Dança e interdisciplinaridade: um processo de criação na escola

Autores

  • Grace Boeira Viegas
  • Sílvia Da Silva Lopes

Palavras-chave:

Dança e interdisciplinaridade, temas transversais, dança na escola.

Resumo

Este trabalho trata de um projeto de pesquisa de criação coreográfica que surgiu a partir das observações de aulas de Língua Portuguesa onde a professora titular demonstrou interesse de trabalhar os temas transversais. O projeto está sendo desenvolvido, a partir de uma proposta de interdisciplinaridade entre quatro disciplinas: Dança, Língua portuguesa, História e Artes Visuais em uma turma de nono ano, na escola campo do PIBID/DANÇA/UERGS, E.M.E.F. José Pedro Steigleder, no município de Montenegro. O livro “A divina comédia” foi escolhido por trazer temas que podemos relacionar com a realidade atual e será o ponto de partida para o processo criativo.  Já realizou-se a primeira etapa onde se leu o livro e uma práticas em dança. Os objetivos deste projeto são trabalhar com os temas transversais na dança; tornar consciente para o aluno os conteúdos ensinados no processo do projeto, da dança e das demais disciplinas; melhorar a socialização dos alunos e ampliar a sua consciência do mundo e de si; proporcionar o debate sobre diversos assuntos relacionados à sua vida. Tal pesquisa é de abordagem qualitativa e de criação coreográficas. Será conduzida a partir da improvisação com os fatores de movimentos segundo Laban, relacionadas ao livro lido. O processo será registrado com fotografias e a coreografia será filmada. A autora usará um caderno de campo, e ao final do projeto e os alunos deverão responder a um questionário sobre a experiência realizada.  Já no início da realização deste projeto, percebeu-se o envolvimento dos alunos. Tem-se consciência que o tempo é pouco para aprofundar todas as questões, mas espera-se concluí-lo. Entende-se, assim, que na dança também estão contidas as possibilidades de compreendermos, desvelarmos, problematizarmos e transformarmos as relações que se estabelecem em nossas sociedade.

Downloads

Publicado

2016-10-06

Como Citar

Viegas, G. B., & Lopes, S. D. S. (2016). Dança e interdisciplinaridade: um processo de criação na escola. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), (25), P. 205 – 210. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/383

Edição

Seção

Mesa Temática 8 - As várias disciplinas e seu diálogo com a Arte (Pesquisa em Andamento)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>