DANÇARELANDO NA CENA INFANTIL: DESAFIOS DA CRIAÇÃO ARTÍSTICA PARA A CRIANÇA PEQUENA
DOI:
https://doi.org/10.19179/2319-0868.784Palabras clave:
processo de criação, dança, criança pequenaResumen
O texto pontua alguns desafios que envolvem o processo de criar em dança para crianças, tendo como referência o Dançarelando em Cena (UFG). No diálogo entre relatar a experiência (Zamboni, 1998) e autores da infância, experiência estética e processos criativos, levantamos as questões: como o corpo adulto pode construir uma presença cênica que se conecte de fato com a sensorialidade de crianças? Como não incorrer numa didatização exagerada e promover experiências estéticas que engajem as crianças de modo complexo? As experiências indicaram que enfrentar de tais desafios demanda tratar as crianças como seres completos (Corsaro, 1997) e específicos, não barateando nem na criação nem nas escolhas estéticas, o rigor e a excelência artística.Citas
AQUINO, D. Dança - artefato do corpo natural e cultural. In: GOMES, S. (org) Dança e educação em movimento. São Paulo, Cortez, 2003.
CORSARO, W. A. Sociologia da infância. 2a ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.
DEWEY, J. Arte como experiência. Tradução Vera Ribeiro, São Paulo, Martins Fontes, 2010.
DUARTE-JÚNIOR, J. F. Fundamentos Estéticos da Educação. São Paulo: Papirus, 1995.
GOMES, S. A dança e a mobilidade contemporâneas. In: GOMES, S. (org) Dança e educação em movimento. São Paulo: Cortez, 2003.
KATZ, H. A dança, o pensamento do corpo. In: NOVAES, A. (org.) O homem-máquina: a ciência manipula o corpo. São Paul, Companhia das Letras, 2003.
LARROSA, J. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Trad. João Wanderley Geraldi, Revista Brasileira de Educação, Jan/Fev/Mar/Abr, no 19, 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf Acessado em 01 abr 2019.
LARROSA, J. O enigma da infância. In: LARROSA, J. Pedagogia profana: danças piruetas e mascaradas. Trad. Alfredo Veiga-Neto, 4ª ed, Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
PEREIRA, R. M. R.; SOUZA, S, J. Infância, conhecimento e contemporaneidade. In: KRAMER, S; LEITE, M. I. F. P. Infância e produção cultural, Campinas, Papirus, 1998.
RANCIÈRE, Jacques. A partilha o sensível: estética e política. Tradução de Monica Costa Neto, 2. Edição, São Paulo: Editora 34, 2009.
SANTOS, J. A. H. Quando a dança encontra a criança: um estudo acerca da criação em dança contemporânea para crianças. Dissertação (Mestrado em Estética e História da Arte), Universidade de São Paulo, 2017. Disponível em http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-04092017-114723/pt-br.php. Acesso em 01 abr 2019.
VILELA, L. A Dança e as crianças. In: GREINER, C; SANTO, C. E.; SOBRAL, S. Cartografia Rumos Itaú Cultural dança: formação e criação. São Paulo: Itaú Cultural, 2014. Disponível em: https://issuu.com/itaucultural/docs/rumosdanca_final_issuu. Acesso em: 01 abr 2019.
ZAMBONI, S. A. Pesquisa em arte: um paralelo entre arte e ciência. Campinas, Autores associados, 1998.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.