Design para a Web no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC Pelotas RS. Ministrou aulas como professora substituta do Curso de Design do Instituto Federal Sul-rio-grandense - IFSul Pelotas RS, Cursos de Comunicação Visual e Design de Móveis. Atuou como professora formadora do PROFUNCIONÁRIO, do Curso de Multimeios Didáticos, na modalidade a distância, da Rede e-TEC do Brasil. Trabalhou como Professora Pesquisadora, equipe multidisciplinar, na Universidade Aberta do Brasil - UAB. Atuou como professora substituta do Curso de Graduação em Design e no Curso Técnico em Comunicação Visual (IFSul - Pelotas/RS). Trabalhou como bolsista em diagramação no Departamento de Ensino a Distância (DEAD - CAVG - IFSul Campus Pelotas). Trabalhou na Gráfica da Universidade Federal do Rio Grande - FURG como Técnica em Artes Gráficas. Atualmente trabalha na Universidade Federal de Pelotas - UFPEL como Técnica em Artes Gráficas e é membro do GEGRADI (Grupo de Estudos para o Ensino/aprendizagem de Representação Gráfica e Digital - UFPEL). Participa do GEECAF - Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação, Cultura, Ambiente e Filosofia. Atua como editora assistente na REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental.

Paula Corrêa Henning, Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Rio Grande/RS, Brasil

Doutora em Educação, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Líder do Grupo de Estudos em Educação, Cultura, Ambiente e Filosofia - GEECAF/FURG. Bolsista Produtividade do CNPq 2. Rio Grande, Brasil.

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Publicado

08.08.2024

Como Citar

Gruppelli da Silva, C., & Corrêa Henning, P. (2024). O CONCEITO DE SOCIALIDADE E AS PRAÇAS: PROBLEMATIZANDO AS RELAÇÕES COM A NATUREZA NO CONTEMPORÂNEO PARA PENSAR EM EDUCAÇÕES AMBIENTAIS OUTRAS. Revista Da FUNDARTE, 60(60), e1382. https://doi.org/10.19179/rdf.v60i60.1382

Edição

Seção

Dossiê Artes, Comunidades e Educação- ARTIGO

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