A BRINCADEIRA DE FICÇÃO: ESTUDO DA ATUAÇÃO DA CRIANÇA EM CENA

Autores

  • Tiago Cruvinel Instituto Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868/793

Palavras-chave:

Criança, Brincadeira de ficção, Preparação, Cinema

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a especificidade da brincadeira de ficção no contexto da atuação da criança em cena. A brincadeira de ficção pode ser entendida como uma forma de expressão corporal sofisticada, em que as crianças representam papeis sociais. O “faz de conta” aqui é percebido como a forma dramática primeira, de modo que essa informação e auxilia na compreensão do processo criativo da criança ‒ via atuação/dramatização ‒, contribuindo com a preparação e a direção de crianças-atores, dado que o “faz de conta” diz muito da cultura da própria criança, da capacidade natural que ela tem de atuar com seu corpo.

Biografia do Autor

Tiago Cruvinel, Instituto Federal de Minas Gerais

Ator e professor do Instituto Federal de Minas Gerais – IFMG – Campus Betim.
É doutor (2017) em Artes pela Universidade de Brasília – UnB e possui um pós-doutorado na Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Autor do livro “Crianças em cena: Análise da atuação e de processos criativas com crianças-atores” (Editora CRV, 2015) e um dos
organizadores da série “Pedagogia das Artes Cênicas” (volumes 1, 2 e 3). Foi vice-coordenador do grupo de trabalho “Pedagogia das Artes Cênicas” da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas –
ABRACE. (2017-2018).

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Publicado

30.09.2020

Como Citar

Cruvinel, T. (2020). A BRINCADEIRA DE FICÇÃO: ESTUDO DA ATUAÇÃO DA CRIANÇA EM CENA. Revista Da FUNDARTE, 42(42), 01–13. https://doi.org/10.19179/2319-0868/793

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