DO BALÉ CLÁSSICO À DANÇA MODERNA: IMPRESSÕES E PISTAS PARA O ENTENDIMENTO DAS CONCEPÇÕES DE CORPO NA DANÇA

Autores

  • Diego Ebling do Nascimento Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868.499

Palavras-chave:

Dança, Corpo, História

Resumo

O modelo de corpo estipulado para os bailarinos e bailarinas até o final do século XIX sofre modificações consideráveis com as propostas dos precursores da dança moderna. Este trabalho teórico busca mostrar as transformações referentes as concepções de corpo no período de ruptura entre a dança clássica e a dança moderna, onde a busca por corpos treinados e idênticos se transforma na busca pela liberdade e expressividade corporal. É possível perceber que foi a partir dessas modificações que a dança retoma seu lugar original, criando um espaço-tempo possível de refletir e expor a realidade vivida no momento histórico em que ela acontece.

Biografia do Autor

Diego Ebling do Nascimento, Universidade Federal do Tocantins

Diego Ebling do Nascimento é professor, extensionista e pesquisador na área da dança e da educação física da Universidade Federal do Tocantins. Mestre e licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas. Especialista em Artes Híbridas e em Dança e Consciência Corporal.

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Publicado

30.03.2019

Como Citar

do Nascimento, D. E. (2019). DO BALÉ CLÁSSICO À DANÇA MODERNA: IMPRESSÕES E PISTAS PARA O ENTENDIMENTO DAS CONCEPÇÕES DE CORPO NA DANÇA. Revista Da FUNDARTE, 37(37), p. 160–173. https://doi.org/10.19179/2319-0868.499

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