O ENSINO DE TEATRO, SEUS ESPAÇOS POSSÍVEIS E IMAGINÁRIOS
DOI:
https://doi.org/10.19179/2319-0868/734Palavras-chave:
Ensino de Teatro, Imaginário, Espaço Cênico.Resumo
O presente artigo conjetura sobre o ensino de teatro no contexto escolar, promovendo a análise de práticas e explorando suas conexões com o imaginário, em uma perspectiva bachelardiana. Neste intuito, propõe uma reflexão quanto às estratégias desenvolvidas durante os processos de aprendizagem, correlacionando-os com conceitos estruturantes na relação com o outro e o espaço cênico. A proposta apresentada sublinha a importância de atividades de leitura e de arranjamento cênico no ambiente escolar. A construção de uma performance a partir de Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto – um texto literário – ilustra um exercício estético da linguagem, consubstancializado em uma instrumentalização para o discente, a fim de favorecer seu reconhecimento do espaço social e, por consequência, do trânsito em sua territorialidade.Referências
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