Corpos COM(part)ilhados
DOI:
https://doi.org/10.19179/2319-0868/898Palavras-chave:
Dança, Isolamento Social, Processos de Criação, Pesquisa em ArteResumo
Neste artigo, abordamos alguns processos em dança de um grupo de pesquisa durante o distanciamento social provocado pela pandemia da Covid-19, no ano de 2020. Inicialmente, relatamos a formação e as características que definem o grupo através da arte e universidade. Em seguida, apresentamos três pontos de atenção sobre esses corpos com(part)ilhados, reunindo relatos e reflexões, no campo da poética, do corpo e da dança. Por fim, apontamos vestígios de uma poética do cotidiano como pesquisa em meio ao isolamento doméstico.
Referências
ALBRIGHT, Ann Cooper. Caindo na memória. In: Tempos de memória: vestígios, ressonâncias e mutações. Organização Marta Isaacsson (Coord.); Clóvis Dias Massa; Mirna Spritzer; Suzane Weber da Silva. Editora AGE: Porto Alegre, 2013, p. 49-67.
BUARQUE, Chico. Cotidiano. Rio de Janeiro: Philips Records, 1971. (canção)
FERNANDES, Ciane. InterAções Intersticiais: O Espaço do Corpo do Espaço do Corpo. Espaço e Performance, v. 1, p. 27-48, 2007.
GESSINGER, Humberto. Somos quem podemos ser. São Paulo: BMG, 1988. (canção)
HACKNEY, Peggy. Making connections: Total body integration through Bartenieff fundamentals. Routledge, 2003. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203214299
HASEMAN, Brad (2015), ‘Manifesto pela pesquisa performativa’, Resumos do
Seminário de Pesquisas em Andamento PPGAC/USP, 3:1, pp. 41–53.
LINS, Ivan. Ainda te procuro. Rio de Janeiro: Philips Records, 1988. (canção)
LOUPPE, Laurence. Poética da Dança Contemporânea. Tradução: Rute Costa. Lisboa: Orfeu Negro, 2012.
NELSON, Robin. Practice as research in the arts: Principles, protocols, pedagogies, resistances. Springer, 2013. DOI: https://doi.org/10.1057/9781137282910
PESSOA, Fernando. Aforismos e afins. Editora Companhia das Letras, 2006.
PIZARRO, Diego; NUNES, Ludmila M. Dilúvio(s): somática e improvisação em dança como poética do encontro no campo expandido In: Anais do ENICECULT I Encontro Internacional de Cultura, Linguagens e Tecnologia do Recôncavo. Santo Amaro: CECULT/UFRB, 2017. Disponível em:
<http://enicecultufrb.org/ocs/index.php/enicecult/Ienicecult/paper/view/468>. Acesso em 05 fev. 2021
SASTRE, C. Learning/teaching, creating and performing through LBMS. Journal of Dance & Somatic Practices, [s. l.], v. 12, n. 1, p. 95–106, 2020. DOI: https://doi.org/10.1386/jdsp_00015_1
STRAZZACAPPA, Márcia. Educação somática e artes cênicas: princípios e aplicações. Papirus Editora, 2013.
VELOSO, Caetano. Cajuína. Verve Records, 1979. (canção)
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.