Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Início
Atual
Arquivos
Anúncios
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Portal de publicações
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 27 n. 27 (2021): 27º Seminário Nacional de Arte e Educação - Arte e Diversidades
v. 27 n. 27 (2021): 27º Seminário Nacional de Arte e Educação - Arte e Diversidades
Evento bianual realizado pela FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE ARTES DE MONTENEGRO/RS
Publicado:
2021-11-25
Edição completa
Ler Expediente
Ficha Catalográfica
Ficha Catalográfica
Júlia Maria Hummes
Ler Ficha Catalográfica
EDITORIAL
27º Seminário Nacional de Arte e Educação - PESQUISA CONCLUÍDA
A FUNDARTE E SUAS AÇÕES NO CAMPO DA MÚSICA: UMA PESQUISA COM MATÉRIAS DE JORNAL
Bárbara Cecília Spohr, Cristina Rolim Wolffenbüttel
957
Ler Texto
FOTOCOSTURAFETIVA: TECENDO DIÁLOGOS ENTRE O COTIDIANO E A CRIAÇÃO ARTÍSTICA EM UM MAPEAMENTO POÉTICO AFETIVO.
Kathleen Oliveira de Avila
980
Ler Texto
FEMINISMO: DA PRÁTICA À TEORIA ATRAVÉS DE AGÉLICA FREITAS
Letícia Gomes e Melo
977
Ler Texto
TRILHAS FORMATIVAS EM ARTES INTEGRADAS: UMA FORMAÇÃO-AÇÃO COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Bruno Felix da Costa Almeida, Sandra Mara Rhoden
988
Ler Texto
CASCÃO, NOSSO EMBAIXADOR DAS MÃOS LIMPAS: UMA REFLEXÃO A PARTIR DAS PEDAGOGIAS CULTURAIS
Marcos Vinícius Silva Magalhães, Lucas Pacheco Brum, Maria Cecilia Lorea Leite, Sandra Monteiro Lemos
997
Ler Texto
A FORMAÇÃO PEDAGÓGICO-MUSICAL DE UNIDOCENTES A PARTIR DO CURSO “EDUCAÇÃO MUSICAL PARA PROFESSORES”
Carolina Cardoso da Silva Rosa, Cristina Rolim Wolffenbüttel
987
Ler Texto
27º Seminário Nacional de Arte e Educação - PESQUISA EM ANDAMENTO
BRICOLAGENS COM ARQUIVOS DE FREQUENTAÇÃO EM UMA PESQUISA ENTRE DOCÊNCIA E ARTE
Mayra Corrêa Marques, Cristian Poletti Mossi
954
Ler Texto
EXPERIMENTOS EM DANÇA NA PANDEMIA: SOLIDÕES REGURGITADAS E INTERSECCIONADAS EM MOVIMENTO
Cassiana da Rocha Gonçalves
956
Ler Texto
EDUCAÇÃO MUSICAL: CONSTRUÇÃO DE POLÍTICA PÚBLICA PARA A INSERÇÃO DA MÚSICA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CIDREIRA/RS
Marcos Cardoso Purin, Cristina Rolim Wolffenbüttel
959
Ler Texto
FOLCLORE NA ESCOLA INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO
Danielle Viegas Wolff Guterres, Cristina Rolim Wollfenbüttel
962
Ler Texto
DANÇA E LINGUAGEM: PENSAMENTO, CORPO E PRODUÇÃO DE MUNDOS
Diego Ebling do Nascimento, Sandra Regina Simonis Richter
976
Ler Texto
UMA CARTA PARA UMA DANÇA OU UMA DANÇA PARA UMA CARTA?
Oneide Alessandro Silva dos Santos, Neila Baldi, Daniela Minello, Emanuelli Schirmer
985
Ler Texto
O PROTAGONISMO DA MULHER NAS DANÇAS FOLCLÓRICAS PANAMENHAS
Anielle Gomes Nunes
996
Ler Texto
NOSSO JARDIM: DO VOO DAS BORBOLETAS ÀS RAÍZES DA TERRA
Natália Martins Gomes, Kátia Salib Deffaci
1004
Ler Texto
CAMINHOS PARA UM INVENTÁRIO DA PRODUÇÃO ARTÍSTICA DE PESSOAS TRANS NEGRAS NA ARTE CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA
Lau Graef Dutra Camargo, Prof.Dr. Igor Simões
1007
Ler Texto
SITE SPECIFIC E O ENSINO DE DANÇA PARA CRIANÇAS: UMA PROPOSIÇÃO AFETIVA COM O ESPAÇO ESCOLAR
Gabriela da Silva Rosa
1012
Ler Texto
MÚSICA NO ENSINO MÉDIO, ENTRE A INTER E TRANSDISCIPLINARIEDADE
José Luiz Domingues Gularte, Cristina Rolim Wolffenbüttel
1014
Ler Texto
CICLOS DE GORDOFOBIA: A COLEÇÃO DA BAILARINA GORDA
Renata Teixeira Ferreira da Silva
1017
Ler Texto
EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICOS-RACIAIS: ROSANA PAULINO E SUAS OBRAS COMO POTENCIALIDADES PARA COMPREENSÃO CRÍTICA DA CULTURA VISUAL
Lucas Nascimento Braga Silva, Geovana Cyrne Cunha Rossini, Daniela da Cruz Schneider
1024
Ler Texto
O DESABAFAR DOS CORPOS - UM ELO ENTRE O SOFRIMENTO E A DANÇA
Franciéli de Quadros
1025
Ler Texto
OS PROFESSORES DE MÚSICA E A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NAS TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS
Lucas Nascimento Braga Silva
1029
Ler Texto
APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS ENTRE O TCC DA LICENCIATURA EM DANÇA E O MUNDO DO TRABALHO
Janete da Silva
1038
Ler Texto
JORNADAS DO CORPO: DOCÊNCIA, PANDEMIA E POÉTICAS DE CONTÁGIO
Marlise do Rosário Machado, Eduardo Guedes Pacheco, Mariana Silva da Silva
1041
Ler Texto
EDUCAÇÃO MUSICAL E FOLCLORE: PRÁTICAS DOCENTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Cibele Machado Maier, Cristina Rolim Wolffenbüttel
1043
Ler Texto
27º Seminário Nacional de Arte e Educação - PROJETO DE PESQUISA
É AULA DE DANÇA?! A DANÇA COMO COMPONENTE CURRICULAR NAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE PELOTAS
Carolina Pinto da Silva
947
Ler Texto
ICÔNICA: A CRIAÇÃO DA PERSONAGEM A PARTIR DA PERFORMANCE DE GÊNERO
Matheus Ramires Rosa, Tatiana Cardoso da Silva
964
Ler Texto
CORPOGRAFIAS – LABORATÓRIO DE ESTUDOS DA CULTURA CORPORAL, MOVIMENTO E GESTO: AS DANÇAS EM SUAS MÚLTIPLAS MANIFESTAÇÕES
Prscila Fontes Gularte, Gabriel Baldez Furtado, Denise Prado Costa, Simone Spotorno Marchand, Rodrigo Lemos Soares, Daiana Viacelli Fernandes, Daniela Ricarte, Leila Cristiane Finoqueto, Vithória Oleiro
974
Ler Texto
COMPOSSÍVEIS: QUANDO O AMBIENTE VIRA CORPO
Tatiana Cardoso da Silva, Giliard Avila Barbosa
986
Ler Texto
CARTAS NARRATIVAS: O QUE EU (COM)VIVI NA FUNDARTE.
Bruno Felix da Costa Almeida
989
Ler Texto
A PESQUISA NA FUNDARTE: ARTE E CONTEXTO
Bruno Felix da Costa Almeida, Júlia Maria Hummes, Márica Pessoa Dal Bello
991
Ler Texto
DA METODOLOGIA DE PESQUISA À AÇÃO: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE DANÇA E TEATRO LICENCIATURA
Anielle Gomes Nunes
993
Ler Texto
A EPISTEMOLOGIA DA EDUCAÇÃO MUSICAL NA FUNDARTE: UMA PROPOSTA DE TESE DE DOUTORADO EM EDUCAÇÃO
Bruno Felix da Costa Almeida
1016
Ler Texto
TEATRO FEMINISTA: A VOZ DOS SILÊNCIOS
Marina Müller Rodrigues, Tatiana Cardoso da Silva
1033
Ler Texto
27º Seminário Nacional de Arte e Educação - RELATO DE EXPERIÊNCIA
EXPOSIÇÃO VIRTUAL: ESTOU BEM, MAS PODERIA ESTAR UM POUQUINHO MELHOR
Mani Torres dos Santos, Mariana Silva Da Silva
Ler Texto
RODACADE: VIRTUALIDADE, ARTE E INCLUSÃO
Rafaela Carangache Kijner, Flavia Pilla do Valle
930
Ler Texto
“TÁ LIGADO”: PRECISO ESTAR ESTANDO NO LUGAR QUE AGORA ESTOU E NÃO ESTAVA
Bruno Felix da Costa Almeida
994
Ler Texto
DO TEATRAL AO CINEMATOGRÁFICO: O PROCESSO DE A CASA DAS LEMBRANÇAS
Camila Borges dos Santos, Cândice Moura Lorenzoni
940
Ler Texto
O PROCESSO DE CRIAÇÃO EM DANÇA E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR-ARTISTA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Ariel Chagas Ignacio, Diego Ebling do Nascimento, Sílvia da Silva Lopes
946
Ler Texto
NA SEARA DA PANDEMIA: PROCESSOS DE CRIAÇÃO NO ENSINO REMOTO
Sandra Mara Rhoden, Jéssica da Rosa Pinheiro, Patriciane Terezinha Born
951
Ler Texto
FRÁGIL?!: UMA DISCUSSÃO SOBRE OS PAPÉIS DE GÊNERO EM UMA PRODUÇÃO DE VÍDEO ESTUDANTIL
Thayse Ludwig Martins, Amanda Menger
999
Ler Texto
AULAS DE VIOLÃO ON-LINE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O ENSINO DE INSTRUMENTO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
Mariele Schossler
1022
Ler Texto
O DESAFIO DO PIBID DE ARTES VISUAIS NA ELABORAÇÃO DE ATIVIDADES REMOTAS EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE PELOTAS
Lilian Bandeira Rodrigues
953
Ler Texto
VIAGEM MUSICAL ATRAVÉS DA HISTÓRIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Bárbara Cecília Spohr, Leonardo Giongo, Cristina Rolim Wolffenbüttel, Henrique Pellin, José Luiz Domingues Gularte
958
Ler Texto
VIVÊNCIAS LITERÁRIAS PARA BEBÊS E FAMÍLIAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Danielle Viegas Wolff Guterres, Alessandra de Mello, Bárbara Cecília Spohr, Cristina Rolim Wolffenbüttel, Patricia Fortes Langendorf Souza
961
Ler Texto
EXPERIÊNCIAS REMOTAS DE MEDIAÇÃO EM ARTE - PROJETO REDE DE MEDIADORES 2021
Adriana Ianzer de Oliveira, Aline Kauana Cezar, Jacinta Griebeler, Jéssica Pinheiro, Larissa Borges Ferreira, Patriciane Born, Rosemari Fiuza da Silva, Susana Toledo
965
Ler Texto
PROJETO DE EXTENSÃO "CONSERTO DE MÚSICA”: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA EQUIPE ORGANIZADORA
Leonardo Giongo, Djeniffer Heinzmann Chassot, Tiago Rubert, Cristina Rolim Wolffenbüttel
969
Ler Texto
PROGRAMA DE EXTENSÃO “EDUCAÇÃO MUSICAL: MÚSICA, EDUCAÇÃO E ENTRELAÇAMENTOS”
Sra Djeniffer Heinzmann Chassot, Sra. Cristina Rolim Wolffenbüttel, Sra Alessandra de Mello
971
Ler Texto
OFICINA DE MATERIAIS SONOROS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS
Sra Djeniffer Heinzmann Chassot, Sra Alessandra de Mello, Sra Crtistina Rolim Wolffenbüttel
972
Ler Texto
EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZADO MUSICAL DURANTE O PERÍODO DE PANDEMIA: UMA NARRAÇÃO DE EXPERIMENTO ATRAVÉS DA FLAUTA DOCE
Alessandra de Mello, Fernanda Anders
973
Ler Texto
OFICINA DE TINTAS NATURAIS ONLINE: ANÁLISE DE UMA ATIVIDADE ARTÍSTICA NA PANDEMIA
Coralina Barreto De Sordi
979
Ler Texto
O PROJETO ESCOLA ABERTA E SUAS RELAÇÕES ENTRE ESCOLA, ARTE E CIDADANIA
Lucas Nascimento Braga Silva, Rosemari Fiuza da Silva, Cristina Rolim Wolffenbüttel
982
Ler Texto
O BEBÊ E A MÚSICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM GRUPO DE ESTUDOS
Fabiane Araujo Chaves, Graziela da Rosa Silva Felicio, Djeniffer Heinzmann Chassot, Cristina Rolim Wolffenbüttel
984
Ler Texto
O QUE EU VI(VI) NO IMAGINÁRIO
Bruno Felix da Costa Almeida
992
Ler Texto
PLANO MUSEOLÓGICO DO MUSEU DA INFÂNCIA UNESC: REINVENÇÕES E PROTOCOLOS SANITÁRIOS PARA VISITAR ESCOLAS COM AS MEDIAÇÃOES CULTURAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19
Amalhene Baesso Reddig, Aline Delavechia Rodrigues, Maxwell Sandeer Flôr
995
Ler Texto
TRAJETÓRIAS E HISTÓRIAS DO PROJETO DE EXTENSÃO DIÁLOGOS EMERGENTES: ENCONTROS DE DOCENTES DE ARTES CÊNICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
William Fernandes Molina, Fernanda Marília Gomes da Rocha
998
Ler Texto
UM RELATO A PARTIR DA CRIAÇÃO ALONE: TRANSGENERIDADE, MÚSICA E POESIA NOS PROCESSOS DE CRIAÇÃO EM DANÇA
Samuel Theodor Pagani Stein
1000
Ler Texto
PRODUÇÃO VIRTUAL DE CLIPE MUSICAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Estela Kohlrausch
1002
Ler Texto
RELATO DE EXPERIÊNCIA- PROJETOS SOCIOCULTURAIS: CRIANÇAS E ADOLESCENTES EXPERIENCIANDO O BALLET CLÁSSICO NA COMUNIDADE
Roberta Soares Cornely
1003
Ler Texto
INCLUSÃO NA ESCOLA PÚBLICA - UM RELATO DE ENSINO REMOTO NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Camila Barboza Castro
1013
Ler Texto
A ARTE DE LER: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA DE INCENTIVO À APRECIAÇÃO LITERÁRIA E MUSICAL DA UERGS
Alessandra de Mello, Cristina Rolim Wolffenbüttel, Djeniffer Heinzmann Chassot
1035
Ler Texto
NARRATIVAS PLURICULTURAIS NO ENSINO DAS ARTES: PRÁTICAS ARTÍSTICO-PEDAGÓGICAS REALIZADAS PELO NÚCLEO ARTES DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UFPEL NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
Maria Joana Mayer De Mattos, Manoel Gildo Alves Neto
1019
Ler Texto
A ARTE E O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA ENQUANTO CONEXÃO SOCIAL - EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL COM COLETIVO DE HAITIANAS
Angélica Nascimento de Castro
1021
Ler Texto
ENSAIO ONLINE - ANTES E DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19 UMA REFLEXÃO COMPARATIVA
Rodrigo Endres Kochenborger, Cynthia Barcelos
1023
Ler Texto
EXPOSIÇÃO VIRTUAL: ESTOU BEM, MAS PODERIA ESTAR UM POUQUINHO MELHOR
Mani Torres dos Santos, Profª Drª
1027
Ler Texto
AULAS DE TEATRO NA PANDEMIA: CAMINHOS PERCORRIDOS NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - NÚCLEO ARTE DA UFPEL
Lorena Goulart Zanetti
1040
Ler Texto
27º Seminário Nacional de Arte e Educação - PESQUISA COM TRABALHO PRÁTICO COMENTADO
TEATRO VIRTUAL – UMA POSSIBILIDADE DE CONVÍVIO EM TEMPOS DE PANDEMIA
Fernanda Da Silva Moreno
952
Ler Texto
PROCESSO DE CRIAÇÃO DO EAD: EMANCIPAR E APRENDER DANÇANDO
Braçi Fernandes, Sílvia Da Silva Lopes
1028
Ler Texto
CANIBALIZANDO A PECADORA QUEIMADA, DE CLARICE: UM EXPERIMENTO DO LADRA – LABORATÓRIO DE DRAMATURGIA DA UFPEL
Marina de Oliveira
1045
Ler Texto
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Enviar Submissão
Enviar Submissão