Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Início
Atual
Arquivos
Anúncios
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Portal de publicações
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
n. 24 (2014): Arte e Educação: Os Desafios do Professor de Arte no Mundo Contemporâneo
n. 24 (2014): Arte e Educação: Os Desafios do Professor de Arte no Mundo Contemporâneo
Pesquisas Concluídas
Pesquisas em Andamento
Relatos de Experiência
Pôsteres
Publicado:
2014-10-02
Ficha Catalográfica
Ficha Catalográfica
Fundação Municipal de Artes De Montenegro FUNDARTE
P. 01
Ver Ficha
Eixo Temático 1 - O diálogo entre as artes e as outras áreas do conhecimento (Pesquisa Concluída)
A cidade em transição: memória, arquivo e fotografia
Gisele Verardi Joaquim
P. 02-09
Ler Trabalho
O livro Infantil de arte como mediador entre a obra de arte e a criança
Letícia Britto
P. 10-23
Ler Trabalho
Eixo Temático 1 - O diálogo entre as artes e as outras áreas do conhecimento (Pesquisa em Andamento)
“A Arte de Ler”: um projeto de leitura no Vale do Caí envolvendo pesquisa e extensão
Daiane Coutinho de Almeida, Syara Loise Vale Ferreira, Cristina Rolim Wolffenbüttel
P. 24-32
Ler Trabalho
A docência pensada coletivamente: caminhos e descaminhos do Pibid no Ciep
Carlos Roberto Mödinger, Marli Susana Carrard Sitta, Alunos do Curso de Graduação em Teatro: Licenciatura da Uergs – Montenegro, Professoras do Colégio Estadual Ivo Buhler – Ciep e Supervisoras do Subprojeto Pibid/Teatro/Uergs
P. 33-39
Ler Trabalho
A educação musical na interlocução com as ciências sociais e humanas: um estudo exploratório sobre a produção de conhecimento envolvendo a área
Maria Guiomar de Carvalho Ribas, Jusamara Vieira Souza
P. 40-45
Ler Trabalho
A valorização da cultura brasileira através do ensino do teatro
Nathalia Chiabai de Freitas
P. 46-50
Ler Trabalho
Arte e moda: releituras da obra de Beatriz Milhazes nas produções de moda
Márcio Monticelli Albani
P. 51-57
Ler Trabalho
Arte e saúde mental: a arte contemporânea e suas relações com clínica no CAPS infantil de Pelotas
Maria Stella Weikamp Martinelli, Claudio Tarouco de Azevedo
P. 58-62
Ler Trabalho
Ave Maria, cheia de desgraça... Notas sobre o rechaço ao Monumento a Nossa Senhora de Caravaggio em Farroupilha-RS
Clóvis Da Rolt
P. 63-70
Ler Trabalho
Estratégias pedagógicas de professores da E.M.E.F. José Pedro Steigleder: pensando o ensino da Dança a partir da sua análise
Iara Taiane Maciel, Sílvia da Silva Lopes
P. 71-75
Ler Trabalho
Formação e educação na contemporaneidade: caminhos pela arte
Paula Weber
P. 76-82
Ler Trabalho
Interdisciplinaridade no ensino básico: estabelecendo relações através da forma
Patrícia de Sousa Borges, Sílvia da Silva Lopes
P. 83-85
Ler Trabalho
Mo-Ver
Liliane Giordano, Melina Pafiadache da Rocha Silva, Rosani Brochier Nicoli
P. 86-95
Ler Trabalho
Música, arte e literatura na Cidade das Artes: investigando a cultura na cidade de Montenegro, RS
Edione Schmidt da Silva, Cristina Rolim Wolffenbüttel, Sílvia da Silva Lopes
P. 96-103
Ler Trabalho
Música pampeana, cultura e sociedade: o discurso de natureza na constituição gaúcha
Virgínia Tavares Vieira, Paula Corrêa Henning
P. 104-110
Ler Trabalho
O livro de artista múltiplo enquanto ferramenta de invenção, reinvenção e intervenção
Bianca Ziegler de Souza
P. 111-120
Ler Trabalho
O livro dos monstros sensíveis: aspectos lúdicos e educacionais de uma póetica
Cassius Andre Prietto Souza, Nádia da Cruz Senna
P. 121-128
Ler Trabalho
Eixo Temático 1 - O diálogo entre as artes e as outras áreas do conhecimento (Relato de Experiência)
A arte para além da sala de aula
Andreia Salvadori
P. 129-133
Ler Trabalho
A utilização das mídias digitais como recurso de apoio processual a leitura e a dramatização de contos infantis
Marcia Ines Hartmann
P. 134-136
Ler Trabalho
Arte e agenciamento cultural: disciplina propõe experiências expositivas com artistas visuais em formação
Amalhene Baesso Reddig
P. 137-140
Ler Trabalho
Artes plásticas e teatro de bonecos
Vera Regina do Amaral
P. 141-146
Ler Trabalho
Mostra didática de dança: formação de plateia
Amalhene Baesso Reddig, Viviane Maria Candiotto, Maxweel Sander Flor, Ana Clara Picollo
P. 147-150
Ler Trabalho
O trabalho de musicoterapia no Projovem Adolescente
Rafael Marrero Brignol, Carla Gonçalves Rodrigues
P. 151-154
Ler Trabalho
Projeto Construção: criatividade e interdisciplinaridade na escola
Ezequiel Viapiana, Gisele Damiani, Anelise Pereira Baur, Paola Junqueira dos Santos, Gabriela Bercht, Leonete Cassol
P. 155-158
Ler Trabalho
Utilizando instrumentos de percussão como ferramenta para a aula de música
Tiago Oliveira
P. 159-163
Ler Trabalho
Eixo Temático 2 - O lugar da arte na escola: dificuldades e conquistas (Pesquisa Concluída)
Estratégias de ensino: a história da arte de forma anacrônica
Cleison Rafael Goulart da Silva
P. 164-175
Ler Trabalho
Investigação sobre a música nas Escolas Públicas Municipais do COREDE do Vale do Paranhana/Encosta da Serra
Lúcia Jacinta da Silva Backes, Cristina Rolim Wolffenbüttel
P. 176-184
Ler Trabalho
Táticas de uma professora pedagoga para desenvolver práticas artísticas na sala de aula
Rita Patricia Caceres de Laforet, Eduarda Gonçalves
P. 185-191
Ler Trabalho
Uma pesquisa sobre a presença da música nas Escolas Públicas Municipais da Região do COREDE do Vale do Caí, RS
Daniele Isabel Ertel, Cristina Rolim Wolffenbüttel
P. 192-199
Ler Trabalho
Eixo Temático 2 - O lugar da arte na escola: dificuldades e conquistas (Pesquisa em Andamento)
A influência da dança no desenvolvimento da leitura e da escrita das crianças do 2º ano da E.M.E.F José Pedro Steigleder
Ana Júlia Vieira, Laís Senhor, Sílvia da Silva Lopes
P. 200-202
Ler Trabalho
A inserção da música em Escolas Públicas Municipais das Regiões Funcionais dos COREDES, RS
Cristina Rolim Wolffenbüttel, Jusamara Vieira Souza
P. 203-212
Ler Trabalho
Como assim, professor de música? Um estudo de caso sobre a formação e atuação de duas professoras que atuam com música em escolas públicas
Daniele Isabel Ertel, Cristina Rolim Wolffenbüttel
P. 213-221
Ler Trabalho
Formação docente no Pibid Artes Visuais – impressões iniciais de uma pesquisa
Maristani Polidori Zamperetti
P. 222-228
Ler Trabalho
Gostar de ler e escuta musical: concepções sobre as preferências dos estudantes
Rodrigo da Rocha Leite, Arthur Aloys Roth Noswitz, Cristina Rolim Wolffenbüttel
P. 229-235
Ler Trabalho
Teoria crítica da sociedade e ensino da arte: os aspectos semiformativos da prática
Priscila Monteiro Chaves, Daniela da Cruz Schneider
P. 236-241
Ler Trabalho
Teoria e prática como caixa de ferramentas: para pensar desusos no ensino de artes visuais
Daniela da Cruz Schneider, Priscila Monteiro Chaves
P. 242-247
Ler Trabalho
Eixo Temático 2 - O lugar da arte na escola: dificuldades e conquistas (Relato de Experiência)
100 anos de Lupicínio: reinventando sua música em sala de aula
Cristina Cabral Fernández, Luciano Santini Romero, Morena Bauler Chagas
P. 248-251
Ler Trabalho
Ação educativa na Galeria de Arte Loide Schwambach - Programa Mais Cultura nas Escolas
Andreia Salvadori, Jéssica Pinheiro, Lucas Pacheco Brum, Tatiane dos Passos de Oliveira, Patriciane Born
P. 252-257
Ler Trabalho
Arte não tem idade - educação e sensibilização para todas as etapas da vida
Dilene Maciel Cezar, Professores de Arte da Rede Municipal de Educação de Santa Rosa - RS
P. 258-262
Ler Trabalho
Arte nas escolas: processo de criação cênica na comunidade
Ainá Ayofemi de Campos Bento
P. 263-266
Ler Trabalho
Musicalização para jovens e adultos: o projeto realizado na eja da Escola Municipal João da Silva Silveira em Monte Bonito – RS
Maurício de Oliveira Ciocca, Vítor Gomes Moreira, Isabel Bonat Hirsch
P. 267-270
Ler Trabalho
O Brasil nas cores de Tarsila do Amaral: uma proposta de experiência estética na infância
Marcos Antonio dos Santos
P. 271-273
Ler Trabalho
Orquestra de sopros da fundarte - 10 anos: prática instrumental em grupo, idealismo e resistência
Marcelo Bruno
P. 274-278
Ler Trabalho
Projeto compartilhando vivências: um viés para a formação do professor artista repensando os processos de ensino-aprendizagem
Daiani Fiorini Fernandes, Aline da Silva Pinto, Sílvia da Silva Lopes
P. 279-282
Ler Trabalho
Projeto Corpo e Arte
Ana Denise Ulrich, Patriciane Born, Patrick Aozani de Moraes, Rodrigo Kochenborger
P. 283-288
Ler Relato
Zóing: oficinas de música na exposição de aparelhos sonoros de Chico Machado
Ezequiel Viapiana
P. 289-292
Ler Trabalho
Eixo Temático 3 - O professor pesquisador na educação básica (Pesquisa Concluída)
Minha, tua, nossa cadeira: desdobramentos do objeto
Ana Lúcia Pereira Ferreira de Quadros
P. 293-298
Ler Trabalho
Eixo Temático 3 - O professor pesquisador na educação básica (Pesquisa em Andamento)
A relação entre as preferências musicais dos alunos do ensino fundamental e suas influências
Adrielle Camila Oliveira de Rezende, Mariele Schossler, Cristina Rolim Wolffenbüttel
P. 299-306
Ler Trabalho
A utilização do espaço físico escolar: dançando acrobaticamente pelas estruturas
Maria Eduarda da Silveira, Sílvia da Silva Lopes
P. 307-310
Ler Trabalho
Do “não-movimento” à expressividade: pensando as práticas corporais em dança na escola
Amanda Cardoso Nunes, Sílvia da Silva Lopes
P. 311-314
Ler Trabalho
Educação musical, família e musicalidade na infância
Taicir Miranda Firmo, Jocelene Machado Carpes de Oliveira, Cristina Rolim Wolffenbüttel
P. 315-320
Ler Trabalho
Reflexões sobre gosto musical e seleção de repertório para o trabalho escolar
Morgana Kremer, Gustavo Gonçalves Andersen, Cristina Rolim Wolffenbüttel
P. 321-329
Ler Trabalho
Eixo Temático 3 - O professor pesquisador na educação básica (Relato de Experiência)
Compreendendo o grafismo infantil a partir da experimentação de materiais – um estudo de caso
Shayda Cazaubon Peres, Maristani Polidori Zamperetti
P. 330-334
Ler Trabalho
Estudo sobre autorreferência
Kathleen Oliveira de Avila, Maristani Polidori Zamperetti
P. 335-339
Ler Trabalho
Musicalização para bebês na UFPel: novas possibilidades
Regiana Blank Wille, Angelita Alves, Mirian Schumann, Cássia Neivert, Cristiane Ribeiro
P. 340-344
Ler Trabalho
Eixo Temático 4 - A formação do professor artista (Pesquisa Concluída)
Arte e vida/criação e composição de si
Patrick Aozani Moraes, Cibele Sastre
P. 345-350
Ler Trabalho
Cursos de Licenciatura em Música no Rio Grande do Sul: investigando as propostas curriculares
Ranielly Boff Scheffer, Cristina Rolim Wolffenbüttel
P. 351-358
Ler Trabalho
O uso de objetos e a ação corporal como indutores da construção do bufo no corpo do ator
Marina de Oliveira
P. 359-364
Ler Trabalho
Pesquisa sobre a música nas Escolas Públicas do COREDE Litoral do Rio Grande do Sul
Patrick da Costa Silva, Cristina Rolim Wolffenbüttel
P. 365-372
Ler Trabalho
Eixo Temático 4 - A formação do professor artista (Relato de Experiência)
Em criação/formação Os estágios de criação da Licenciatura em Dança da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e a formação do futuro artistadocente
Neila Baldi
P. 373-376
Ler Trabalho
Estágio Supervisionado em Arte: um relato de experiência no projeto Mais Educação
Bruno Parisoto
P. 377-381
Ler Trabalho
Oficina de Musicalização para o curso de Dança da UFPel: reflexões sobre o professor-artista
Mariana Silva Ferraz, Isabel Bonat Hirsch
P. 382-386
Ler Trabalho
Outras Rotas: considerações sobre o caminho até aqui
Francisco Gick, Gleniana Peixoto, Gustavo Dienstmann, Luan Silveira, Jezebel De Carli
P. 387-390
Ler Trabalho
Reconhecendo e dilatando – caminhos somáticos Um relato de experiência de aulas de dança no projeto de extensão compartilhando vivências da universidade estadual do rio grande do sul
Bruno Parisoto, Aline da Silva Pinto, Sílvia da Silva Lopes
P. 391-395
Ler Trabalho
Eixo Temático 5 - O papel do ensino da arte nos projetos sociais (Pesquisa em Andamento)
A performance como prática pedagógica, intervenção artística e projeto social
Davi Giordano
P. 396-402
Ler Trabalho
Cultura popular e musicalização: Possibilidades de introdução do Maculelê no ensino de música nas escolas municipais de Pelotas – RS.
Luan Novo Borba, Isabel Bonat Hirsch
P. 403-408
Ler Trabalho
Mapeamento do trabalho musical da Igreja Evangélica Luterana de Canguçu
Eliara Ramson Ferraz, Isabel Bonat Hirsch
P. 409-413
Ler Trabalho
Eixo Temático 5 - O papel do ensino da arte nos projetos sociais (Relato de Experiência)
Arte é vida! Múltiplas linguagens da arte no PLUG-Programa Lazer Unindo Gerações de Ivoti
Andrea Cristina Baum Schneck, Graciele Weber, Luzia Ferlauto Lesama
P. 414-420
Ler Trabalho
Sensações e motivações: o Ballet Clássico como pratica corporal na idade adulta
Itiberê Gross Alencastro, Aline da Silva Pinto
P. 421-424
Ler Trabalho
Eixo Temático 6 - Arte, escola e sociedade: encontros e desencontros (Pesquisa Concluída)
A docência como performance
Márcia Pessoa Dal Bello
P. 425-434
Ler Trabalho
Pesquisa sobre Interdisciplinaridade: a produção científica em teses e dissertações no Brasil nos anos de 2008 a 2013
Lucas Pacheco Brum, Cristina Rolim Wolffenbüttel
P. 435-443
Ler Trabalho
Eixo Temático 6 - Arte, escola e sociedade: encontros e desencontros (Pesquisa em Andamento)
A presença de um artista-professor na sala de aula: considerações iniciais
Lislaine Sirsi Cansi, Renata Azevedo Requião
P. 444-451
Ler Trabalho
Didática musical para aulas de teclado eletrônico: uma abordagem voltada para o cotidiano dos alunos
Maria Amélia Benincá de Farias
P. 452-458
Ler Trabalho
Modernidade, pós-modernidade, altermodernidade - conceitos para pensar a arte contemporânea na escola
Ana Beatriz Campos Vaz
P. 459-465
Ler Trabalho
O ensino do teatro diante do contexto contemporâneo
Tatiana Raquel B. Greff
P. 466-471
Ler Trabalho
Eixo Temático 6 - Arte, escola e sociedade: encontros e desencontros (Relato de Experiência)
A apropriação de imagens da Cultura Visual pelo campo artístico
Lucas Pacheco Brum
P. 472-475
Ler Trabalho
Aprendendo arte no museu de Arte de Montenegro a partir da exposição “A Medida do Gesto”
Lucas Pacheco Brum, Madeleine de Mello Fontoura
P. 476-482
Ler Trabalho
Projeto quilombo das artes: entre o sonho e a desilusão
Paulo Gaiger
P. 483-486
Ler Trabalho
Eixo Temático 7 - Tecnologias e novos conhecimentos (Pesquisa Concluída)
Conhecendo a história da fotografia através de um objeto de aprendizagem
Andrea Hofstaetter, Míria Santanna dos Santos
P. 487-493
Ler Trabalho
Eixo Temático 7 - Tecnologias e novos conhecimentos (Pesquisa em Andamento)
Análise composicional da música Overworld Theme
Lívia Danielle Carvalho Fernandes
P. 494-499
Ler Trabalho
Mapas sensíveis educacionais: enunciado produtor de sentidos
Rosangela Silveira Garcia, Margarete Axt
P. 500-508
Ler Trabalho
O ensino da música através da criação e sonorização de uma história para a produção de um vídeo educativo
Paulo Ricardo Ulrich, Israel Silva de Oliveira, Cristina Rolim Wolffenbüttel
P. 509-513
Ler Trabalho
Eixo Temático 7 - Tecnologias e novos conhecimentos (Relato de Experiência)
Documentando identidades: o cinema como espaço de criação e reflexão no ensino da arte
Taís Ritter Dias
P. 514-517
Ler Trabalho
Eixo Temático 8 - O ensino da arte e a inclusão escolar (Pesquisa Concluída)
Uma pesquisa sobre a presença da música nas Escolas Públicas Municipais da Região do COREDE do Vale do Caí, RS
Josué Tales Flach, Cristina Rolim Wolffenbüttel
P. 518-525
Ler Trabalho
Dinâmicas entre arte e a inclusão
Joao Guilherme Barreto Prandini Ricieri
P. 526-532
Ler Trabalho
Eixo Temático 8 - O ensino da arte e a inclusão escolar (Pesquisa em Andamento)
A presença da música nas Escolas Públicas Municipais da região do COREDE do Vale do Rio dos Sinos, RS
Diogo Henrique Ertel, Cristina Rolim Wolffenbüttel
P. 533-541
Ler Trabalho
Flexibilização em práticas cênicas: cruzamentos de práticas teatrais e Contato Improvisação em uma aula de teatro com surdos
Marcia Berselli, Sergio Andrés Lulkin
P. 542-549
Ler Trabalho
Identidade e pertencimento: uma abordagem no campo do ensino de Artes Visuais
Adrise Ferreira de Souza, Claudio Tarouco de Azevedo
P. 550-555
Ler Trabalho
Eixo Temático 8 - O ensino da arte e a inclusão escolar (Relato de Experiência)
Negritude: construções na identidade social
Gabriela Souza da Rosa, Sílvia da Silva Lopes
P. 556-559
Ler Trabalho
Pôster
A história da arte apropriada através da contemporaneidade e suas possibilidades na educação das artes visuais
Carin Cristina Dahmer
P. 560-562
Ler Trabalho
Desenvolvimento psicomotor e motivacional do aluno especial de música no contexto escolar
Alana Todero, Dhimytrius Falkenberg, Ricardo Benvegnu
P. 563-564
Ler Trabalho
Música no ambiente hospitalar: um olhar sobre as práticas realizadas
Angelita Alves, Regiana Blank Wille
P. 565-567
Ler Trabalho
O campo de ação (e invenção) em dança no RS sob a perspectiva da formação professor-artista no curso de Graduação em Dança- Licenciatura da UERGS: estudo da atuação profissional do egresso
Renan dos Santos Silva, Larissa Sanguiné, Cibele Sastre
P. 568-569
Ler Trabalho
Oficinas da Esperança
Candida Angéli Kerber
P. 570-571
Ler Trabalho
Tenho mais de 20... ainda posso aprender a dançar Jazz? Um estudo sobre os motivos que levam indivíduos a iniciarem a prática do Jazz na idade adulta
Caroline Kummer de Jesus, Anette Lopes Lubisco
P. 572-573
Ler Trabalho
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Enviar Submissão
Enviar Submissão