A DANÇA E GÊNERO NO CONTEXTO ESCOLAR:

DANÇA E GÊNERO NO CONTEXTO ESCOLAR: TENSÕES, RELAÇÕES DE PODER E DISCIPLINA DE CORPOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v57i57.1282

Palavras-chave:

Dança. Disciplina dos corpos. Educação. Gênero.

Resumo

Este texto pretende apresentar os resultados de uma cartografia da dança no contexto escolar. Objetiva-se problematizar questões de dança e gênero, ainda refletir sobre uma possível ascendência feminina na prática da dança e disciplina dos corpos. Adotou-se como referencial principal as reflexões dos filósofos Michel Foucault (1998) e Gilles Deleuze (2007). O método cartográfico é utilizado por meio do diário de bordo com as experimentações de uma artista-docente-cartógrafa no período compreendido entre 2017 e 2019, bem como realiza-se a análise de um arquivo de periódicos acadêmicos com qualificação CAPES A1 e A2, nas áreas das Artes, da Educação e da Educação Física. Nessa cartografia foi possível identificar que a partir da Revolução Francesa e Industrial ocorreu a inversão de valores, a dança que antes era considerada nobre é negligenciada e o corpo passou a ser objeto de produção.

 

Biografia do Autor

Alexandra Noronha, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG, MG/Brasil

Mestre em Educação e Formação Humana pela FaE-UEMG. Graduada em Pedagogia, Pós-graduação em Dança e Consciência Corporal, Psicopedagogia (Clínica e Institucional) pelo CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DE SÁ. Pesquisa artes da cena, dança, processo coreográfico, performances, improviso, dança na cultura digital (vídeo-dança, dança na produção cinematográfica). Desde 2011 tem o selo de Competência Letícia Soares, no ano de 2018 recebeu o selo internacional CID/ UNESCO, também bailarina com padrão internacional Studio Eleni Symban (Grécia). É Membro do Conselho Internacional de Dança CID/UNESCO, da ANDA (Associação Nacional de Pesquisadores em Dança), integrante do grupo de pesquisa Edudança/UFMG. Ministrou aulas de dança no Ballet Jomara Almeida e FUNARBE (Fundação Artístico Cultural de Betim) e nos programas FICA VIVO, ESCOLA ABERTA e ESCOLA DA GENTE (Escola Integral) e anos iniciais do Ensino Fundamental nas disciplinas de Educação Física e Artes, no município de Betim/MG. Atualmente, coreógrafa em escolas de samba no RJ. Participa e organiza eventos culturais, espetáculos, ministra cursos profissionalizantes, workshops e oficinas de dança e artes da cena no Brasil e exterior.   http://lattes.cnpq.br/1410423753264077

Fernando Zanetti, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG, MG/Brasil

Doutor, mestre, bacharel, licenciado e possui formação em Psicologia pela Unesp de Assis e fez pós-doutorado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – FEUSP. Atualmente é Professor da Universidade Estadual de Minas – UEMG.

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Publicado

04.12.2023

Como Citar

Noronha, A., & Luiz Zanetti, F. (2023). A DANÇA E GÊNERO NO CONTEXTO ESCOLAR: : DANÇA E GÊNERO NO CONTEXTO ESCOLAR: TENSÕES, RELAÇÕES DE PODER E DISCIPLINA DE CORPOS. Revista Da FUNDARTE, 57(57), e1282. https://doi.org/10.19179/rdf.v57i57.1282

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