A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO MUSICAL NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DE TEUTÔNIA/RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v62i62.1460

Palavras-chave:

Música, Política Educacional, Lei

Resumo

Este artigo investiga as políticas de educação musical em Teutônia/RS, buscando contribuir com o debate sobre o ensino de música escolar. Questiona-se como a música consta nos documentos oficiais da educação municipal. A pesquisa teve abordagem qualitativa, método documental e a pesquisa via internet. O referencial teórico foi fundamentado no conhecimento pedagógico-musical, Abordagem do Ciclo de Políticas e legislação. Constatou-se que a música está presente nas escolas municipais como disciplina curricular e no componente Arte, com professores habilitados, e em oficinas musicais. Os resultados obtidos contribuem com os estudos sobre políticas públicas em Educação Musical, a partir da inserção da música nas escolas de Teutônia/RS.

Biografia do Autor

Pedro Schneider Schaeffer , Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS, Osório, RS/Brasil

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação do Mestrado Profissional pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, PPGED-UERGS, Osório/RS. Pós-graduado em Especialização em Educação Musical e Graduado em Licenciatura em Música, também pela UERGS, unidade de Montenegro/RS. É Integrante do grupo de pesquisa Educação Musical: Diferentes Tempos e Espaços (CNPq/UERGS), pesquisando sobre Educação Musical e Políticas Educacionais sob orientação da Professora Doutora Cristina Rolim Wolffenbüttel. Atuou como bolsista no Programa Residência Pedagógica (RP), da UERGS, realizado pela CAPES, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Etelvino de Araújo Cruz, na cidade de Montenegro/RS. Atua como Professor de Música e Regente da Banda Marcial no Município de Imigrante/RS e como Professor de Música ministrando aulas de Violão e Flauta Doce para a Secretaria de Cultura de Teutônia/RS. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música. 

Cristina Rolim Wolffenbüttel, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS, Osório, RS/Brasil

Doutora e Mestre em Educação Musical pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Especialista em Informática na Educação Ênfase em Instrumentação, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Licenciada em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordena o curso de Especialização em Educação Musical na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Unidade de Montenegro. É coordenadora da Área Música do Programa de Iniciação à Docência, em Montenegro, da CAPES/UERGS. Coordena a Comissão de Pesquisa e Pós-Graduação da Uergs-Montenegro, orientando bolsistas de iniciação científica em música e artes, da FAPERGS, CNPq e UERGS. É coordenadora dos grupos de pesquisa registrados no CNPq Arte: criação, interdisciplinaridade e educação e Educação Musical: diferentes tempos e espaços. Coordena o Programa de Extensão Universitária, do Ministério da Educação, pela Uergs, na temática da ampliação da leitura através das Artes, desenvolvendo ações de leitura com estudantes bolsistas, beneficiando as redes públicas municipais e estaduais de Porto Alegre e Montenegro. Na Prefeitura de Porto Alegre, a partir da atuação na Secretaria Municipal de Educação, é assessora pedagógica e coordena os programas Centros de Dança e Brinca, propondo e desenvolvendo políticas públicas para a inserção das artes nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Criou, em conjunto com colegas professores da rede municipal de Porto Alegre, o Programa Centros Musicais, uma proposta de política pública para o ensino de música na escola, em vigor na Secretaria Municipal de Educação do município, o qual coordena desde sua criação. É Diretora Científica da Coleção Educação Musical, da Editora Prismas, de Curitiba. Faz parte da Comissão Gaúcha de Folclore e da Fundação Santos Herrmann. Recebeu o Prêmio Jovem Pesquisador, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1988, com a pesquisa Acalantos, orientada pela Profª Drª Rose Marie Reis Garcia, com o objetivo de resgatar as cantigas de ninar. Em 2010 recebeu, do Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (COEP), o Prêmio Betinho Atitude Cidadã, um reconhecimento às ações em música desenvolvidas junto às escolas de Porto Alegre, potencializando o projeto do COEP de luta contra a fome e pela promoção da cidadania. Recebeu a Medalha Dante de Laytano, em 2011, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados para a preservação, promoção, pesquisa e defesa do folclore e das manifestações culturais tradicionais populares do Rio Grande do Sul. Em 2013 recebeu o Troféu Mulher Gaúcha, da Secretaria de Políticas para as Mulheres/SPM-RS, pelo conjunto da obra na área da pesquisa em folclore e educação musical. É integrante da Academia Montenegrina de Letras, ocupando a Cadeira nº5. Faz parte da Associação Montenegrina de Escritores. Dentre sua produção científica destacam-se publicações individuais e com parcerias. É autora dos livros A Inserção da Música em Projetos Político Pedagógicos da Educação Básica, A Música na Região de Montenegro, Cantigas de Ninar, Terço Cantado: a religiosidade popular na Região de Montenegro, Resgatando os Contos e as Lendas da Nossa Terra, além de artigos sobre Música, Educação Musical e Cultura Popular em revistas e periódicos especializados. Em parcerias, escreveu o livro Música para professores: experiências de formação continuada, juntamente com Jusamara Souza e Liane Hentschke; O Ensino das Artes, com Maria Aparecida Aliano Marques; Para Compreender e Aplicar Folclore na Escola, com Rose Marie Reis Garcia. No campo artístico atuou em Porto Alegre como violinista na Orquestra do Centro Cultural 25 de Julho e como regente do Coral do Colégio Sévigné. Em Montenegro foi regente do Grupo de Canto Gregoriano Vox Noctis e do Coral da Fundarte. Na cidade de Gravataí foi regente dos coros infantil e adulto.

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Publicado

02.12.2024

Como Citar

Schneider Schaeffer , P., & Wolffenbüttel, C. R. (2024). A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO MUSICAL NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DE TEUTÔNIA/RS. Revista Da FUNDARTE, 62(62), e1460. https://doi.org/10.19179/rdf.v62i62.1460

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