O CANTO ORFEÔNICO E SUA INFLUÊNCIA NA PRÁTICA DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.19179/2319-0868.815Palavras-chave:
Educação Musical, Canto Orfeônico, Prática Docente.Resumo
Esse artigo é resultado de reflexões elaboradas a partir de uma pesquisa de campo realizada em uma escola municipal localizada na cidade de Fortaleza, Ceará, e das análises feitas a partir da disciplina “Educação Musical Brasileira: Metodologias e Tendências”, do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Ceará. Tem como objetivo destacar a influência que o Canto Orfeônico, implantado por Heitor Villa-Lobos no Brasil, exerce até os dias atuais no ensino de Música na escola básica. Tal constatação se deu após uma visita in loco e à entrevista aberta realizada com o professor de Arte atuante nele, sendo também uma pesquisa de cunho metodológico qualitativo (MINAYO, 2009). O aporte teórico dispõe dos estudos de Freire (2018), Lisboa (2015), Loureiro (2001) e Souza (2012).Referências
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