CORPOGRAFIAS – LABORATÓRIO DE ESTUDOS DA CULTURA CORPORAL, MOVIMENTO E GESTO: AS DANÇAS EM SUAS MÚLTIPLAS MANIFESTAÇÕES

Autores

  • Prscila Fontes Gularte Universidade Federal do Rio Grande
  • Gabriel Baldez Furtado Universidade Federal do Rio Grande
  • Denise Prado Costa Universidade Federal do Rio Grande
  • Simone Spotorno Marchand Universidade Federal do Rio Grande
  • Rodrigo Lemos Soares Universidade Federal do Rio Grande
  • Daiana Viacelli Fernandes Universidade Federal do Rio Grande
  • Daniela Ricarte
  • Leila Cristiane Finoqueto Universidade Federal do Rio Grande
  • Vithória Oleiro Universidade Federal do Rio Grande

Palavras-chave:

Corpografias, Danças, Historicidade

Resumo

Vinculado à Universidade Federal do Rio Grande (FURG), com encontros quinzenais, de forma remota, o Grupo de Pesquisa ‘Corpografias – Laboratório de Estudos da Cultura Corporal, Movimento e Gesto: as danças em suas múltiplas manifestações’, configura-se numa ampla proposta investigativa, desenvolvendo pesquisas sobre a dança em suas diversas manifestações culturais. Atualmente participam nove pesquisadores/as interessados e inseridos no contexto da Dança e suas implicações. Em 2019, tivemos acesso a obras produzidas por duas riograndinas que descrevem a trajetória da Dança em Rio Grande onde identificamos alguns personagens que inseriram a Dança em Rio Grande/RS, bem como aqueles e aquelas que deram continuidade à sua presença no cenário do município nas décadas subsequentes. Em 2020, realizamos 10 entrevistas com mulheres que estiveram/estão presentes na Dança em Rio Grande/RS. Já no ano de 2021, introduzimos em nossas pesquisas um novo nicho investigativo, as Danças Urbanas. Agregada a essa ação, o Grupo se propõe a reunir o acervo imagético compondo o Museu ‘Memórias da Dança em Rio Grande/RS’ onde consideramos necessário demarcar a existência de narrativas que configuram cenários históricos dançantes, de personagens que oportunizaram a demarcação de um território que se movimenta e se encontra nas memórias artísticas do município do Rio Grande/RS.

Referências

DUARTE, Beatriz Batezat. Dança, “Poesia em movimento”- sua memória, através de análise histórico-fotográfica (Rio Grande: 1940-1990). Monografia (Curso de Pós-Graduação em Artes) – Instituto de Letras e Artes, UFPel, Pelotas/RS: 1997. 115 páginas.

OLIVEIRA, Vanessa Rocha de. Memórias e narrativas: Protagonistas do Ballet Clássico na cidade de Rio Grande/RS. Trabalho de Conclusão de Curso. (Curso de Licenciatura em Dança) - UFPel, Pelotas/RS. 2015, 208 páginas.

GARCIA, Demio Garcia de; FINOQUETO, Leila Cristiane. Fragmentos de Dança de Rua no município do Rio Grande/RS: alguns atores e contextos. As práticas corporais na cidade do Rio Grande/RS: experiências investigativas durante a formação inicial de professores em educação física. Gustavo da Silva Freitas, Arisson Vinícius L. Gonçalves (orgs). Rio Grande, RS: Ed. da FURG, 2018. ISBN 978-85-7566-567-1.

GULARTE, Priscila Fontes. Entre samba e brilho: percepções sobre a produção dos corpos nos carnavais da Unidos da Rheingantz. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em Educação Física - Licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande, Instituto de Educação, Curso de Licenciatura em Educação Física, Rio Grande/RS, 2019.

Downloads

Publicado

2021-11-25

Como Citar

Gularte, P. F., Furtado, G. B., Costa, D. P., Marchand, S. S., Soares, R. L., Fernandes, D. V., … Oleiro, V. (2021). CORPOGRAFIAS – LABORATÓRIO DE ESTUDOS DA CULTURA CORPORAL, MOVIMENTO E GESTO: AS DANÇAS EM SUAS MÚLTIPLAS MANIFESTAÇÕES. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), 27(27), 974. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/974

Edição

Seção

27º Seminário Nacional de Arte e Educação - PROJETO DE PESQUISA

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)