O PROCESSO DE CRIAÇÃO EM DANÇA E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR-ARTISTA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palavras-chave:
Formação em Dança, Criação em Dança, Extensão UniversitáriaResumo
A criação em Dança é aspecto importantíssimo na formação do/a professor/a artista, compondo um dos eixos principais no Projeto Pedagógico de Curso. Contudo, em muitos casos, os/as alunos/as chegam ao curso com lacunas nesse aspecto, pois no campo dos cursos livres de Dança a criação, muitas vezes é delegada apenas ao professor e os alunos/as ficam restritos à interpretação da coreografia. Assim, a participação dos intérpretes nos processos de criação será exigência do projeto, pois a construção de conhecimentos em Dança carrega em si valores humanos, éticos e estéticos. O Projeto “Criação em Dança: Experimentos em tempos de pandemia” propõe que estudantes da Graduação em Dança: Licenciatura da UERGS criem obras com estudantes das escolas públicas, pessoas da comunidade, estudantes de outros Cursos da UERGS e/ou alunos/as das escolas de dança de Montenegro e apresentem a obra artística, tudo no formato remoto. É possível participar do projeto como diretores/as ou coreógrafos/as; como intérpretes criadores, assistindo as palestras e fruindo as obras artísticas criadas, com mediação artístico-educativa. Espera-se que as propostas artísticos-pedagógicas fortaleçam os laços e as trocas entre a Universidade, a escola pública, as escolas de dança da cidade e a comunidade.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br Acesso em: 05 out, 2020.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n. 9.394/96. Brasília, 1996.
ICLE, Gilberto. Pedagogia da Arte: entre-lugares da escola. Volume 2 ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2012.
SANTOS, Maíra Simões Claudino. Composição Instantânea: formação coreográfica do artista da dança e de seu corpo-realidade. Revista Brasileira de Estudos da Presença, v. 8, n. 1, p. 167-193, 2018.
WOODRUFF, Dianne. Treinamentos na dança: Visões mecanicistas e holísticas. In: Cadernos do GIPE-CIT, Estudos do Corpo, Salvador, n.2, p.31-9, FEV. 1999.