A FORMAÇÃO DO TECLADISTA DE INSTRUMENTOS ELETRÔNICOS: CONSIDERAÇÕES DE PESQUISA E REFLEXÕES

Autores

  • Maria Benincá Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Teclado eletrônico, tecladistas, formação musical

Resumo

Este artigo apresenta um recorde de uma pesquisa de mestrado que tratou, entre outras questões, da formação dos tecladistas de instrumento eletrônico. A partir da pesquisa, constatou-se os caminhos formativos dos tecladistas envolvem processos de socialização e socialização musical (BERGER; LUCKMANN, 2014; NANNI, 2001; SETTON, 2008, 211), além de elementos característicos da aprendizagem da tecnologia da música (CHALLIS, 2009; COOPER, 2009; DILLON, 2009; FIELD, 2009; SAVAGE, 2009). O teclado eletrônico, que traz em si tanto os aspectos da performance nas teclas como por meio da tecnologia, representa um desafio para a educação musical e um caminho para a transformação da mesma, possibilitando um ensino criativo e experimental.

Biografia do Autor

Maria Benincá, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Maria Benincá é bacharela em Música, com habilitação em piano, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e mestra em Música - área de concentração Educação Musical pela mesma universidade. Atualmente, é docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Referências

BENINCÁ, Maria. Formação, atuação e identidades musicais de tecladistas de instrumentos eletrônicos: um estudo de caso. 2017. 229 f. Dissertação (Mestrado em Música - Educação Musical). XXXXXXX, 2017.

BERGER, Peter; LUCKMANN, Thomas. A Construção Social da Realidade. Tradução de Floriano de Souza Fernandes. 36. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

CHALLIS, Mike. The DJ factor: teaching performance and composition from back to front. In: FINNEY, John; BURNARD, Pamela (Org.). Music Education with Digital Technology. Londres: Continuum International publishing Group, 2009. p. 65-75.

COOPER, Louise. The gender factor: teaching composition in music technology lessons to boys and girls in Year 9. In: FINNEY, John; BURNARD, Pamela (Org.). Music Education with Digital Technology. Londres: Continuum International publishing Group, 2009. p. 30-40.

DILLON, Teresa. Current and future practices: embedding collaborative music technologies in secondary schools. In: FINNEY, John; BURNARD, Pamela (Org.). Music Education with Digital Technology. Londres: Continuum International publishing Group, 2009. p. 117-127.

EALES, Andrew. Electronic Keyboards and Instruments in the Classroom. Keyquest Music. Milton Keynes, Inglaterra. 2002. Disponível em: < http://keyquestmusic.com/PDF%20files/Keyboards%20in%20the%20Classroom.pdf> Acesso em: 04 de maio de 2017

FIELD, Ambrose. New forms of composition, and how to enable them. In: FINNEY, John; BURNARD, Pamela (Org.). Music Education with Digital Technology. Londres: Continuum International publishing Group, 2009. p. 156-168.

FINNEY, John; BURNARD, Pamela (Org.). Music Education with Digital Technology. Londres: Continuum International publishing Group, 2009.

FRITSCH, Eloy. Música eletrônica: Uma introdução ilustrada. 2 ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2013.

HARGREAVES, David J.; MIELL, Dorothy; MACDONALD, Raymond. What are musical identities, and why are they important? In: MACDONALD, Raymond; HARGREAVES, David J.; MIELL, Dorothy (Org.). Musical Identities. Nova Iorque: Oxford University Press Inc., 2002. p. 1-20

KRAEMER, Rudolf-Dieter. Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-musical. Tradução de Jusamara Souza. Em Pauta. Porto Alegre, v. 11, n. 16/17, p. 50-73, 2000.

KVALE, Steinar. Doing Interviews. Londres: SAGE Publications Inc., 2007.

NANNI, Franco. Mass Media e socialização musical. Tradução de Maria Elizabeth Lucas. Em Pauta. Porto Alegre, v. 11, n. 16/17, p. 108-143, 2000.

O’NEILL, Susan A. The self-identity of young musicians. In: MACDONALD, Raymond; HARGREAVES, David J.; MIELL, Dorothy (Org.). Musical Identities. Nova Iorque: Oxford University Press Inc., 2002. p. 79-96

SAVAGE, Jonathan. Pedagogical strategies for change. In: FINNEY, John; BURNARD, Pamela (Org.). Music Education with Digital Technology. Londres: Continuum International publishing Group, 2009. p. 142-155.

SETTON, Maria da Graça Jacintho. A noção de socialização na sociologia contemporânea: um ensaio teórico. Boletim SOCED, Rio de Janeiro, v. 06, p. 1-20, 2008.

SETTON, Maria da Graça Jacintho. Teorias da socialização: um estudo sobre as relações entre indivíduo e sociedade. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 4, p. 711-724, dez. 2011.

STAKE, Robert. Case Studies. In: DENZIN, Norman; LINCOLN, Yvonna. Handbook of Qualitative Research. 2 ed. Londres: SAGE Publications Inc., 2001. p. 443-466

TECLAS E AFINS, São Paulo: Blue Note, Consultoria e Comunicação, 2014-. Disponível em: < http://www.teclaseafins.com.br/> Acesso em: 23 de dezembro de 2016.

YIN, Robert K. Estudo de caso: Planejamento e métodos. Tradução de Daniel Grassi. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Downloads

Publicado

14.07.2017

Como Citar

Benincá, M. (2017). A FORMAÇÃO DO TECLADISTA DE INSTRUMENTOS ELETRÔNICOS: CONSIDERAÇÕES DE PESQUISA E REFLEXÕES. Revista Da FUNDARTE, (33), 93–113. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/441

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.