DANÇA E ANCESTRALIDADE EM UM PROCESSO DE CRIAÇÃO COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA COMUNIDADE
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v60i60.1448Palavras-chave:
Dança, Ancestralidade, Processos de CriaçãoResumo
Este artigo propõe uma discussão na perspectiva da arte e da educação de como um processo de criação em dança com um grupo de crianças e adolescentes pode viabilizar a produção de conhecimento nos encontros com a comunidade em uma proposta pluricultural. Assim, as crianças e adolescentes são sujeitos de saberes e fazeres e suas heranças culturais contam histórias que reelaboram e afirmam a busca de sua condição de cidadania, integrando valores da ancestralidade afro-brasileira referenciados na comunidade. Entende-se a arte e a educação como entrelugares constituintes da produção de conhecimento em que o corpo, dança e ancestralidade agem como potentes agregadores na formação de jovens artistas.
Referências
REFERÊNCIAS
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília, 2019.
BRANDÃO, Ana Paula (Coord.). Saberes e Fazeres: modos de ver. v. 1. Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho, 2006.
BRANDÃO, Ana Paula (Coord.). Saberes e Fazeres: modos de interagir. v. 1. Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho, 2006.
DOMENICI, Eloisa; MACHADO, Lara; RODRIGUES, Éder (org.). Editorial - Corpo , Poética e Ancestralidade. Cadernos do GIPE-CIT – No. 42, dezembro, 2019.1. Salvador(BA): UFBA/PPGAC Disponível em: http://www.ppgac.tea.ufba.br/wpcontent/uploads/2019/09/cad_gipe_cit-42.pdf
FERNANDES, Ciane. O corpo em movimento: O sistema Laban/ Bartenieff na formação e pesquisa em artes cênicas. 2 ed. São Paulo, 2006.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra,1996.
ICLE, Gilberto. Pedagogia da Arte: Entre-Lugares da Escola. 2º v. Editora da UFRGS: Porto Alegre, 2012.
JACOB, Mingo. Método básico de percussão: universo rítmico. São Paulo: Irmãos Vitale, 2003.
MACHADO, Lara Rodrigues. Danças no jogo da construção poética. Natal: Jovens Escribas, 2017.
MACHADO, Lara Rodrigues. O jogo da construção poética: processo criativo em dança. 2008. 174 p. Tese (doutorado) - UNICAMP, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608421.
MEYER, Marlyse. Caminhos do Imaginário no Brasil. 2 ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2001.
PEIXOTO, Norberto.Os orixás e os ciclos da vida. Porto Alegre: Edições Besouro Box Ltda, 2017.
RODRIGUES,Graziela. Bailarino-pesquisador-intérprete: processos de formação. Rio de Janeiro: FUNARTE,1998.
SANTOS, Inaicyra Falcão dos. Da tradição africana brasileira a uma proposta pluricultural de dança-arte-educação. 1996. 220 p. Tese (Doutorado)- Faculdade Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1996.
SANTOS, Inaicyra Falcão dos. Corpo e ancestralidade: uma proposta pluricultural de dança- arte- educação. 2ed. São Paulo: Terceira Margem, 2006.
SANTOS, Inaicyra Falcão dos. Corpo e Ancestralidade: Tradição e Criação nas Artes Cênicas. Rebento: Revista das Artes do Espetáculo, v. 6, p. 99-113, 2017.
SILVA, Luciane. Corpo em Diáspora: Colonialidade, pedagogia de dança e técnica Germaine Acogny. São Paulo: UNICAMP, 2017.
SILVA, Ariadne Paz da. Nadir, Inaicyra e Amélia : mulheres negras, artistas, pesquisadoras, professoras, autoras e suas contribuições teóricas para o campo da dança. 2021. 110 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, UFRGS, Porto Alegre, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/219187
SILVA SALES, S.; MACHADO, L. R. Danças, Poéticas E Os Saberes Corporificados. Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 6, n. 2, p. 494–514, 2020. DOI: 10.5216/ac.v6i2.65093. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/65093. DOI: https://doi.org/10.5216/ac.v6i2.65093
TRINDADE, Azoilda Loretto da. Fragmentos de um discurso sobre afetividade. In: BRANDÃO, Ana Paula (Coord.). Saberes e Fazeres: modos de ver. v. 1. Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Giuliana Rocha da Rocha, Kátia Salib Deffaci
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.