A DANÇA E GÊNERO NO CONTEXTO ESCOLAR:

DANÇA E GÊNERO NO CONTEXTO ESCOLAR: TENSÕES, RELAÇÕES DE PODER E DISCIPLINA DE CORPOS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v57i57.1282

Keywords:

Dança. Disciplina dos corpos. Educação. Gênero.

Abstract

This text aims to present the results of a dance cartography in the school context. It seeks to problematize dance and gender issues, and to reflect on a possible female ascendancy in the practice of dance and discipline of bodies. The main references were the reflections of philosophers Michel Foucault (1998) and Gilles Deleuze (2007). The cartographic method is used through a logbook containing the experimentations of an artist-teacher-cartographer during the period from 2017 to 2019, as well as the analysis of an archive of academic journals with CAPES A1 and A2 qualification, in the areas of Arts, Education and Physical Education. In this cartography, it was possible to identify that from the French and Industrial Revolution, there was an inversion of values: the dance that was previously considered noble is neglected, and the body became an object of production.

Author Biographies

Alexandra Noronha, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG, MG/Brasil

Mestre em Educação e Formação Humana pela FaE-UEMG. Graduada em Pedagogia, Pós-graduação em Dança e Consciência Corporal, Psicopedagogia (Clínica e Institucional) pelo CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DE SÁ. Pesquisa artes da cena, dança, processo coreográfico, performances, improviso, dança na cultura digital (vídeo-dança, dança na produção cinematográfica). Desde 2011 tem o selo de Competência Letícia Soares, no ano de 2018 recebeu o selo internacional CID/ UNESCO, também bailarina com padrão internacional Studio Eleni Symban (Grécia). É Membro do Conselho Internacional de Dança CID/UNESCO, da ANDA (Associação Nacional de Pesquisadores em Dança), integrante do grupo de pesquisa Edudança/UFMG. Ministrou aulas de dança no Ballet Jomara Almeida e FUNARBE (Fundação Artístico Cultural de Betim) e nos programas FICA VIVO, ESCOLA ABERTA e ESCOLA DA GENTE (Escola Integral) e anos iniciais do Ensino Fundamental nas disciplinas de Educação Física e Artes, no município de Betim/MG. Atualmente, coreógrafa em escolas de samba no RJ. Participa e organiza eventos culturais, espetáculos, ministra cursos profissionalizantes, workshops e oficinas de dança e artes da cena no Brasil e exterior.   http://lattes.cnpq.br/1410423753264077

Fernando Luiz Zanetti, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG, MG/Brasil

Doutor, mestre, bacharel, licenciado e possui formação em Psicologia pela Unesp de Assis e fez pós-doutorado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – FEUSP. Atualmente é Professor da Universidade Estadual de Minas – UEMG.

References

ANDREOLI, Giuliano Souza. Representações de masculinidade na dança contemporânea. Movimento, Porto Alegre, v. 17, n. 1, p. 159-175, jan./mar. 2011. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/16175/12947>. Acesso em: 2 ago. 2021. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.16175

ANDREOLI, Giuliano Souza; CANELHAS, Larissa. A dança e as relações de gênero: uma reflexão sobre a interação entre meninos e meninas em uma aula de dança. Revista da Fundarte, Montenegro, p. 375-394, ano 19, n. 37, jan./mar. 2019. Disponível em: <http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/660/pdf_20>. Acesso em: 3 ago. 2021. DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868.660

BUTLER, Judith. Corpos que pesam: sobre os limites discursivos do sexo. In: LOURO, G. L. (org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

CARDOSO, Fernando Luiz et al. Body self-awareness and locomotion preferences of dance practitioners. Movimento, Porto Alegre, v. 16, n. 1, p. 97-112, jan./mar., 2010. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/download/9955/26886>. Acesso em: 13 mar. 2020.

CHAVES, Elisângela.; MORENO, Andrea. A dança e a educação da feminilidade: Belo Horizonte – MG (1930-1960). Pro-Posições, Campinas, SP, v. 29, n. 2, p. 259-284, 2018. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8656348>. Acesso em: 30 abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-6248-2016-0132

DELEUZE, Gilles. Lógica da Sensação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.

DELEUZE, Gilles.; GUATTARI, Félix. Mil Platos: Capitalismo e Esquizofrenia. Tradução: Aurelio Guerra Neto, Ana Lucia de Oliveira, Lucia Claudia Leao e Suely Rolnik. v. 3. Rio de Janeiro: Editora 34, 1996.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: A vontade de saber. Tradução: Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. Rio de Janeiro, Edições Graal, 1988.

FOUCAULT, Michel. Poder-Corpo. In: Microfísica do Poder. Rio de Janerio: Graal, 13. ed., 1998, p. 145-152.

FOUCAULT, Michel. O que é a Crítica? (Crítica e Aufklärung). In. Estratégias, poder-saber. Tradução: C. Galdino. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003, p. 169-190. (Ditos e Escritos, VI)

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução: Lígia M. Ponte Vassallo. Petrópolis: Vozes, 2004.

FOUCAULT, Michel. Arqueologia do saber. Tradução: Luiz Felipe Baeta Neves. 7. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

HANNA, Judith Lynne. Dança, sexo e gênero: signos de identidade, dominação, desafio e desejo. Judith Lynne Hanna. Tradução: Mauro Gama. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.

Inma Canales-Lacruz* Ana Rey-Cao

LACRUZ, Inma Canales.; CAO, Ana. Rey. Diferencias de género percibidas por el alumnado en la interacción visual y táctil de las tareas de expresión corporal. Movimento, Porto Alegre, v. 20, n. 1, p. 169-192, jan./mar. 2014. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/39271/28350>. Acesso em: 22 abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.39271

LEMOS, Cássio Fernandes; OLIVEIRA, Andréia Machado. Mapeamento, Processo, Conexões: a cartografia como metodologia de pesquisa. Paralelo 31, Pelotas, ed. 8, p. 41-52, jul. 2017. Disponível em: <https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/paralelo/article/view/13299>. Acesso em: 8 nov. 2020. DOI: https://doi.org/10.15210/p31.v1i8.13299

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: das afinidades políticas às tensões teórico-metodológicas. In: Educação em Revista, Belo Horizonte. n. 46. p. 201-218. dez. 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-46982007000200008

PEDRAZ, Miguel Vicente; POLO, Maria Paz Brozas. El “Discurso sobre la educación física y moral de las mujeres” (1790) de Josefa Amar y Borbón: feminidad y el arte de gobernar el cuerpo en la Ilustración española. Movimento, Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 799-818, abr./jun. 2014. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/download/43067/28927>. Acesso em: 21 jul. 2021. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.43067

MADRONA, Pedro Gil et al. Las niñas también quieren jugar: la participación conjunta de niños y niñas en actividades físicas no organizadas en el contexto escolar. Movimento, Porto Alegre, v. 20, n. 1, p. 103-124, jan./mar. 2014. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/38070/28345>. Acesso em: 5 maio 2021. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.38070

PISCITELLI, Adriana. Gênero: a história de um conceito. In: ALMEIDA, H. B. de S. J. Diferenças, igualdades. São Paulo: Berlendis & Vertecchia ed., 2009. p. 116-149.

SCHIFEN, Sarah. Uma breve história sobre o voguing, contado pela Vogue. VOGUE, Portugal, 2019. Disponível em: <https://www.vogue.pt/voguing-historia-danca>. Acesso em: 23 jul. 2021.

Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.

SOUZA, Severino Ramos Lima; FRANCISCO, Ana Lúcia. O Método da Cartografia em Pesquisa Qualitativa: Estabelecendo Princípios... Desenhando Caminhos... Atas do 5° Congresso Ibero Americano em Investigação Qualitativa - Investigação Qualitativa em Saúde. Porto: 2016. v. 2. p. 811-820. Disponível em: <https://proceedings.ciaiq.org/index.php/ciaiq2016/article/view/826/812> . Acesso em: 15 out. 2020.

SILVA, Daniela Grieco Nascimento e; FEIJÓ, Marcia Gonzalez. A construção do corpo doce da bailarina da caixinha de música. Revista da Fundarte. Montenegro, p. 1-21, ano 20, n. 43, out./dez. 2020. Disponível em: <http://.seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/revistadafundarte/index>. Acesso em: 13 abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.19179/2319-0868/819

STRAZZACAPPA, Márcia; MORANDI, Carla. Entre a arte e a docência: a formação do artista da dança. ed. 4. Campinas: Papirus, 2006.

VARGAS, Lisete Arnizaut Machado de. Escola em dança: movimento, expressão e arte. Porto Alegre: Mediação, 2009.

VIANNA, Alexandre Jackson Chan.; MOURA, Diego Luz; MOURÃO, Ludmila. Educação Física, gênero e escola: uma análise da produção acadêmica. Movimento, Porto Alegre, v. 16, n. 2, p. 149-164, abr./jun. 2010. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/9492/8925>. Acesso em: 13 mar. 2020. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.9492

Published

04/12/2023

How to Cite

Noronha, A., & Luiz Zanetti, F. (2023). A DANÇA E GÊNERO NO CONTEXTO ESCOLAR: : DANÇA E GÊNERO NO CONTEXTO ESCOLAR: TENSÕES, RELAÇÕES DE PODER E DISCIPLINA DE CORPOS. Revista Da FUNDARTE, 57(57), e1282. https://doi.org/10.19179/rdf.v57i57.1282

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.