Vital Brazil e a autonomia (vital) para a educação

Autores

  • Sandra Delmonte Gallego Honda Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Palavras-chave:

Educação brasileira, pedagogia do oprimido, Vital Brazil

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de explanar de forma sucinta a biografia de Vital Brazil e relacionar suas contribuições na medicina com a educação brasileira. A educação, conforme é sabido, sofre defasagens consideráveis no cerne de alunos de escolas públicas que almejam adentrar em cursos superiores considerados, ainda hoje, elitistas, tal qual a medicina que nos serve de protagonista neste trabalho. Buscou-se, assim, conjugar a biografia de Vital Brazil com as colocações de Paulo Freire em "Pedagogia do Oprimido" concluindo que a autonomia e a perseverança do educando diante das opressões e obstáculos são de suma importância para a concretização e a construção do indivíduo.

Biografia do Autor

Sandra Delmonte Gallego Honda, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Bacharela Tradutor e Intérprete. Pós-graduada em Literatura e Estudos Linguísticos. Mestre em Educação pelo Programa de Mestrado Profissional em Práticas Pedagógicas (PROGEPE), todos pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE e sob orientação da Profa Dra Ana Maria Haddad Baptista. Integrande do grupo de pesquisa "Tempo-Memória, Educação e Linguagem" coordenado pela Profa Dra Ana Maria Haddad Baptista.

Referências

BAPTISTA, Ana Maria Haddad. Educação, ensino & literatura – propostas para reflexão. São Paulo: Arte-Livros Editora, 2011.

BRAZIL, Lael Vital. Vital Brazil: vida e obra 1865-1950. Niterói: Instituto Vital Brazil, 2001. 56p. (Discurso proferido na solenidade de comemoração do aniversário de 80 anos do Instituto Vital Brasil, 11 set. 2000).

_________________. Vital Brazil Mineiro da Campanha. Uma genealogia brasileira. Rio de Janeiro: 1996. Versão atualizada para biblioteca virtual em maio de 2002.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio Janeiro: Paz e Terra Editora, 2010.

Referências Eletrônicas

www.butantan.gov.br acesso em 20/07/2015.

www.vitalbrazil.rj.gov.br acesso em 26/07/2015.

Downloads

Publicado

30.06.2016

Como Citar

Honda, S. D. G. (2016). Vital Brazil e a autonomia (vital) para a educação. Revista Da FUNDARTE, (31), P.122-P.135. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/337

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.