O PROCESSO DE CRIAÇÃO EM DANÇA E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR-ARTISTA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Ariel Chagas Ignacio Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Diego Ebling do Nascimento Universidade Federal do Tocantins
  • Sílvia da Silva Lopes Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)

Palavras-chave:

Formação em Dança, Criação em Dança, Extensão Universitária

Resumo

A criação em Dança é aspecto importantíssimo na formação do/a professor/a artista, compondo um dos eixos principais no Projeto Pedagógico de Curso. Contudo, em muitos casos, os/as alunos/as chegam ao curso com lacunas nesse aspecto, pois no campo dos cursos livres de Dança a criação, muitas vezes é delegada apenas ao professor e os alunos/as ficam restritos à interpretação da coreografia. Assim, a participação dos intérpretes nos processos de criação será exigência do projeto, pois a construção de conhecimentos em Dança carrega em si valores humanos, éticos e estéticos. O Projeto “Criação em Dança: Experimentos em tempos de pandemia” propõe que estudantes da Graduação em Dança: Licenciatura da UERGS criem obras com estudantes das escolas públicas, pessoas da comunidade, estudantes de outros Cursos da UERGS e/ou alunos/as das escolas de dança de Montenegro e apresentem a obra artística, tudo no formato remoto. É possível participar do projeto como diretores/as ou coreógrafos/as; como intérpretes criadores, assistindo as palestras e fruindo as obras artísticas criadas, com mediação artístico-educativa. Espera-se que as propostas artísticos-pedagógicas fortaleçam os laços e as trocas entre a Universidade, a escola pública, as escolas de dança da cidade e a comunidade.

Biografia do Autor

Ariel Chagas Ignacio, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Estudante do curso de Dança Licenciatura da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Bolsista Probex, 2021.

Diego Ebling do Nascimento, Universidade Federal do Tocantins

Diego Ebling do Nascimento é professor, extensionista e pesquisador na área da dança e da educação física da Universidade Federal do Tocantins. Mestre e licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas. Especialista em Artes Híbridas e em Dança e Consciência Corporal. Pesquisador do Centro de Desenvolvimento do Esporte Recreativo e do Lazer, Rede CEDES. Coordenador do Projeto de Extensão “Laboratório de Investigação do Movimento Autônomo” - (LIMA); Colaborador do projeto “Dança Contemporânea: Corporalidades Experimentais”. Organizador das atividades do “Núcleo 8 (Educação Somática)” no estado do Tocantins (TO).

Sílvia da Silva Lopes, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)

Possui graduação em Educação Física pelo Centro Universitário Metodista (1991) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente é professora assistente do Curso de Graduação em Dança: Licenciatura da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul-Uergs. Tem experiência na área de Artes-Dança, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino da dança na escola, ensino das técnicas de dança, composição coreográfica e formação de professores. É membra do Grupo de Pesquisa CORPOÉTICA - Poéticas do Corpo da Uergs/CNPQ. É, também, representante da UERGS no SINPRO e no Conselho Municipal de Cultura-CMC de Montenegro.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br Acesso em: 05 out, 2020.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n. 9.394/96. Brasília, 1996.

ICLE, Gilberto. Pedagogia da Arte: entre-lugares da escola. Volume 2 ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2012.

SANTOS, Maíra Simões Claudino. Composição Instantânea: formação coreográfica do artista da dança e de seu corpo-realidade. Revista Brasileira de Estudos da Presença, v. 8, n. 1, p. 167-193, 2018.

WOODRUFF, Dianne. Treinamentos na dança: Visões mecanicistas e holísticas. In: Cadernos do GIPE-CIT, Estudos do Corpo, Salvador, n.2, p.31-9, FEV. 1999.

Downloads

Publicado

2021-11-25

Como Citar

Ignacio, A. C., do Nascimento, D. E., & Lopes, S. da S. (2021). O PROCESSO DE CRIAÇÃO EM DANÇA E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR-ARTISTA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), 27(27), 946. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/946

Edição

Seção

27º Seminário Nacional de Arte e Educação - RELATO DE EXPERIÊNCIA

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2