O PROCESSO DE CRIAÇÃO DE ALTARES DE SANTO ANTÔNIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v61i61.1467

Palavras-chave:

Santo Antônio de Pádua; Altar; Trezena; Processo Criativo; Memória.

Resumo

No dia 13 junho de cada ano, a Igreja Católica celebra o dia de Santo Antônio de Pádua, um dos santos mais populares, venerado não somente em Pádua, onde foi construída uma basílica que acolhe os restos mortais dele, mas no mundo inteiro são estimadas pelos fiéis as imagens e estátuas que o representam com o lírio, símbolo da sua pureza, ou com o Menino Jesus nos braços, que lembram uma aparição milagrosa mencionada por algumas fontes literárias. Nosso artigo revela o processo de criação de altares domésticos para receber a imagem de Santo Antônio da trezena da matriarca da família e devota que realiza a reza em homenagem ao santo por mais de quarenta anos.

Biografia do Autor

Claudio Rafael Almeida de Souza, Universidade Federal da Bahia - UFBA, Salvador, BA/Brasil

Com formação interdisciplinar, é museólogo registrado no COREM 0592-I 1R e formado pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia - FFCH/UFBA com habilitação em Museus de História e Museus de Arte. É mestre em Artes Visuais pelo Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da Universidade Federal da Bahia com concentração em História, Teoria e Processos. É Especialista/MBA em Educação, Cultura e Diversidade pelo Centro Universitário Uniasselvi. Aperfeiçoamento na área de Educação no curso "Formação de Mediadores de Educação para Patrimônio" pela Fundação Demócrito Rocha.

Referências

DUCHAMP, Marcel. O Acto Criativo. trad. Rui Cascais Parada. Portugal: Água Forte, 1997.

ELIADE. Mircea. O sagrado e o profano. Editora Martins Fontes. São Paulo. 1992.

LAGNADO, Lisette. Por uma revisão dos estudos curatoriais. Revista Poiésis, n° 26, p.81-97, 2015.

MATTOSO, Katia M. de Queirós. Bahia, século XIX: uma província no Império. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1992.

OLIVEIRA, Pedro A. Ribeiro. Religião e dominação de classe: gênese, estrutura e função do catolicismo romanizado no Brasil. Petrópolis, RJ: Vozes, 1985.

POLLAK, Michel. Memória, esquecimento, silêncio. Revista Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, p. 3-15, 1989.

SCOVINO, Felipe. Lygia Clark: reedição - Todo artista é um suicida. In Scovino, Felipe e Clark, Alessandra (org.). Breviário sobre o corpo. Revista Arte & Ensaios n.16. Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais/ Escola de Belas Artes, UFRJ, julho de 2008.

VILHENA, Maria Ângela. Ritos: expressões e propriedades. Coleção temas do ensino religioso. São Paulo: Paulinas, 2005.

Downloads

Publicado

16.09.2024

Como Citar

de Souza, C. R. A. (2024). O PROCESSO DE CRIAÇÃO DE ALTARES DE SANTO ANTÔNIO. Revista Da FUNDARTE, 61(61), e1467. https://doi.org/10.19179/rdf.v61i61.1467

Artigos Semelhantes

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.