A DANÇA E GÊNERO NO CONTEXTO ESCOLAR:

DANÇA E GÊNERO NO CONTEXTO ESCOLAR: TENSÕES, RELAÇÕES DE PODER E DISCIPLINA DE CORPOS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v57i57.1282

Keywords:

Dança. Disciplina dos corpos. Educação. Gênero.

Abstract

This text aims to present the results of a dance cartography in the school context. It seeks to problematize dance and gender issues, and to reflect on a possible female ascendancy in the practice of dance and discipline of bodies. The main references were the reflections of philosophers Michel Foucault (1998) and Gilles Deleuze (2007). The cartographic method is used through a logbook containing the experimentations of an artist-teacher-cartographer during the period from 2017 to 2019, as well as the analysis of an archive of academic journals with CAPES A1 and A2 qualification, in the areas of Arts, Education and Physical Education. In this cartography, it was possible to identify that from the French and Industrial Revolution, there was an inversion of values: the dance that was previously considered noble is neglected, and the body became an object of production.

Author Biographies

Alexandra Aparecida dos Santos Noronha, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG, MG/Brasil

Mestre em Educação e Formação Humana pela FaE-UEMG. Graduada em Pedagogia, Pós-graduação em Dança e Consciência Corporal, Psicopedagogia (Clínica e Institucional) pelo CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DE SÁ. Pesquisa artes da cena, dança, processo coreográfico, performances, improviso, dança na cultura digital (vídeo-dança, dança na produção cinematográfica). Desde 2011 tem o selo de Competência Letícia Soares, no ano de 2018 recebeu o selo internacional CID/ UNESCO, também bailarina com padrão internacional Studio Eleni Symban (Grécia). É Membro do Conselho Internacional de Dança CID/UNESCO, da ANDA (Associação Nacional de Pesquisadores em Dança), integrante do grupo de pesquisa Edudança/UFMG. Ministrou aulas de dança no Ballet Jomara Almeida e FUNARBE (Fundação Artístico Cultural de Betim) e nos programas FICA VIVO, ESCOLA ABERTA e ESCOLA DA GENTE (Escola Integral) e anos iniciais do Ensino Fundamental nas disciplinas de Educação Física e Artes, no município de Betim/MG. Atualmente, coreógrafa em escolas de samba no RJ. Participa e organiza eventos culturais, espetáculos, ministra cursos profissionalizantes, workshops e oficinas de dança e artes da cena no Brasil e exterior.   http://lattes.cnpq.br/1410423753264077

Fernando Luiz Zanetti, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG, MG/Brasil

Doutor, mestre, bacharel, licenciado e possui formação em Psicologia pela Unesp de Assis e fez pós-doutorado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – FEUSP. Atualmente é Professor da Universidade Estadual de Minas – UEMG.

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Published

04/12/2023

How to Cite

Noronha, A. A. dos S., & Zanetti, F. L. (2023). A DANÇA E GÊNERO NO CONTEXTO ESCOLAR: : DANÇA E GÊNERO NO CONTEXTO ESCOLAR: TENSÕES, RELAÇÕES DE PODER E DISCIPLINA DE CORPOS. Revista Da FUNDARTE, 57(57), e1282. https://doi.org/10.19179/rdf.v57i57.1282

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