COMPUTAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v61i61.1388Palavras-chave:
BNCC Computação, Pedagogia, Educação InfantilResumo
Este trabalho apresenta um estudo de caso sobre a formação inicial de um grupo de licenciandos em Pedagogia. Tem como objetivo conhecer as lacunas conceituais dos graduandos em relação à BNCC Computação da Educação Infantil. Igualmente, apresenta a experiência da construção de projetos de ensino utilizando o ScratchJr. Observou-se que a maioria dos alunos, inicialmente, compreendia o conceito de “cultura digital”, contudo, em relação aos termos “mundo digital” e “pensamento computacional”, desconhecia os seus significados. Outro resultado relevante está relacionado ao fato de que os licenciandos perceberam que algumas atividades já realizadas com as crianças nas rotinas escolares, porém, sem a intencionalidade pedagógica, estão previstas nas diretrizes curriculares da BNCC Computação.
Referências
ALMEIDA, Adrianne Veras de; ALMEIDA, Adrielle Veras de; ARAÚJO, Fabíola Pantoja Oliveira. Mapeamento sistemático: metodologias e ferramentas para a formação de professores em pensamento computacional. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 19, n. 2, p. 416-425, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.121365. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/121365. Acesso em: 20 fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.121365
ALONSO, Kátia Morosov. Cultura digital e formação: entre um devir e realidades pungentes. In: CERNY, Roseli Zen et al. (org.). Formação de Educadores na Cultura Digital: a construção coletiva de uma proposta. 1. ed. Florianópolis: Editora UFSC – CED – NUP, 2017. p. 23-39.
ASSIS, Waléria Lindoso Dantas. O uso do ScratchJr para o desenvolvimento e aprendizagem: narrativas das crianças pequenas sobre este processo. Revista Humanidades e Inovação, Palmas/TO, v. 10, n. 2, 2023. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/8410. Acesso em: 15 jun. 2023.
BRACKMANN, Christian Puhlmann. Desenvolvimento do pensamento computacional através de atividades desplugadas na educação básica. 2017. 226 f. Tese (Doutorado em Informática na Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS, 2017. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/172208. Acesso em: 10 nov. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília/DF: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 20 nov. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP n. 02/2019 – BNC-Formação. Brasília/DF: MEC, 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=135951-rcp002-19&category_slug=dezembro-2019-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 20 nov. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. BNCC – Computação. Brasília/DF: MEC, 2022. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/fevereiro-2022-pdf/236791-anexo-ao-parecer-cneceb-n-2-2022-bncc-computacao/file. Acesso em: 20 nov. 2022.
CETIC. Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação. Resumo Executivo – Pesquisa TIC Educação 2021. São Paulo/SP: CETIC, 2022. Disponível em: https://www.cetic.br/media/docs/publicacoes/2/20221121124500/resumo_executivo_tic_educacao_2021.pdf. Acesso em: 30 jun. 2023.
CETIC. Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras – TIC Educação 2022. São Paulo/SP: CETIC, 2023. Disponível em: https://cetic.br/pt/pesquisa/educacao/indicadores/. Acesso em: 13 out. 2023.
CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO RIO GRANDE DO SUL – CEED/RS. Resolução n. 371/2022. Porto Alegre/RS: CEEd/RS, 2022. Disponível em: https://www.ceed.rs.gov.br/upload/arquivos/202209/27082749-resolucao-0371.pdf. Acesso em: 14 out. 2022.
ELIAS, Ana Paula de Andrade Janz; MOTTA, Marcelo Souza; KALINKE, Marco Aurélio. Construção de objetos de aprendizagem para a educação básica por meio de um curso sobre o scratch para estudantes de licenciaturas. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 16, n. 2, p. 423-433, 2018. DOI: 10.22456/1679-1916.89258. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/89258. Acesso em: 3 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.89258
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. Disponível em: https://www.feevale.br/institucional/editora-feevale/metodologia-do-trabalho-cientifico---2-edicao. Acesso em: 20 nov. 2022. E-book.
RIBEIRO, L. et al. Diretrizes de ensino de computação na educação básica. Relatório Técnico n. 001. Sociedade Brasileira de Computação, 2019. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/livros/index.php/sbc/catalog/view/60/263/505-1. Acesso em: 29 jun. 2023.
SAFERNET BRASIL. O que é Ciberbullying? Disponível em: https://new.safernet.org.br/content/o-que-e-ciberbullying. Acesso em: 30 jun. 2023.
SANTANA, André Luiz Maciel et al. Scratch Jr – brincando em família: um relato de experiências sobre introdução a programação no ambiente escolar. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 23., 2017, Recife/PE. Anais [...].Recife/PE: Sociedade Brasileira de Computação, 2017. p. 432-441. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.432. Acesso em: 13 abr. 2023. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.432
SANTOS, Nóelia Rodrigues dos; JOAQUIM, Sivaldo; ANJOS, Cleriston Izidro dos. Recursos digitais em pesquisas com e sobre crianças na primeira infância: uma revisão sistemática da literatura. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 21, n. 1, p. 170-179, 2023. DOI: 10.22456/1679-1916.134343. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/134343. Acesso em: 20 ago. 2023.
SILVA, Patrícia Fernanda da. O uso das tecnologias digitais com crianças de 7 meses a 7 anos. 2017. 232 f. Tese (Doutorado em Informática na Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS. 2017. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/168851. Acesso em: 10 abr. 2023.
SILVA, Vanessa Cristine. Potencialidades e desafios da linguagem de programação para educação infantil scratchjr. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS; CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA, 2022, São Carlos/SP. Anais [...]. São Carlos/SP: CIET; CIESUD, set. 2022. ISSN 2316-8722. Disponível em: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2022/article/view/2115. Acesso em: 13 abr. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Fabrício Soares, Patrícia Fernanda da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.