SONHOGRAFIAS DE AULA

Autores/as

  • Marina dos Reis Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868.709

Palabras clave:

Sonhografia, Aulas-Sonho, Educação,

Resumen

Trata-se de um artigo de teor ensaístico, introdutório às sonhografias, uma maneira poética de traduzir e sentir o Arquivo da Educação como se fosse um sonho. Dessa escrita informe, a criação das Aulas-sonho desprende-se pela onirocrítica ou pelo labor onírico sobre as partes a-traduzir, intraduzíveis que afectam o corpo do docente. Apresentaremos alguns conceitos das Filosofias da Diferença, relativos à escrita e sonho, e uma sonhografia transcriada empiricamente pelo Método Sonhográfico, tomando como matéria de criação o Caderno de Notas 4, da Coleção Escrileituras.

Citas

AUMONT, Jacques. A Imagem. Trad. Estela dos Santos Abreu e Cláudio Cesar Santoro. 2 a. ed. São Paulo: Papirus, 1995. 317 p.

DALAROSA, Patrícia Cardinale. Caderno de Notas 4: Pedagogia da tradução: entre bio-oficinas de filosofia. Coleção Escrileituras. 2011. 74 f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.ufrgs.br/da.php?nrb=000820788&loc=2012&l=4662f0337a0a6035> . Acesso em 17. jun. 2019.

DE OLIVEIRA, Rachel Cecília. Pensar por imagens: Vilém Flusser e a construção do pensamento na atualidade. Revista Sísifo, v.1, n. 8, 2018. p. 51-60. Disponível em: <http://www.revistasisifo.com/2018/11/pensar-por-imagens-vilem-flusser-e.html>. Acesso em 12. jun. 2019.

FREUD, Sigmund. Dream Psychology Psychoanalysis for Beginners. Trad. M. D. Eder. The Project Gutenberg: EBookk#15489. 2005. 237 p. Disponível em: < http://www.gutenberg.org/ebooks/15489 >. Acesso em: 1° dez. 2018.

______, Sigmund. A interpretação dos Sonhos (I, 1900). Obras Completas de Sigmund Freud: edição standard brasileira. Trad. (coord.) Jayme Salomão. Rio de Janeiro: Imago, 1996, Vol. IV, 363 p.

______. Los sueños. Trad. Luis López-Ballesteros Y de Torres. Madri: Aliança Editorial. 1966. 96 p.

JUNG, Carl Gustav. Consideraciones generales sobre la psicología del sueño. In: JUNG, Carl Gustav. Energetica psiquica y esencia del sueño. Trad. Ludovico Rosenthal e Blas Sosa. Buenos Aires: Paidos, 1954. p. 108-163.

______. O poeta [Psicologia e poesia, 1930]. In: JUNG, Carl Gustav. O espírito na arte e na ciência. Trad. Dora Ferreira da Silva e Ruben Siqueira Branchi. Petrópolis: Vozes, 1985. p. 88-93

______. Aión: estudos sobre o simbolismo do si-mesmo. Trad. Pe. Dom Matheus Ramalho Rocha. Petrópolis: Vozes, 1986.

MIGUEL JÚNIOR, Rafael; CAPELA, Carlos Eduardo Schmidt. Entre língua e realidade: Vilém Flusser no reverso de uma urdidura estruturalista. Revista Eco Pós. V. 19, n. 1, 2016. p. 56-70. Disponível em: <https://revistas.ufrj.br/index.php/eco_pos/article/view/2907> . Acesso em 12. jun. 2019.

PAZ, Octavio. A consagração do instante. In: PAZ, Octavio. Signos em Rotação. Trad. Sebastião Uchoa Leite. São Paulo: Perspectiva. 4. ed. 2015. p. 51-62.

TÜRCKE, Christoph. Filosofia do Sonho. Trad. Paulo Rodi Schneider. Ijuí: Unijuí, 2010, 318 p. [Coleção Filosofia, 36]

ZORDAN, Paola. Matérias. In: ZORDAN, Paola. Gaia Educação: arte e filosofia da diferença. Curitiba: Appris, 2019. p. 33-38.

Publicado

30/06/2020

Cómo citar

Reis, M. dos. (2020). SONHOGRAFIAS DE AULA. Revista Da FUNDARTE, 41(41). https://doi.org/10.19179/2319-0868.709

Artículos similares

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.